Caros amigos reparadores que acompanham mensalmente as matérias técnicas aqui no Jornal Oficina Brasil, mês a mês, para aprimorar seu conhecimento técnico. Veremos os detalhes de um veículo do grupo Fiat, que tem como proprietários verdadeiros apaixonados pelo seu veículo, e que não aceitam nenhuma lâmpada de anomalia acesa no painel, principalmente se for de freio ABS ou Air Bag, quando chega para reparo.
Vamos aos detalhes do Alfa Romeu 156 Ano 2001:
Alimentação elétrica:
Temos o aterramento direto da ECU pelos pinos 16 e 19, e a linha de alimentação direta com a bateria pelos pinos 17 e 18 passando pelo maxi-fusível F9 de 50 ampéres.
A linha 15 pós-chave de ignição é feita pelo pino 15, passando fusível simples F10 de 10 A.
Componentes:
Unidade Eletrônica - ECU
O cérebro eletrônico do freio recebe informações do pedal de freio e das velocidades de cada roda, fazendo uma rápida comparação entre as mesmas, havendo diferença de velocidade o sistema entra em ação, através dos atuadores, que são as solenóides de isolação e de redução, e a bomba de recalque.
A ECU controla o acionamento da lâmpada de anomalia, sendo acionada pelo pino 20 com aterramento, e está ligada ao fusível F3 de 10A.
O interruptor de pedal de freio está ligado à ECU pelo pino 14 e ao sistema de elétrico pelo fusível F13 de 10A.
Há a comunicação entre ECU ABS e ECU Injeção Motronic 1.5.5, através do pino 11, pois o sinal de velocidade deve ser repassado do ABS para a injeção, já que não comunicação em rede neste veículo.
Alimentação elétrica da ECU Eletrônica:
PINOS / SISTEMA ALFA 156
ATERRAMENTO 16 – 19
POSITIVO 15 – 17 – 18
Unidade Hidráulica
Fazendo parte do conjunto de unidades, está junto da ECU eletrônica, localizadas bem próximo ao cilindro mestre de freio.
São quatro os canais de controles de frenagem com uso de bomba de recalque.
Para o controle de isolação ou redução de pressão, temos oito solenóides que estão dentro da unidade hidráulica:
• Isolamento traseira direita;
• Diminuição traseira direita;
• Isolamento traseira esquerda;
• Diminuição traseira esquerda;
• Isolamento dianteira direita;
• Diminuição dianteira direita;
• Isolamento dianteira esquerda;
• Diminuição dianteira esquerda.
Sensores
Temos um sensor de rotação/velocidade do tipo indutivo por roda do veículo, sempre com uma roda dentada em posição perpendicular.
Os sensores estão ligados à ECU eletrônica da seguinte forma:
DIANTEIRO ESQUERDO – pinos 6 e 7
DIANTEIRO DIREITO – pinos 4 e 5
TRASEIRO ESQUERDO – pinos 8 e 9
TRASEIRO DIREITO – pinos 1 e 2
Comentários ao reparadores
Os cabos blindados dos sensores de roda deste veículo são extremamente longos, ligados na dianteira no compartimento do motor (veja detalhes nas fotos), o grande cuidado é com o local de passagem até as rodas, principalmente na dianteira com o movimento de direção que pode ter um corte e desgaste entre o chicote e as partes móveis.
Outro detalhe: o sinal de velocidade do painel. Não há sensor de velocidade no câmbio, sendo utilizado tanto para o painel de instrumentos como para o módulo de injeção eletrônica Motronic o sinal do ABS. A comunicação da ECU do ABS com o marcador de velocidade no painel é pelo pino 22.
As maiores falhas deste sistema ABS estão relacionadas à quebra ou mau contato do chicote dos sensores de roda.
Na próxima edição, veremos SISTEMA ABS RENAULT SCENIC 2.0 16V.