Em mais um encontro mensal, e desejando a todos os leitores e amigos muitas alegrias, muito aprendizado e muito conhecimento em 2013, vamos aos detalhes da C280 2.8 ano 1997
Componentes:
Unidade Eletrônica - ECU
- Um pouco diferente dos modelos mais atuais e que estamos mais acostumados a ver no dia a dia da reparação automotiva, temos as unidades de controle eletrônico e de controle hidráulico separadas, aliás, bem separadas uma da outra. O controle apenas do sistema eletrônico é efetuado por uma ECU da Bosch, localizada próximo da longarina dianteira direita, possui 35 pinos e faz todo o controle dos atuadores, como a unidade hidráulica e a lâmpada de anomalias, além de receber os sinais, compará-los e efetuar o controle do sistema de freio.
É um sistema do tipo 3S3K, ou seja, temos três sinais de entrada e três canais de controle hidráulico. Assim fica bem fácil definirmos que as duas rodas traseiras deste veículo possuem controle único, enquanto cada roda dianteira tem controle individual.
ALIMENTAÇÃO ELÉTRICA DA ECU ELETRÔNICA |
|
PINOS / SISTEMA |
C280 |
ATERRAMENTO |
20 – 34 |
POSITIVO |
01 |
Unidade Hidráulica
- Está separada da unidade eletrônica neste tipo de ABS, e a localização é na longarina dianteira esquerda. É um sistema com grande peso e tamanho se comparado a modelos mais modernos, mas com bom funcionamento. Possui cinco tubos de freio ligados em sua carcaça, sendo dois de entrada do cilindro-mestre de freio e os outros três de saídas para cada roda dianteira e um para o eixo traseiro, por isso a determinação de 3K=3 canais.
• Sensor dianteiro direito – pinos 21 e 23;
• Sensor dianteiro esquerdo – pinos 04 e 06;
• Sensor traseiro (diferencial) – pinos 07 e 09.
Para um teste bem simples e direto, cada sensor de rotação ou velocidade de roda deve ter 850 a 1600 ohms de resistência elétrica.
COMENTÁRIOS
Por ser um sistema bem simples, com poucos componentes associados, temos neste C280 um ABS que apresenta falhas de sensores de roda, principalmente os dianteiros devido à movimentação das rodas, mas principalmente durante as manutenções de freio e/ou suspensão. O sensor do diferencial, algo diferente da maioria dos sistemas ABS, também é do tipo indutivo, de fácil localização, e por ser indutivo é de fácil medição.
Por termos uma grande unidade hidráulica, com a peça removida e sempre medindo nos conectores elétricos é possível medir a resistência elétrica dos solenoides, com um valor bem baixo, entre 0,7 a 2,2 Ohms. Para medi-los faça o teste com um multímetro colocando uma ponta de prova no pino 4 da unidade hidráulica e a outra ponta de prova nos pinos 1, 3 e 5. Raramente teremos falhas nos solenoides, é bem mais comum termos falhas nos sensores.
É possível fazer a leitura de falhas e reset da memória através de Scanner automotivo.
Na próxima edição, veremos SISTEMA ABS DODGE CARAVAN 1995.