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Um sistema extremamente rápido para poder parar com total segurança o veículo equipado com motor de 2.5 cilindrada. Cada vez mais teremos sistemas de ABS trabalhando em conjunto com outros sistemas, interligados à redes de comunicação e ainda com mais funções incorporadas como o controle de tração que literalmente aciona a pressão hidráulica do circuito da roda de tração que está patinando, e o sistema de extrema segurança que é o ESP, que também aciona a pressão hidráulica do circuito para correção em curvas rápidas.
É muita tecnologia aplicada para usuários que não são pilotos profissionais e que cabe a nós reparadores, saber informar e reparar tal sistema de segurança. Assim, vamos aos detalhes do jetta 2.5 sistema até:
Alimentação elétrica
A linha 30 direto da bateria passa pelos maxi-fusíveis SB4 de 30A e SB16 de 30A e chega aos pinos 01 e 32 da ECU, a linha 15 pós-chave de ignição, chega ao pino 04. O aterramento é pelos pinos 16 e 17.
Unidade eletrônica
Para controlar um veículo muito rápido, temos uma unidade eletrônica incorporada à unidade hidráulica com um sistema de captação de sensores por roda do veículo, e quatro canais de ligação e distribuição ao circuito hidráulico. Está junto com a unidade hidráulica formando um conjunto do sistema, localizada abaixo do cilindro mestre de freio, possui 47 pinos.
Possui registros de falhas de memórias, comandos de atuadores como o acionamento da bomba de recalque, valores dos sensores para simulação e reset de códigos de avarias do sistema, tudo isso via scanner com programa específico.
Alimentação da ECU
Pinos / Sistema |
VW Jetta |
Aterramento |
16 – 17 |
Positivo |
01 – 04 – 32 |
Unidade hidráulica
Temos um sistema de ABS com mais funções incorporadas, e unidade hidráulica que está junto da unidade eletrônica que faz o controle hidráulico deste sistema em 4K (4 canais), sendo que cada roda dianteira é controlada individualmente através das respectivas solenóides de isolamento ou diminuição de pressão do circuito hidráulico correspondente, portanto são oito solenóides na unidade hidráulica.
Observem pela foto da unidade hidráulica que há dois tubos de fluído que estão ligados ao cilindro mestre de freio, e quatro tubos que vão diretamente a cada roda do veículo.
As oito solenóides moduladas pela unidade hidráulica são:
Isolamento dianteira direita;
Diminuição dianteira direita;
Isolamento dianteira esquerda;
Diminuição dianteira esquerda;
Isolamento traseira direita;
Diminuição traseira direita;
Isolamento traseira esquerda;
Diminuição traseira esquerda
Sensores
Fixados na manga de eixo dianteiras temos neste sistema o gerador de sinal dentro do cubo, através de roda dentada. Cada sensor possui dois fios com alimentação e sinal com valor de velocidade de roda do veículo.
Os sensores estão ligados à ECU eletrônica da seguinte forma:
Traseiro direito – pinos 42 e 43
Traseiro esquerdo – pinos 36 e 37
Dianteiro direito – pinos 33 e 34
Dianteiro esquerdo – pinos 45 e 46
Comentários
Com a evolução dos veículos em atingir rapidamente mais velocidade e potência há uma necessidade de termos também um aumento na resposta de frenagem. O sistema de ABS do Jetta demonstra tal evolução, já que a resposta para ser efetuada uma ação seja ela de diminuir a pressão hidráulica de uma roda prestes a travar, ou fazer ao contrário aumentar a pressão hidráulica de uma roda motriz que esteja patinando ou ainda alternar pressão com alívio para um controle de estabilidade nos levam a pensar que é impossível parar de ler e estudar.
Mais um detalhe que chama a atenção, pouco se nota a bomba de recalque quando acionada. Falhas que já presenciei neste sistema estão relacionadas ao mau contato de conectores, e total ruptura do conector do sensor dianteiro que ficou raspando no aro da roda (não original) e acabou rompendo.
Do mais neste veículo é melhor se habituar que muitos veículos tem mais que ABS, são mais sistemas incorporados que já aproveitam as ligações hidráulicas e a bomba de recalque para outros fins.
Na próxima edição, veremos o sistema ABS do Honda Civic 1998.