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  5. Sistema de freio antiblocante para o Volkswagen Fox 1.6 2009 – Aula 59

Sistema de freio antiblocante para o Volkswagen Fox 1.6 2009 – Aula 59

REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Pedro Luiz Scopino
12 de agosto de 2013

scopino01

Com presença cada vez mais comum nas oficinas mecânicas, modelo da montadora alemã tem apresentado falhas no sistema de controle de freio. Acompanhe conosco os detalhes deste sistema

Em nosso penúltimo encontro,comentaremos os detalhes sobre o sistema de freios ABS, desta vez veremos de um veículo considerado um popular da Volkswagem, o qual já está preparado para a obrigatoriedade prevista em lei que passa a vigorar no ano de 2014, mas mesmo assim já aparece em alguns modelos em nosso mercado atual.

Vamos aos detalhes do VW FOX 1.6 2009:

 

ALIMENTAÇÃO ELÉTRICA DA ECU ELETRÔNICA

PINOS / SISTEMA

VW FOX

ATERRAMENTO

01 – 05

POSITIVO

02 – 06 – 23

scopino02Componentes:

Unidade Eletrônica - Localizada próximo do conjunto cilindro-mestre e servofreio, temos o conjunto de unidade eletrônica e hidráulica em uma mesma carcaça. Embora as peças formem um conjunto, são itens distintos e sua comercialização é feita apenas em conjunto. A unidade de comando eletrônica do freio possui conector de 27 pinos, e recebe as informações dos quatro sensores, um em cada roda do veículo, mesmo tendo sistema de freio a disco na dianteira, e a tambor no eixo traseiro, o controle é efetuado sem qualquer problema, pois o que o importa é o controle dos circuitos de pressão, e não a eficiência dos sistemas com discos ou tambores de freio.

Unidade Hidráulica - É bem compacta e já está integrada com a bomba de recalque. Também possui as oitos solenoides de controle.

As oito solenoides moduladas pela unidade hidráulica são:

• Isolamento dianteira direita;

• Diminuição dianteira direita;

• Isolamento dianteira esquerda;

scopino03• Diminuição dianteira esquerda;

• Isolamento traseira direita;

• Diminuição traseira direita;

• Isolamento traseira esquerda;

• Diminuição traseira esquerda.

SENSORES

São do tipo Hall de dois fios, sendo o anel magnético na própria capa dos rolamentos de roda. No eixo dianteiro temos os maiores problemas por causa dos rolamentos e sua posição de montagem justamente pela posição da capa em anel magnetizado para trabalhar junto do sensor. Sempre estar atento no momento de prensar um novo rolamento, seja pela posição do anel magnetizado para a posição do sensor, quanto a não utilizar calços que danifiquem este anel.

Os sensores estão ligados à ECU eletrônica da seguinte forma:

1. TRASEIRO DIREITO – pinos 30 e 31;

scopino042. TRASEIRO ESQUERDO – pinos 13 e 14;

3. DIANTEIRO DIREITO – pinos 15 e 16;

4. DIANTEIRO ESQUERDO – pinos 12 e 28.

COMENTÁRIOS

Além dos sensores das rodas, temos também como sinal de entrada do interruptor duplo de pedal de freio, pelo pino 32.

Já presenciei falhas neste sistema em que há erro na alimentação elétrica positiva da ECU, o que impossibilita a leitura e comunicação com o scanner automotivo. A manutenção preventiva com a troca do fluído auxilia muito na vida útil do conjunto.

Na próxima edição, teremos o final desta série com a aula de número 60. Com esta completaremos 5 anos ininterruptos de informações para você amigo reparador. Portanto não perca nossa próxima e última aula e complete seu acervo com o sistema de freios ABS do Fiat Uno Evo 2010.

scopino05

scopino06scopino07scopino08scopino09scopino10

Legendas das fotos (Slides):

Foto 1 - Luz do ABS no painel do veículo

Foto 2 - Scanner conectando ao sistema

Foto 3 - Conector Dianteiro

Foto 4 - Tubulação de saída para os freios

Foto 5 - Visão do conector da unidade ABS

Foto 6 - Unidade ABS completa

Foto 7 - Outra parte do conector da unidade ABS

Foto 8 - Detalhe do furo de fixação do sensor

Foto 9 - Sensor ABS dianteiro do Volkswagen Fox 1.6 2009

Foto 10 - Sensor ABS traseiro do mesmo veículo

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