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Em nosso primeiro encontro de 2010 vamos abordar o sistema antibloqueio de freio nas quatro rodas de um veículo australiano com boa demanda nas oficinas e proprietários que investem na manutenção de seu Omega 3.8, incluindo em falhas no sistema ABS.
Temos uma aplicação de controle de tração, combinado com um câmbio automático com controle eletrônico, botão do TC e do Power fazem parte da tecnologia aplicada neste veículo da General Motors. Vamos aos detalhes do Omega 3.8:
Alimentação elétrica
O aterramento é feito em dois pinos distintos que se complementam, os de número 16 e 19 no conector da unidade ABS.
A unidade de comando eletrônico do freio ABS+TC recebe tensão constante da bateria pelos pinos 17 e 18, e ainda a linha de ignição ligada, a chamada linha 15, por coincidência pelo pino 15.
Unidade eletrônica
Está incorporada à unidade hidráulica, formando um conjunto localizado próximo ao cilindro mestre de freio, lado dianteiro esquerdo do veículo.
É um conjunto grande e pesado, pois suas dimensões guardam grande influencia de projetos antigos.
Fabricado pela Bosch, possui 26 pinos divididos em duas fileiras de terminais.
Alimentação elétrica da ECU
Pinos / sistema Omega 3.8
Aterramento 16 – 19
Positivo 17 – 18 – 15
Unidade hidráulica
Faz parte do conjunto formado pelas unidades hidráulica e eletrônica. Possui dois relés que já estão soldados na unidade. Temos o relé do motor da bomba de recalque, e o relé das válvulas solenóides.
O aterramento da bomba de recalque se dá pelo pino 16 da ECU, diretamente no compartimento do motor. Há oito solenóides na unidade hidráulica. Temos um sistema tipo 4s4k, que significa quatro sinais de entrada e quatro canais de saída.
As solenóides controladas pela unidade hidráulica são:
• isolamento dianteira direita
• isolamento dianteira esquerda
• descarga dianteira direita
• descarga dianteira esquerda
• isolamento traseira direita
• isolamento traseira esquerda
• descarga traseira direita
• descarga traseira esquerda
Sensores
Por se tratar de um sistema 4k temos um sensor por roda do veículo, sensores do tipo indutivo com apenas dois fios cada, que informa à unidade eletrônica através de pulsos a real velocidade de cada roda do Omega.
Os sensores estão ligados à ECU da seguinte forma:
Dianteiro direito – pinos 04 e 05
Dianteiro esquerdo – pinos 06 e 07
Traseiro direito – pinos 01 e 02
Traseiro esquerdo – pinos 08 e 09
Bomba de recirculação
A bomba de recalque está no conjunto das unidades eletrônica e hidráulica do veículo, e seu acionamento é via relé interno, sempre que a ECU reduz a pressão de um determinado circuito em momentos críticos de frenagem.
Detalhe do conector da ECU
Diagnóstico
São poucos e raros os scanners para diagnóstico neste sistema de freio ABS que é aplicado no Omega entre 1999 e 2001, e sua verificação ocorre com mais precisão nos aparelhos de diagnose original GM como o Tech 2.
Sensor dianteiro de ABS
A lâmpada de anomalia no painel é comandada pelo pino 21 da ECU, que não apresenta falhas via códigos de piscadas.
Painel de instrumentos Omega 3.8
Por estes detalhes, o diagnóstico de falhas no sistema ABS em questão é mais difícil, sendo necessário medições e testes de continuidade por parte do reparador para chegar a conclusão de defeitos.
Destaque da anomalia do ABS
Comentários
Muito diferente do Omega “nacional” que tinha 4s3k (quatro sinais e três canais) este modelo australiano é dotado de controle individual roda por roda na questão de controle eletrônico de frenagem em casos de emergência.
Soma-se a esta grande vantagem que traz muita segurança, um sistema incorporado de TC – controle de tração, que traz mais duas solenóides na unidade hidráulica, fazendo papel inverso ao do ABS, ou seja, ao invés de tirar pressão hidráulica de determinado circuito de roda, aumenta tal pressão fazendo com que a tração que se perdera seja restituída na roda de tração oposta.
E ainda tem mais! Um câmbio automático com controle eletrônico – módulo PCM da transmissão automática que também está em comunicação com o freio ABS e a Unidade Multec de gerenciamento eletrônico do motor.
Na próxima edição, veremos sistema ABS da Mitsubishi Airtrec. Até lá.