Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
Nesta edição, dicas importantes sobre o sistema de freio antiblocante deste modelo que chegou ao Brasil em 2007. Veja os detalhes sobre o C4 Pallas.
Veremos neste mês mais um veículo de origem francesa, e que já começa a visitar com boa frequência os centros de reparação automotiva independente. A maior complicação deste modelo está justamente na falta de informação que a montadora disponibiliza, então fica uma importante dica para você reparador, que não tem acesso às informações técnicas: é semelhante aos modelos da Peugeot.
PAINEL
Vamos aos detalhes da CITROËN C4 PALLAS, 2.0 16V ano 2008:
COMPONENTES
Unidade Eletrônica - ECU: Conjugada com a unidade hidráulica, está posicionada junto à longarina dianteira esquerda, mas voltada para o lado externo do veículo, ou seja, colisões na região da porta do condutor ou do para-lama dianteiro esquerdo podem atingir com facilidade as unidades do freio. É também muito apertado e complicado para manutenção, como limpeza do conector da ECU ou substituição do conjunto.
É um sistema que trabalha em rede de comunicação, com a BSI e demais unidades do veículo.
Alimentação elétrica da ECU Eletrônica:
PINOS / SISTEMA |
C4 PALLAS |
ATERRAMENTO |
13 – 38 |
POSITIVO |
14 – 26 |
Unidade Hidráulica - Está integrada à unidade eletrônica, com as mesmas dificuldades de testes e manutenção. É do tipo quatro canais, com controle individual entre as rodas, e ainda o controle de estabilidade (ESP) integrado.
A distribuição hidráulica é feita da seguinte forma:
VD = CANO DE FREIO RODA DIANTEIRA DIREITA
RD = CANO DE FREIO RODA TRASEIRA DIREITA
RG = CANO DE FREIO RODA TRASEIRA ESQUERDA
VG = CANO DE FREIO RODA DIANTEIRA ESQUERDA
MC1 = CANO DE SAÍDA DO CILINDRO MESTRE
MC2 = CANO DE SAÍDA DO CILINDRO MESTRE
Unidade ABS
SENSORES
Como temos quatro sinais recebidos pela ECU, há um sensor em cada roda dianteira e traseira, são conectados pelos pinos:
Sensor dianteiro direito – pinos 06 e 18 código 7815
Sensor dianteiro esquerdo – pinos 17 e 22 código 7810
Sensor traseiro direito – pinos 19 e 31 código 7825
Sensor traseiro esquerdo – pinos 20 e 33 código 7820
Para a geração dos sinais pelos sensores, temos os anéis magnéticos diretamente na lateral do respectivo rolamento de roda.
Sensor dianteiro
COMENTÁRIOS DO SCOPINO
Temos nesta aplicação de controle de frenagem o controle de estabilidade integrado, que significa dizer que, mesmo em curvas com piso escorregadio, há uma distribuição controlada da pressão hidráulica, efetuada de acordo com a roda com tendência a saída do solo com perda de aderência. Neste momento a ECU do ABS, que é a mesma do ESP, efetua a pressão pela bomba de recalque na roda com tendência à perda de estabilidade, sempre trazendo a roda para junto do solo, melhorando a dirigibilidade. Para completar as informações, além dos quatro sensores de velocidade das rodas, temos o sensor do ESP próximo à alavanca do freio de estacionamento.
Na próxima edição, veremos SISTEMA ABS GM CALIBRA.