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Sistema de freio antibloqueante (ABS) - Ford Ecosport


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Por: Pedro Luiz Scopino - 09 de fevereiro de 2011

Em uma das maiores, talvez a maior, série de matérias sem interrupção para você, leitor do Jornal Oficina Brasil, temos mais informações em sistemas de freio antibloqueante, o ABS, que, nesta edição, será abordado o Ford Ecosport, um veículo leve com opções de motor 1.6l de oito válvulas e 2.0l de 16 válvulas, onde o sistema de freio ABS é opcional.


Como o circuito hidráulico de freios é preservado, ou seja, não pode ser modificado, temos o controle hidráulico de frenagem efetuado eletronicamente nas quatro rodas, sendo com freio a disco ventilado com pinça flutuante na dianteira, e freio a tambor com sapatas autocentrantes e regulagem automática na traseira.


Já de cara vemos algo incomum? É verdade, são muitos boatos de que o carro com freio ABS deve ter freio a disco nas quatro rodas. Seria melhor se pensarmos na eficiência do sistema de freio hidráulico (pedal sem ABS), mas, para o controle eletrônico que a unidade hidráulica faz com base nas informações e comandos da unidade eletrônica, o funcionamento do ABS é normal neste caso, mesmo com lonas, patins e tambor de freio na traseira. Vamos aos detalhes do Ecosport 2.0l 16v ano 2009.


Alimentação elétrica
Temos neste veículo a aplicação de um sistema ATE freios, com aterramento em dois pinos (16 e 47), a alimentação positiva direta linha 30 é pelos pinos 1 e 32. O primeiro protegido por um fusível posição 4 de 30A, e o segundo pelo fusível 3 de 20A. A alimentação pós-chave, linha 15, é protegida pelo fusível 21 de 10A e está ligada ao pino 4 da ECU eletrônica.

Componentes

Unidade Eletrônica
Localizada junto da unidade hidráulica, próximo ao cilindro-mestre, é o cérebro eletrônico do freio, recebendo os sinais dos sensores de velocidade (rotação) de cada uma das rodas e controlando as solenóides correspondentes de cada um dos circuitos pela unidade hidráulica. O controle da lâmpada de anomalia ocorre pelo pino 41. A diagnose pelos pinos 2, 11 e 15.

Alimentação elétrica
PINOS / SISTEMA    FORD ECOSPORT
ATERRAMENTO    16 – 47
POSITIVO    1 – 4 – 32


Unidade hidráulica

Com controle destinado apenas ao controle do freio, já que o veículo não dispõe de controle de tração, a unidade hidráulica é do tipo 4S4K, com canais exclusivos a cada circuito de freio, com um controle individual roda por roda para não permitir o travamento e consequente aumento da distância de frenagem do veículo. Faz parte do conjunto da unidade eletrônica deste veículo.

As oito solenóides estão dentro e são moduladas pela unidade hidráulica:
• Isolamento dianteira direita;
• Diminuição dianteira direita;
• Isolamento dianteira esquerda;
• Diminuição dianteira esquerda;
• Isolamento traseira direita;
• Diminuição traseira direita;
• Isolamento traseira esquerda;
• Diminuição traseira esquerda.

Sensores
Temos um sensor por roda do veículo e algumas curiosidades nesta aplicação. Primeiro, no eixo dianteiro temos o sensor montado de forma perpendicular ao sistema de suspensão (manga dianteira) direto no rolamento de roda.
Segundo, no eixo traseiro o sistema de freio é do tipo tambor, e o sensor está fixo na proximidade do centro do espelho que serve de apoio de montagem dos patins de freio.
Os sensores estão ligados à ECU eletrônica da seguinte forma:
Dianteiro esquerdo – pinos 45 e 46
Dianteiro direito – pinos 33 e 34
Traseiro esquerdo – pinos 36 e 37
Traseiro direito – pinos 42 e 43

Comentários

Mesmo em veículos mais novos podemos e temos novidades tanto pelo lado de tecnologia de ponta como componentes bem antigos e quase em desuso. É o caso do sistema ABS da Ecosport. Mesmo sendo um veículo com injeção eletrônica e controle de arrefecimento e painel de instrumentos em Rede de Comunicação, há um controle de freio ABS sem esta troca de informações, ou seja, o ABS não participa desta rede.


Outra: um veículo que tem como opcional o controle eletrônico do freio ainda contam com a aplicação de um sistema que utiliza cilindros de rodas, patins e tambor na traseira. Se o sistema eletrônico de freio atua poucas, ou melhor, raríssimas vezes na utilização do veículo, o freio tradicional apenas hidráulico está o tempo todo sendo utilizado.

Mais detalhes para melhor. A utilização de tecnologia no eixo dianteiro junto aos rolamentos de rodas aem vez de utilizar as rodas dentadas nas homocinéticas. E claro, nós da reparação devemos estar atentos na posição de montagem e aplicação do rolamento no momento da sua substituição. Na próxima edição, veremos o sistema ABS do Citroën Xsara.