COMPONENTES
Unidade Eletrônica - ECU - Conjugada com a unidade hidráulica, a ECU é fabricada pela BOSCH e fica posicionada junto à longarina dianteira direita (próxima ao farol), embora o cilindro-mestre de freio esteja posicionado ao lado esquerdo do veículo.
Possui os pinos grandes relacionados à alimentação elétrica, e os pequenos ligados aos sensores, interruptor de pedal, ligações com o painel de instrumentos e conector de diagnose. A alimentação elétrica direta (linha 30) é no terminal 02 e a linha 15 pós-chave está ligada ao terminal 46.
O aterramento é feito pelos pinos 01 e 03.
ALIMENTAÇÃO ELÉTRICA DA ECU ELETRÔNICA
PINOS / SISTEMA COROLLA
ATERRAMENTO 01 – 03
POSITIVO 02 – 46
Unidade Hidráulica - Está acoplada à unidade eletrônica e é do tipo 4S4K, ou seja, com quatro sinais de rotação das rodas e quatro canais de controle e modulação da pressão hidráulica (através da bomba de recalque incorporada à unidade hidráulica).
Com duas solenóides por circuito, recebe os comandos de abertura e de fechamento e das válvulas de isolação ou redução e ainda o controle da bomba de recalque.
SENSORES
Como temos um sensor por roda do veículo, podemos medir cada sensor do tipo indutivo pelos pinos:
• Sensor dianteiro direito – pinos 39 e 40
• Sensor dianteiro esquerdo – pinos 09 e 10
• Sensor traseiro direito – pinos 44 e 45
• Sensor traseiro esquerdo – pinos 16 e 16
COMENTÁRIOS DO SCOPINO
Neste sistema antiblocante de freio, temos os sensores dianteiros apontandos para roda dentada em cada roda próximo à da junta homocinética fixa. Na traseira, temos o sensor fixo no espelho de freio, apontando para a roda dentada fixa na parte interna do cubo traseiro.
Casos de falhas nesta linha estão mais relacionados à quebra de conectores do chicote próximo às rodas dianteiras. Raramente apresentam falhas na unidade hidráulica. A troca do fluído de freio deve ser realizada uma vez por ano.
A ligação com o interruptor de pedal de freio é pelo pino 14 da ECU.
Na próxima edição, veremos Sistema ABS LAND CRUISER PRADO.