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  5. Sistema de freio antiblocante ABS – Sistema ABS PASSAT FSI 2.0 2009 - Aula 54

Sistema de freio antiblocante ABS – Sistema ABS PASSAT FSI 2.0 2009 - Aula 54

REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Técnica Scopino
12 de abril de 2013

fig_1 fig_1 fig_1 A BS com controle de tração e de estabilidade, é muita tecnologia em um só sistema! Não é só a injeção eletrônica direta de combustível, o FSI, o destaque em tecnologia neste veículo. Trata-se de um moderno e rápido sistema que incorpora após o ABS, o controle de tração e o controle de estabilidade, sempre utilizando como base os componentes do freio antiblocante. Vamos ao sistema de Freio ABS da PASSAT 2.0 FSI 2009:

COMPONENTES:

Unidade Eletrônica - ECU - A unidade de controle eletrônico está junto da unidade hidráulica, do lado direito do cofre do motor. Tem em seu sistema de controle as funções ABS, EDS, ASR e ESP, resumindo em controle de freio, de distribuição de pressão hidráulica, controle de tração e controle de estabilidade. Esta ECU controla as funções com base em um sistema de quatro sensores e quatro canais de controles, o 4S4K.

ALIMENTAÇÃO ELÉTRICA DE ECU
ELETRÔNICA
PINOS / SISTEMA PASSAT FSI 2009
ATERRAMENTO 13 – 38
POSITIVO 01 – 25 – 14

Unidade Hidráulica - Está incorporada à unidade eletrônica, tendo também a bomba de recalque, que será usada tanto para o ABS, aliviando a pressão das rodas, como para o ASR e ESP, nestes dois controles, colocando pressão em uma determinada roda. Temos 08 solenóides a saber:

  • válvula de entrada EV dianteira direita ABS
  • válvula de saída AV dianteira direita ABS;
  • válvula de entrada EV dianteira esquerda ABS;
  • válvula de saída AV dianteira esquerda ABS;
  • válvula de saída AV traseira esquerda ABS;
  • válvula de saída AV traseira direita ABS;
  • válvula comutadora dianteira direita EDS;
  • válvula comutadora dianteira esquerda EDS.

É através destas oito válvulas tipo solenóides, dentro da unidade hidráulica, que são feitos todos os controles dos sistemas de segurança.

Todos estes componentes são comercializados em conjunto.

SENSORES

São quatro sinais de entrada, um em cada roda tendo a parte diretamente nas capas dos respectivos rolamentos de roda.

Os sensores são fixos diretamente na caixa do rolamento, popularmente conhecidos como manga de eixo. Também temos os sensores de desgaste das pastilhas, sensor de ângulo de direção e do ESP.

Ligações dos sensores das rodas:

  • Sensor dianteiro direito – pinos 03 e 04;
  • Sensor dianteiro esquerdo – pinos 26 e 27;
  • Sensor traseiro direito – pinos 10 e 11;
  • Sensor traseiro esquerdo – pinos 35 e 36.

COMENTÁRIOS

Uma linha de ABS bem atual, que tem no conjunto uma verdadeira barreira de segurança para o condutor, já que além do controle do freio o sistema incorpora as funções de distribuição de frenagem de estabilidade e de tração. As peças mais comuns em apresentar falhas são os sensores, ou mesmo a instalação incorreta dos rolamentos de roda no momento de sua substituição.

Fica uma dica muito útil quando o cliente chegar na oficina reclamando de lâmpada que pisca no painel: sempre que o sistema de controle de Tração ASR ou de estabilidade ESP entrarem em ação, a lâmpada no painel que representa um veículo escorregando piscará, ou seja, quando o sistema controlar a estabilidade ou a tração É NORMAL a lâmpada piscar, não representando nenhuma falha.

Na próxima edição, veremos SISTEMA ABS DODGE JOURNEY.

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