Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
O sistema ABS falado nesta matéria é fabricado pela ATE e tem aplicação no Volkswagen Jetta, sedan e perua. O sistema eletrônico ligado à rede de bordo é complementado com ESP (estabilização eletrônica) e ASR como (controle de tração)
Um sistema extremamente rápido para poder parar com total segurança o veículo equipado com motor de 2.5 cilindradas. Lembrando sempre que os sistemas adicionais de controle de tração e controle de estabilidade utilizam a mesma base de componentes como sensores, bomba de recalque, unidade hidráulica (com mais duas válvulas) e unidade eletrônica de freio ABS. Ou seja, o ABS é o patriarca dos demais sistemas.
Vamos aos detalhes da JETTA VARIANT 2.5 sistema ATE:
Alimentação elétrica:
A linha 30 direto da bateria passa pelos maxi-fusíveis SB4 de 30 A e SB16 de 30 A e chega aos pinos 01 e 32 da ECU, a linha 15 pós chave de ignição, chega ao pino 04. A Caixa de fusíveis está localizada no compartimento do motor, lado esquerdo próximo à torre do amortecedor.
O aterramento é pelos pinos 16 e 47.
Componentes:
Unidade Eletrônica - ECU - Do tipo 4S4K para controlar um veículo muito rápido, temos uma unidade eletrônica incorporada à unidade hidráulica com um sistema de captação de sensores por roda do veículo, e quatro canais de ligação e distribuição ao circuito hidráulico. Está junto com a unidade hidráulica formando um conjunto do sistema, localizada junto do painel de fogo lado direito do veículo, possui 47 pinos. Possui os registros de falhas de memórias, comandos de atuadores como o acionamento da bomba de recalque, valores dos sensores para simulação e reset de códigos de avarias do sistema, tudo isso via scanner com programa específico.
ALIMENTAÇÃO ELÉTRICA DA ECU ELETRÔNICA
PINOS / SISTEMA VW JETTA VARIANT
Unidade Hidráulica - Temos um sistema de ABS com mais funções incorporadas, e unidade hidráulica que está junto da unidade eletrônica que faz o controle hidráulico deste sistema em 4K (4 canais), sendo que cada roda dianteira é controlada individualmente através das respectivas solenóides de isolamento ou diminuição de pressão do circuito hidráulico correspondente, portanto são oito solenóides na unidade hidráulica para o freio, mais duas para os controles de tração e de estabilidade.
Observem pela foto da unidade hidráulica que há dois tubos de fluído que estão ligados ao cilindro mestre de freio, e quatro tubos que vão diretamente a cada roda do veículo.
As dez solenóides moduladas pela unidade hidráulica são:
• Isolamento dianteira direita
• Diminuição dianteira direita
• Isolamento dianteira esquerda
• Diminuição dianteira esquerda
• Isolamento traseira direita
• Diminuição traseira direita
• Isolamento traseira esquerda
• Diminuição traseira esquerda
• Válvula comutadora dianteira direita ESP
Válvula comutadora dianteira esquerda ESP
SENSORES
São do tipo Hall de dois fios, sendo a o anel magnético na própria capa dos rolamentos de roda. Os rolamentos tem posição de montagem justamente pela posição da capa em anel magnetizado para trabalhar junto do sensor.
Os sensores estão ligados à ECU eletrônica da seguinte forma:
TRASEIRO DIREITO – pinos 42 e 43
TRASEIRO ESQUERDO – pinos 36 e 37
DIANTEIRO DIREITO – pinos 33 e 34
DIANTEIRO ESQUERDO – pinos 45 e 46
COMENTÁRIOS
Um sistema bem moderno, de rápidas respostas e controle preciso. Este é o sistema bem completo com freio ABS, controle de Tração e de Estabilidade do Jetta Variant. Lembrando que no painel de instrumentos temos lâmpadas separadas, o ABS está escrito, e o controle de Tração e de Estabilidade tem um formato de carro patinando ou escorregando. Por falar nas lâmpadas uma dica muito útil ao conversar com o Cliente da oficina. A luz do ABS não deve ficar acesa com o motor funcionando, se acender o sistema ABS estará excluso. Já o sistema de controle de tração e de estabilidade irá avisar o usuário do veículo quando for acionado, ou seja, quando há uma correção pelo controle de tração ou de estabilidade a lâmpada piscará no painel. Portanto se o seu Cliente comentar que uma lâmpada pisca e depois apaga, pode ter certeza de que é no momento que há uma perda de tração ou de estabilidade. È nossa função orientá-lo também. Mais um detalhe, este sistema trabalha em rede CAN com a ECU Unidade de Controle de Rede de Bordo.
Também temos os transmissores de desgaste da guarnição de freio e de nível de fluído de freio que mantém comunicação com a Central de Controle de luzes de Advertência no painel de Instrumentos.
Na próxima edição, veremos SISTEMA ABS FIAT IDEIA 1.8 2010.