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  5. Sistema de freio antiblocante ABS - Citroën C4 PALLAS - Aula 50

Sistema de freio antiblocante ABS - Citroën C4 PALLAS - Aula 50


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Pedro Luiz Scopino
19 de novembro de 2012

Nesta edição, dicas importantes sobre o sistema de freio antiblocante deste modelo que chegou ao Brasil em 2007. Veja os detalhes sobre o C4 Pallas.

Veremos neste mês mais um veículo de origem francesa, e que já começa a visitar com boa frequência os centros de reparação automotiva independente. A maior complicação deste modelo está justamente na falta de informação que a montadora disponibiliza, então fica uma importante dica para você reparador, que não tem acesso às informações técnicas: é semelhante aos modelos da Peugeot.

PAINEL

Vamos aos detalhes da CITROËN C4 PALLAS, 2.0 16V ano 2008:

COMPONENTES

Unidade Eletrônica - ECU: Conjugada com a unidade hidráulica, está posicionada junto à longarina dianteira esquerda, mas voltada para o lado externo do veículo, ou seja, colisões na região da porta do condutor ou do para-lama dianteiro esquerdo podem atingir com facilidade as unidades do freio. É também muito apertado e complicado para manutenção, como limpeza do conector da ECU ou substituição do conjunto.

É um sistema que trabalha em rede de comunicação, com a BSI e demais unidades do veículo.

Alimentação elétrica da ECU Eletrônica:

PINOS / SISTEMA

C4 PALLAS

ATERRAMENTO

13 – 38

POSITIVO

14 – 26

Unidade Hidráulica - Está integrada à unidade eletrônica, com as mesmas dificuldades de testes e manutenção. É do tipo quatro canais, com controle individual entre as rodas, e ainda o controle de estabilidade (ESP) integrado.

A distribuição hidráulica é feita da seguinte forma:

VD = CANO DE FREIO RODA DIANTEIRA DIREITA

RD = CANO DE FREIO RODA TRASEIRA DIREITA

RG = CANO DE FREIO RODA TRASEIRA ESQUERDA

VG = CANO DE FREIO RODA DIANTEIRA ESQUERDA

MC1 = CANO DE SAÍDA DO CILINDRO MESTRE

MC2 = CANO DE SAÍDA DO CILINDRO MESTRE

Unidade ABS

SENSORES

Como temos quatro sinais recebidos pela ECU, há um sensor em cada roda dianteira e traseira, são conectados pelos pinos:

Sensor dianteiro direito – pinos 06 e 18 código 7815

Sensor dianteiro esquerdo – pinos 17 e 22 código 7810

Sensor traseiro direito – pinos 19 e 31 código 7825

Sensor traseiro esquerdo – pinos 20 e 33 código 7820

Para a geração dos sinais pelos sensores, temos os anéis magnéticos diretamente na lateral do respectivo rolamento de roda.

Sensor dianteiro

COMENTÁRIOS DO SCOPINO

Temos nesta aplicação de controle de frenagem o controle de estabilidade integrado, que significa dizer que, mesmo em curvas com piso escorregadio, há uma distribuição controlada da pressão hidráulica, efetuada de acordo com a roda com tendência a saída do solo com perda de aderência. Neste momento a ECU do ABS, que é a mesma do ESP, efetua a pressão pela bomba de recalque na roda com tendência à perda de estabilidade, sempre trazendo a roda para junto do solo, melhorando a dirigibilidade. Para completar as informações, além dos quatro sensores de velocidade das rodas, temos o sensor do ESP próximo à alavanca do freio de estacionamento.

Na próxima edição, veremos SISTEMA ABS GM CALIBRA.



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