Veremos mais uma linha de freio antiblocante que atua nas rodas dianteiras, de forma individual e apenas um canal no eixo traseiro, e isto está diretamente ligado ao controle de estabilidade, pois atua no eixo traseiro desta caminhonete.
Vamos aos detalhes da Dodge Dakota 3.9, ano 2001:
Componentes:
Unidade eletrônica - ECU - Posicionada próximo do cilindro mestre de freio, junto da longarina dianteira esquerda, é simples e montada separadamente da unidade hidráulica. Mesmo assim, esta unidade de comando eletrônico do freio é digital, se comunica com o scanner automotivo e comanda a luz de anomalia no painel de instrumentos.
Possui 14 pinos no conector 1 e 4 pinos no conector 2, tendo o seu conector elétrico parafusado na sua carcaça. A alimentação elétrica direta (linha 30) é no terminal 4 passando pelo F3 de 15 A, e a linha 15 está ligada aos terminais 07 e 14, passando pelo F8. O aterramento é pelos pinos 06 e 13.
ALIMENTAÇÃO ELÉTRICA DA ECU ELETRÔNICA
PINOS / SISTEMA DAKOTA 3.9
ATERRAMENTO 06 – 13
POSITIVO 04 – 07 – 14
Unidade Hidráulica - Separada da unidade eletrônica, faz as ligações hidráulicas pelo sistema de 3K, ou seja, possui apenas três canais de controle, uma única entrada e saída para as duas válvulas solenoides do sistema. Embora seja um veículo utilitário e pesado, com possibilidade de estar com muita carga, temos apenas um tubo de distribuição para o controle de frenagem nas rodas traseiras, que são divididas de forma igual às duas rodas do diferencial traseiro, ou seja, se uma travar, as duas rodas traseiras terão o controle de freio bloqueadas. Já o controle da dianteira é de forma individual.
Com duas solenoides, a unidade hidráulica recebe os comandos de abertura e de fechamento e as válvulas de isolação ou redução e ainda não temos o controle da bomba de recalque.
Sensores - Para a comparação de velocidade, a unidade de controle eletrônico recebe as informações de cada roda dianteira e uma da traseira, direto do diferencial. Assim, os sensores estão nas rodas dianteiras, no câmbio (que também serve como indicador de velocidade do painel) e no sensor do diferencial (que indica a velocidade do eixo a ser controlado pela ECU).
As ligações são:
SENSOR DIANTEIRO DIREITO - pinos C2 3 e 4
SENSOR DIANTEIRO ESQUERDO - pinos C2 1 e 2
DIFERENCIAL TRASEIRO - pinos C1 1 e 8
COMENTÁRIOS DO SCOPINO
Em um sistema de controle hidráulico único (com apenas um canal de controle para a traseira e dois para as rodas dianteiras e duas solenoides), tem a curiosidade de não ter a bomba de recalque. Assim, cabe a você reparador, a informação e instrução de que este ABS não vibra o pedal, ou seja, não teremos o acionamento da bomba de recalque que “empurra” o pedal de freio para cima, causando a vibração no pedal. Como não tem a bomba, e não haverá a sensação de vibração do pedal, deveremos manter o pedal de freio sempre acionado. Quanto a falhas mais comuns, temos o circuito aberto no sensor do diferencial, e como é um sensor do tipo indutivo, basta medir sua resistência e veremos que seu circuito estará aberto, com resistência infinita, indicando falha na peça.
Basta substituí-la.
Na próxima edição, veremos Sistema ABS Corolla 2007.