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  5. Sistema de freio antiblocante ABS - Toyota Corolla 1.8 16V 2008 - Aula 46

Sistema de freio antiblocante ABS - Toyota Corolla 1.8 16V 2008 - Aula 46

REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Pedro Luiz Scopino
18 de julho de 2012

Veremos este mês mais uma linha de sistema de freio antiblocante de quatro canais, desta vez, uma tecnologia empregada em uma linha japonesa. Toyota Corolla 1.8 16V ano 2007.

COMPONENTES

Unidade Eletrônica - ECU - Conjugada com a unidade hidráulica, a ECU é fabricada pela BOSCH e fica posicionada junto à longarina dianteira direita (próxima ao farol), embora o cilindro-mestre de freio esteja posicionado ao lado esquerdo do veículo.

Possui os pinos grandes relacionados à alimentação elétrica, e os pequenos ligados aos sensores, interruptor de pedal, ligações com o painel de instrumentos e conector de diagnose. A alimentação elétrica direta (linha 30) é no terminal 02 e a linha 15 pós-chave está ligada ao terminal 46.

O aterramento é feito pelos pinos 01 e 03.

ALIMENTAÇÃO ELÉTRICA DA ECU ELETRÔNICA

PINOS / SISTEMA COROLLA

ATERRAMENTO 01 – 03

POSITIVO 02 – 46

Unidade Hidráulica - Está acoplada à unidade eletrônica e é do tipo 4S4K, ou seja, com quatro sinais de rotação das rodas e quatro canais de controle e modulação da pressão hidráulica (através da bomba de recalque incorporada à unidade hidráulica).

Com duas solenóides por circuito, recebe os comandos de abertura e de fechamento e das válvulas de isolação ou redução e ainda o controle da bomba de recalque.

 

SENSORES

Como temos um sensor por roda do veículo, podemos medir cada sensor do tipo indutivo pelos pinos:

• Sensor dianteiro direito – pinos 39 e 40

• Sensor dianteiro esquerdo – pinos 09 e 10

• Sensor traseiro direito – pinos 44 e 45

• Sensor traseiro esquerdo – pinos 16 e 16

 

COMENTÁRIOS DO SCOPINO

Neste sistema antiblocante de freio, temos os sensores dianteiros apontandos para roda dentada em cada roda próximo à da junta homocinética fixa. Na traseira, temos o sensor fixo no espelho de freio, apontando para a roda dentada fixa na parte interna do cubo traseiro.

Casos de falhas nesta linha estão mais relacionados à quebra de conectores do chicote próximo às rodas dianteiras. Raramente apresentam falhas na unidade hidráulica. A troca do fluído de freio deve ser realizada uma vez por ano.

A ligação com o interruptor de pedal de freio é pelo pino 14 da ECU.

 

Na próxima edição, veremos Sistema ABS LAND CRUISER PRADO.

 

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