Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Vídeos
Jornal
Para indústrias
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Técnicas
  4. /
  5. Sistema de freio antibloqueante ABS - Honda Civic 1998

Sistema de freio antibloqueante ABS - Honda Civic 1998

REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Pedro Luiz Scopino
10 de setembro de 2010

 

Pedro Luiz Scopino,
proprietário da Auto Mecânica Scopino, consultor do jornal Oficina Brasil, vice-presidente da AESA-SP e integrante do Grupo GOE

Teremos neste encontro sobre freio antibloqueante um ABS que está aplicado em uma linha de veículos conhecido pelos reparadores pelo seu baixo índice de manutenção, também com boa parte de seus proprietários dispostos a ter seu veículo em perfeito funcionamento, estamos falando sobre o Honda Civic.


Um sistema de freio ABS presente praticamente em todos os modelos, já que estamos falando de segurança ativa no veículo, o sistema aplicado no Civic tem um sensor por roda, e algumas curiosidades, pois muito se fala em freio ABS com sistema de pastilhas e discos de freio na dianteira e na traseira do veículo. E na verdade não importa esta questão, pois no Civic temos o freio dianteiro com pastilhas e discos e na traseira sistema com patins e tambores de freio. Vamos aos detalhes do CIVIC 1.6 de 1996 a 2000:

Alimentação elétrica:
O aterramento da ECU é feito pelos pinos 16 e 19. A alimentação direta da bateria, linha 30, passando por um fusível de 20 A e um de 40 A temos os pinos 17 e 18 da ECU. A linha pós-chave de ignição chega ao pino 15 após passar por um fusível de 10 A. Estes fusíveis de proteção estão caixa dentro do vão do motor, identificados na própria tampa de fechamento.

Componentes
Unidade eletrônica
Uma ECU de 20 pinos, distribuídos em duas fileiras paralelas temos o pente da unidade eletrônica que está ligada aos quatro sensores de velocidade, interruptor de pedal de freio. A ECU faz o controle de sinais recebidos dos quatro sensores e segue comparando a velocidade entre os mesmos, havendo variação de sinal considerável (cerca de 10%) é o momento de entrar em ação com acionamentos de solenóides específicas para executar a modulação hidráulica. Esta modulação varia entre as solenóides que estão junto da unidade hidráulica.

Alimentação elétrica
PINOS / SISTEMA    CIVIC
ATERRAMENTO    16 – 19 
POSITIVO    15 – 17 – 18


Unidade hidráulica
Com uma ação de controle do tipo 4K (quatro canais) a unidade hidráulica está incorporada à unidade eletrônica (ECU) sendo controlada pelo módulo eletrônico. A sua construção permite a livre passagem do fluido de freio que vem do cilindro mestre com destino às rodas do veículo. Assim, ocorrendo qualquer falha no sistema em que a ECU identifique risco à segurança é acionada a lâmpada de anomalia e o sistema estará excluso, e assim o ABS não funcionará, mas o sistema hidráulico funcionará como se o veículo não fosse aplicado com ABS. A bomba de recirculação faz parte da unidade hidráulica.

As oito solenóides estão dentro e são moduladas pela unidade hidráulica:
Isolamento traseira direita;
Diminuição traseira direita;
Isolamento traseira esquerda;
Diminuição traseira esquerda;
Isolamento dianteira direita;
Diminuição dianteira direita;
Isolamento dianteira esquerda;
Diminuição dianteira esquerda.

Sensores
São do tipo indutivo, de dois fios apenas, e posicionados de forma fixa e perpendicular às rodas dentadas.
No eixo dianteiros temos as engrenagens fixas no anel externo das juntas homocinéticas fixas e o sensor na manga de eixo, e no eixo traseiro temos a fixação na parte externa do cubo de roda, que é o próprio tambor de freio e o sensor de velocidade no espelho de freio. Em ambos os eixos não há regulagem prescrita. O torque de aperto dos parafusos de fixação é de 10Nm. O valor de resistência deve estar entre 600 a 900Ohms.

Os sensores estão ligados à ECU eletrônica da seguinte forma:
Dianteiro direito – pinos 04 e 05
Dianteiro esquerdo – pinos 06 e 07
Traseiro direito – pinos 01 e 03
Traseiro esquerdo – pinos 08 e 09

Comentários

A troca preventiva do fluído de freio é uma das formas de manter bem o funcionamento do sistema ABS do Civic. O fluído é perecível e uma vez contaminado pode danificar ou emperrar as válvulas solenóides de descarga e isolamento do sistema.
A comunicação com scanner automotivo neste ABS é simples, e está compatível com boa parte dos scanners nacionais. Ao ser ligada a ignição a ECU aciona pelo pino 21 a lâmpada ABS no painel de instrumentos, e depois da checagem inicial a mesma é apagada. O conector de diagnóstico está ligado aos pinos 11 e 12 da ECU e se encontra abaixo do painel de instrumentos lado passageiro, abaixo do porta luvas.


O interruptor de pedal de freio está ligado direto à linha 30 ao pino 14 da ECU. Uma dica muito útil neste sistema do CIVIC é em relação à folga excessiva no rolamento de roda traseira, o que vai gerar uma folga no cubo traseiro e diferença na distância entre engrenagem dentada e sensor.
Os relés de alimentação elétrica e de acionamento da bomba de recalque estão dentro da unidade eletrônica.
Na próxima edição, veremos o Sistema ABS do Chrysler Grand Cherokee.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Técnicas
Técnicas
Como uma simples pintura de para-choque gerou um reparo de R$ 4.500
Técnicas
Técnicas
Ar-condicionado com carga baixa de fluido refrigerante compromete o desempenho do sistema
Técnicas
Técnicas
Transmissão CVT: eficiência contínua com variação de torque sem escalonamento