Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Atalhos

NotíciasComunidade

Oficina Brasil Educa

Cursos e Palestras

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum

Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Técnicas
  4. /
  5. Sistema de freio antibloqueante (ABS) - Ford Ecosport

Sistema de freio antibloqueante (ABS) - Ford Ecosport

REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Pedro Luiz Scopino
09 de fevereiro de 2011

Em uma das maiores, talvez a maior, série de matérias sem interrupção para você, leitor do Jornal Oficina Brasil, temos mais informações em sistemas de freio antibloqueante, o ABS, que, nesta edição, será abordado o Ford Ecosport, um veículo leve com opções de motor 1.6l de oito válvulas e 2.0l de 16 válvulas, onde o sistema de freio ABS é opcional.


Como o circuito hidráulico de freios é preservado, ou seja, não pode ser modificado, temos o controle hidráulico de frenagem efetuado eletronicamente nas quatro rodas, sendo com freio a disco ventilado com pinça flutuante na dianteira, e freio a tambor com sapatas autocentrantes e regulagem automática na traseira.


Já de cara vemos algo incomum? É verdade, são muitos boatos de que o carro com freio ABS deve ter freio a disco nas quatro rodas. Seria melhor se pensarmos na eficiência do sistema de freio hidráulico (pedal sem ABS), mas, para o controle eletrônico que a unidade hidráulica faz com base nas informações e comandos da unidade eletrônica, o funcionamento do ABS é normal neste caso, mesmo com lonas, patins e tambor de freio na traseira. Vamos aos detalhes do Ecosport 2.0l 16v ano 2009.


Alimentação elétrica
Temos neste veículo a aplicação de um sistema ATE freios, com aterramento em dois pinos (16 e 47), a alimentação positiva direta linha 30 é pelos pinos 1 e 32. O primeiro protegido por um fusível posição 4 de 30A, e o segundo pelo fusível 3 de 20A. A alimentação pós-chave, linha 15, é protegida pelo fusível 21 de 10A e está ligada ao pino 4 da ECU eletrônica.

Componentes

Unidade Eletrônica
Localizada junto da unidade hidráulica, próximo ao cilindro-mestre, é o cérebro eletrônico do freio, recebendo os sinais dos sensores de velocidade (rotação) de cada uma das rodas e controlando as solenóides correspondentes de cada um dos circuitos pela unidade hidráulica. O controle da lâmpada de anomalia ocorre pelo pino 41. A diagnose pelos pinos 2, 11 e 15.

Alimentação elétrica
PINOS / SISTEMA    FORD ECOSPORT
ATERRAMENTO    16 – 47
POSITIVO    1 – 4 – 32


Unidade hidráulica

Com controle destinado apenas ao controle do freio, já que o veículo não dispõe de controle de tração, a unidade hidráulica é do tipo 4S4K, com canais exclusivos a cada circuito de freio, com um controle individual roda por roda para não permitir o travamento e consequente aumento da distância de frenagem do veículo. Faz parte do conjunto da unidade eletrônica deste veículo.

As oito solenóides estão dentro e são moduladas pela unidade hidráulica:
• Isolamento dianteira direita;
• Diminuição dianteira direita;
• Isolamento dianteira esquerda;
• Diminuição dianteira esquerda;
• Isolamento traseira direita;
• Diminuição traseira direita;
• Isolamento traseira esquerda;
• Diminuição traseira esquerda.

Sensores
Temos um sensor por roda do veículo e algumas curiosidades nesta aplicação. Primeiro, no eixo dianteiro temos o sensor montado de forma perpendicular ao sistema de suspensão (manga dianteira) direto no rolamento de roda.
Segundo, no eixo traseiro o sistema de freio é do tipo tambor, e o sensor está fixo na proximidade do centro do espelho que serve de apoio de montagem dos patins de freio.
Os sensores estão ligados à ECU eletrônica da seguinte forma:
Dianteiro esquerdo – pinos 45 e 46
Dianteiro direito – pinos 33 e 34
Traseiro esquerdo – pinos 36 e 37
Traseiro direito – pinos 42 e 43

Comentários

Mesmo em veículos mais novos podemos e temos novidades tanto pelo lado de tecnologia de ponta como componentes bem antigos e quase em desuso. É o caso do sistema ABS da Ecosport. Mesmo sendo um veículo com injeção eletrônica e controle de arrefecimento e painel de instrumentos em Rede de Comunicação, há um controle de freio ABS sem esta troca de informações, ou seja, o ABS não participa desta rede.


Outra: um veículo que tem como opcional o controle eletrônico do freio ainda contam com a aplicação de um sistema que utiliza cilindros de rodas, patins e tambor na traseira. Se o sistema eletrônico de freio atua poucas, ou melhor, raríssimas vezes na utilização do veículo, o freio tradicional apenas hidráulico está o tempo todo sendo utilizado.

Mais detalhes para melhor. A utilização de tecnologia no eixo dianteiro junto aos rolamentos de rodas aem vez de utilizar as rodas dentadas nas homocinéticas. E claro, nós da reparação devemos estar atentos na posição de montagem e aplicação do rolamento no momento da sua substituição. Na próxima edição, veremos o sistema ABS do Citroën Xsara.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Técnicas
Técnicas
Diagnóstico técnico do sensor de rotação nos motores EA211 da Volkswagen
Técnicas
Técnicas
Sensor de rotação VW EA111 em diagnóstico avançado com falhas comuns e técnicas de teste
Técnicas
Técnicas
A Evolução das Normas de Lubrificantes: Entendendo as Diferenças e a Importância das Homologações de Fabricante