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Sistema de freio antiblocante ABS - Toyota Land Cruiser Prado - Aula 47


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Por: Pedro Luiz Scopino - 10 de agosto de 2012

Nesta matéria, veremos mais um modelo da Toyota equipado com sistema de freio antiblocante, com quatro canais de controle, quatro canais de sensores e ainda um detalhe importante para o momento da reparação, que faz toda a diferença no funcionamento do conjunto: a troca do rolamento de roda dianteira, o qual altera diretamente o sinal do sensor do ABS.

Vamos aos detalhes da TOYOTA LAND CRUISER PRADO ano 2008:

COMPONENTES

Unidade Eletrônica - ECU - Conjugada com a unidade hidráulica, esta fica alojada junto à longarina dianteira esquerda, e possui as ligações com o chicote do veículo. Sua alimentação constante (linha 30) ocorre pelos pinos 02 e 31. A alimentação pós-chave é feita via pino 46, já o aterramento é feito pelos pinos 1 e 32.
A ligação com o interruptor de pedal de freio é feito pelo pino 14.

ALIMENTAÇÃO ELÉTRICA DA ECU ELETRÔNICA
PINOS / SISTEMA LAND CRUISER
ATERRAMENTO 01 – 03
POSITIVO 02 – 46    


Unidade hidráulica - Faz parte do mesmo conjunto as unidades hidráulica e eletrônica neste modelo. É do tipo 3S4K, com três sinais de rotação das rodas, e quatro canais de controle e modulação da pressão hidráulica, através da bomba de recalque incorporada à unidade hidráulica.
Mesmo tendo três sinais de rotação, a unidade hidráulica aciona os quatro circuitos individualmente ao comando da unidade eletrônica. Com duas solenóides por circuito, a unidade hidráulica recebe os comandos de abertura e de fechamento das válvulas de isolação ou redução e ainda temos o controle da bomba de recalque.

Sensores - Como temos três sinais recebidos pela ECU, há um sensor em cada roda dianteira e dois sinais na saída de transmissão de força, um no câmbio e outro no diferencial, conectados pelos pinos:
Sensor dianteiro direito – pinos 39 e 40;
Sensor dianteiro esquerdo – pinos 09 e 10;
Sensor traseiro diferencial – pinos 44 e 45;
Sensor traseiro transmissão – pinos 15 e 16.


COMENTÁRIOS DO SCOPINO

Em destaque neste sistema de ABS, com certeza teremos uma falha colocada quando na manutenção com troca de rolamento de roda dianteira, pois, se não observarmos a posição de montagem do mesmo, considerando que o anel magnetizado tem posição e deve ser voltado sempre para o lado do sensor, haverá a falha total de sinal da correspondente roda. Para esta linha, também há o fornecimento de cubo dianteiro completo e, neste caso, o rolamento já está prensado na posição correta. Muita atenção para a correta fixação do chicote do sensor dianteiro, já que ele está muito próximo dos discos de freio e do próprio eixo que é de tração 4x4.
Na próxima edição veremos SISTEMA ABS BMW 530i.
Até lá!