Acostumados com o sistema ABS de um único canal nas linhas Blazer e S10, veremos neste segundo encontro de 2012 o sistema de 3 canais utilizado na Blazer diesel e 2.4 e 4.3 gasolina, um ABS com letra maiúscula pois controla a traseira e a dianteira deste pesado veículo, e ainda auxilia na estabilidade e dirigibilidade em situações críticas de frenagem.
Vamos aos detalhes do BLAZER 2.8 DIESEL ano 2002:
Componentes:
Unidade Eletrônica - ECU
Está montada junto da parte interna do pára-lama dianteiro esquerdo, bem na região do cilindro-mestre de freio e o servo-freio. Faz parte do conjunto de unidades eletrônica e hidráulica, embora possa ser substituída separadamente. Possui 16 terminais, em duas fileiras designadas de A1 até A8 e de B1 até B8. Seu aterramento é feito pelo pino A7, e a alimentação positiva pós-chave é pelo pino A1 e a linha 30 passando pelo relé está no pino B8.
A lâmpada de anomalias é comandada pelo pino A6 e existe comunicação entre unidades de freio e do sistema de injeção eletrônica (gasolina).
Temos o módulo conversor de sinais, localizado atrás do porta-luvas do veículo, sua função é converter o sinal analógico em digital do sensor traseiro, tanto para o painel como para a unidade do ABS.
Alimentação elétrica da ECU eletrônica:
PINOS / SISTEMA - BLAZER 3 CANAIS
ATERRAMENTO - A7
POSITIVO - A1 – B8
Unidade Hidráulica
Este sistema de freio ABS é do tipo 3S3K, ou seja, são três sinais de velocidade (duas rodas dianteiras e um eixo traseiro) e três canais de comando da pressão hidráulica.
Para o controle de isolação ou redução de pressão, temos seis solenoides que estão dentro da unidade hidráulica:
• Isolamento dianteira direita
• Diminuição dianteira direita
• Isolamento dianteira esquerda
• Diminuição dianteira esquerda
• Isolamento traseira
• Diminuição traseira
A bomba de recalque está junto da unidade hidráulica, fazendo parte dela, e seu acionamento é bem perceptível.
A alimentação positiva da bomba é feita pelo maxifusível FM7.
Sensores
Por ser um sistema do tipo 3S3K, teremos um controle individual por roda dianteira, diretamente com sensor e roda dentada junto dos cubos dianteiros e na traseira teremos um único sensor no diferencial, e a roda dentada está junto da coroa.
O sensor traseiro não está ligado diretamente na unidade do ABS.
Primeiro observe que o sinal vai ao módulo conversor e depois deste irá ao pino B1 da unidade.
Os sensores estão ligados à ECU eletrônica da seguinte forma:
DIANTEIRO ESQUERDO – pinos A2 e B2
DIANTEIRO DIREITO – pinos A3 e B3
TRASEIRO ESQUERDO – Módulo conversor atrás do porta-luvas e pino B1
O valor de resistência diretamente no sensor ou no próprio conector da ECU deve estar entre 0,8 e 1,4 Kohms.
COMENTÁRIOS DO SCOPINO AO REPARADOR
Temos um sistema de freio bem diferente da maioria aplicado na linha GM Blazer, pois é muito mais comum encontrarmos no dia a dia da reparação o ABS traseiro, sem bomba de recalque. Portanto este sistema de três canais é muito mais completo e eficiente, se comparado ao de apenas um canal traseiro. A grande curiosidade neste, sistema é o acúmulo de metal no sensor de rotação do diferencial. Por ser do tipo indutivo, temos um ímã permanente na ponta do sensor, e os resíduos e partículas de desgastes do sistema de coroa e pinhão são borrifados junto do óleo da transmissão, ficando a parte metálica presa ao ímã do sensor, alterando seu sinal de resposta. Outro detalhe bem prático: quando for necessária a substituição da unidade eletrônica deste sistema, faça uma consulta sobre a troca apenas da parte eletrônica, isto mesmo, embora sejam comercializadas em conjunto, a unidade hidráulica e a eletrônica como todos os sistemas de ABS, nesta linha é possível encomendar e comprar a um preço bem acessível apenas a unidade eletrônica.
Este sistema, por ser de três canais, tem no freio traseiro uma única linha de controle e de rotação, assim as rodas do eixo traseiro são controladas juntas, pois é enviado fluido de freio por um único tubo desde o ABS até a região do diferencial, e então com uma ligação em “t” há a divisão entre rodas traseiras.