Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
Em mais um encontro no Jornal Oficina Brasil, veremos os detalhes do sistema de freio antiblocante de um veículo Ford, o Fusion, que já aparece com mais frequência no dia-a-dia dos centros automotivos brasileiros.
Vamos aos detalhes do Ford Fusion ano 2008:
COMPONENTES:
Unidade Eletrônica - ECU - A unidade de comando eletrônico do ABS possui 47 pinos, localizada junto à longarina dianteira direita do veículo. Tem em seu pino 1 a linha 30 de alimentação positiva, e também no pino 32.
Seu aterramento é centralizado junto ao pino 16.
A linha 15 pós-chave de ignição está ligada ao pino 8. Também tem comunicação com a central da injeção eletrônica que compartilha a informação do pedal de freio (interruptor).
Se complementa com a informação na rede Can deste veículo, com a ligação do pino 12 ao CAN+ e o pino 13 ao CAN-.
ALIMENTAÇÃO ELÉTRICA DA ECU ELETRÔNICA
PINOS / SISTEMA FUSION
ATERRAMENTO 16
POSITIVO 1 – 8 – 32
Unidade Hidráulica - Com oito solenoides, a unidade hidráulica recebe os comandos de abertura e de fechamento das válvulas de isolação ou redução e ainda o controle da bomba de recalque. A ligação com o cilindro-mestre é com dois tubos.
As oitos solenoides são:
• Isolamento dianteira direita
• Redução dianteira direita
• Isolamento dianteira esquerda
• Redução dianteira esquerda
• Isolamento traseira esquerda
• Redução traseira esquerda
• Isolamento traseira direita
• Redução traseira direita
Sensores - Junto de cada roda temos um anel dentado e um sensor perpendicular, que faz a medição de sua velocidade de deslocamento. Trata-se de um sistema do tipo 4S4K, que significa que há quatro sensores de velocidade, um por roda, e quatro canais controlados pela ECU hidráulica. São do tipo indutivos, com apenas dois fios.
Os sensores estão ligados à ECU eletrônica da seguinte forma:
DIANTEIRO ESQUERDO – pinos 45 e 46
DIANTEIRO DIREITO – pinos 33 e 34
TRASEIRO ESQUERDO – pinos 36 e 37
TRASEIRO DIREITO – pinos 42 e 43.
COMENTÁRIOS DO SCOPINO
Um sistema moderno e com poucos problemas aparentes, este é um resumo do dia a dia do sistema ABS do Ford Fusion. A troca de componentes desta linha é muito rara, mas sempre devemos nos atentar para a manutenção em serviços de suspensão e freios, onde os sensores e o chicote devem ser bem fixos. E cuidado na manutenção da roda dentada, evitar batidas que possam danificar seus dentes, alterando assim seu sinal. O fluido de freio recomendado é do tipo DOT 4 e a sequência de sangria é desde a mais distante para a mais próxima do cilindro-mestre.
Na próxima edição, veremos SISTEMA ABS ALFA ROMEU 156.