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  5. Sistema de freio antiblocante ABS - dicas de manutenção Ford Fusion 2008 - Aula 43

Sistema de freio antiblocante ABS - dicas de manutenção Ford Fusion 2008 - Aula 43


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Pedro Luiz Scopino
12 de abril de 2012



Em mais um encontro no Jornal Oficina Brasil, veremos os detalhes do sistema de freio antiblocante de um veículo Ford, o Fusion, que já aparece com mais frequência no dia-a-dia dos centros automotivos brasileiros.

Vamos aos detalhes do Ford Fusion ano 2008:

COMPONENTES:

Unidade Eletrônica - ECU - A unidade de comando eletrônico do ABS possui 47 pinos, localizada junto à longarina dianteira direita do veículo. Tem em seu pino 1 a linha 30 de alimentação positiva, e também no pino 32.
Seu aterramento é centralizado junto ao pino 16.
A linha 15 pós-chave de ignição está ligada ao pino 8. Também tem comunicação com a central da injeção eletrônica que compartilha a informação do pedal de freio (interruptor).
Se complementa com a informação na rede Can deste veículo, com a ligação do pino 12 ao CAN+ e o pino 13 ao CAN-.

 


ALIMENTAÇÃO ELÉTRICA DA ECU ELETRÔNICA
PINOS / SISTEMA      FUSION
ATERRAMENTO           16
POSITIVO              1 – 8 – 32


Unidade Hidráulica - Com oito solenoides, a unidade hidráulica recebe os comandos de abertura e de fechamento das válvulas de isolação ou redução e ainda o controle da bomba de recalque. A ligação com o cilindro-mestre é com dois tubos.
As oitos solenoides são:
• Isolamento dianteira direita
• Redução dianteira direita
• Isolamento dianteira esquerda
• Redução dianteira esquerda
• Isolamento traseira esquerda
• Redução traseira esquerda
• Isolamento traseira direita
• Redução traseira direita

Sensores - Junto de cada roda temos um anel dentado e um sensor perpendicular, que faz a medição de sua velocidade de deslocamento. Trata-se de um sistema do tipo 4S4K, que significa que há quatro sensores de velocidade, um por roda, e quatro canais controlados pela ECU hidráulica. São do tipo indutivos, com apenas dois fios.

Os sensores estão ligados à ECU eletrônica da seguinte forma:
DIANTEIRO ESQUERDO – pinos 45 e 46
DIANTEIRO DIREITO – pinos 33 e 34
TRASEIRO ESQUERDO – pinos 36 e 37
TRASEIRO DIREITO – pinos 42 e 43.


COMENTÁRIOS DO SCOPINO

Um sistema moderno e com poucos problemas aparentes, este é um resumo do dia a dia do sistema ABS do Ford Fusion. A troca de componentes desta linha é muito rara, mas sempre devemos nos atentar para a manutenção em serviços de suspensão e freios, onde os sensores e o chicote devem ser bem fixos. E cuidado na manutenção da roda dentada, evitar batidas que possam danificar seus dentes, alterando assim seu sinal. O fluido de freio recomendado é do tipo DOT 4 e a sequência de sangria é desde a mais distante para a mais próxima do cilindro-mestre.

Na próxima edição, veremos SISTEMA ABS ALFA ROMEU 156.

 

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