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  5. Sistema de freio antiblocante ABS - Toyota Land Cruiser Prado - Aula 47

Sistema de freio antiblocante ABS - Toyota Land Cruiser Prado - Aula 47


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Pedro Luiz Scopino
10 de agosto de 2012

Nesta matéria, veremos mais um modelo da Toyota equipado com sistema de freio antiblocante, com quatro canais de controle, quatro canais de sensores e ainda um detalhe importante para o momento da reparação, que faz toda a diferença no funcionamento do conjunto: a troca do rolamento de roda dianteira, o qual altera diretamente o sinal do sensor do ABS.

Vamos aos detalhes da TOYOTA LAND CRUISER PRADO ano 2008:

COMPONENTES

Unidade Eletrônica - ECU - Conjugada com a unidade hidráulica, esta fica alojada junto à longarina dianteira esquerda, e possui as ligações com o chicote do veículo. Sua alimentação constante (linha 30) ocorre pelos pinos 02 e 31. A alimentação pós-chave é feita via pino 46, já o aterramento é feito pelos pinos 1 e 32.
A ligação com o interruptor de pedal de freio é feito pelo pino 14.

ALIMENTAÇÃO ELÉTRICA DA ECU ELETRÔNICA
PINOS / SISTEMA LAND CRUISER
ATERRAMENTO 01 – 03
POSITIVO 02 – 46    


Unidade hidráulica - Faz parte do mesmo conjunto as unidades hidráulica e eletrônica neste modelo. É do tipo 3S4K, com três sinais de rotação das rodas, e quatro canais de controle e modulação da pressão hidráulica, através da bomba de recalque incorporada à unidade hidráulica.
Mesmo tendo três sinais de rotação, a unidade hidráulica aciona os quatro circuitos individualmente ao comando da unidade eletrônica. Com duas solenóides por circuito, a unidade hidráulica recebe os comandos de abertura e de fechamento das válvulas de isolação ou redução e ainda temos o controle da bomba de recalque.

Sensores - Como temos três sinais recebidos pela ECU, há um sensor em cada roda dianteira e dois sinais na saída de transmissão de força, um no câmbio e outro no diferencial, conectados pelos pinos:
Sensor dianteiro direito – pinos 39 e 40;
Sensor dianteiro esquerdo – pinos 09 e 10;
Sensor traseiro diferencial – pinos 44 e 45;
Sensor traseiro transmissão – pinos 15 e 16.


COMENTÁRIOS DO SCOPINO

Em destaque neste sistema de ABS, com certeza teremos uma falha colocada quando na manutenção com troca de rolamento de roda dianteira, pois, se não observarmos a posição de montagem do mesmo, considerando que o anel magnetizado tem posição e deve ser voltado sempre para o lado do sensor, haverá a falha total de sinal da correspondente roda. Para esta linha, também há o fornecimento de cubo dianteiro completo e, neste caso, o rolamento já está prensado na posição correta. Muita atenção para a correta fixação do chicote do sensor dianteiro, já que ele está muito próximo dos discos de freio e do próprio eixo que é de tração 4x4.
Na próxima edição veremos SISTEMA ABS BMW 530i.
Até lá!

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