Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Técnicas
  4. /
  5. Sistema de freio antiblocante ABS - BMW 530i 2007 - Aula 48

Sistema de freio antiblocante ABS - BMW 530i 2007 - Aula 48

REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Pedro Luiz Scopino
21 de setembro de 2012

Em comemoração aos 4 anos de conteúdo exclusivo para o Jornal Oficina Brasil, Scopino apresenta um carro pouco visto na oficina independente: BMW 530i ano 2007

Nesta matéria sobre sistema de freio antiblocante, comemoramos uma marca muito importante no Jornal Oficina Brasil: 4 anos ininterruptos de material técnico exclusivo e muito importante para que os reparadores brasileiros possam ter conhecimentos para entender e realizar a manutenção em sistemas de freio com controle eletrônico.

E aproveito a oportunidade para agradecer aos muitos e-mails, com elogios e também com dúvidas, aos convites para palestras e participações em feiras do setor. Vocês são o combustível que preciso para todos os meses buscar inspiração e motivação, para elaborar estas informações técnicas totalmente gratuitas, sem necessidade de pagar ou comprar nada, apenas ler, arquivar e utilizar, quando for necessário.

Vamos aos detalhes:

COMPONENTES:

Unidade Eletrônica – ECU: conjugada com a unidade hidráulica, está posicionada junto à longarina dianteira esquerda, sendo muito compacta e com a ação de trabalho para os sistemas complementares ao ABS, como o Controle de Estabilidade, Controle de Distribuição de Frenagem e Controle de Tração. Sua alimentação constante (linha 30) ocorre pelo pino 25 passando pelo F25 de 30A. A alimentação pós-chave é feita via pino 07, passando pelo F78 de 5A. Já o aterramento é feito pelos pinos 13 e 38.
A ligação com o interruptor de pedal de freio é feito pelo pino 14.

ALIMENTAÇÃO ELÉTRICA DA ECU ELETRÔNICA
PINOS / SISTEMA 530i
ATERRAMENTO 13 – 38
POSITIVO 07 – 25


Unidade hidráulica - Faz parte do conjunto entre unidades hidráulica e eletrônica neste modelo. É do tipo 4S4K, com quatro sinais de rotação das rodas e quatro canais de controle e modulação da pressão hidráulica, através da bomba de recalque incorporada à unidade hidráulica, com um detalhe: um tamanho bem reduzido. Com os quatro sinais de rotação que a unidade hidráulica recebe o comando da unidade eletrônica para comandar corretamente cada circuito hidráulico.
Com duas solenóides por circuito, a unidade hidráulica recebe os comandos de abertura e de fechamento e as válvulas de isolação ou redução e ainda temos o controle da bomba de recalque.

Sensores - Como temos quatro sinais recebidos pela ECU, há um sensor em cada roda dianteira e traseira, são conectados pelos pinos:
Sensor dianteiro direito – pinos 06 e 18;
Sensor dianteiro esquerdo – pinos 21 e 22;
Sensor traseiro direito – pinos 19 e 31;
Sensor traseiro esquerdo – pinos 20 e 33.
Estes sensores são do tipo hall, de formato bem pequeno e que apontam para a placa do respectivo rolamento de roda.
Também temos um sensor de desgaste por pastilha, que está ligada com a unidade eletrônica.

COMENTÁRIOS DO SCOPINO

Para este sistema de ABS, temos várias funções incorporadas como o controle de tração, controle de estabilidade e controle de distribuição de frenagem. Mas para levar mais conhecimento, vamos falar sobre o computador de bordo desta linha BMW, que traz várias informações ao condutor, que são necessárias serem programadas por você reparador, no momento da manutenção do veículo. São elas:
- troca de óleo;
- freio dianteiro;
- freio traseiro;
- velas;
- catalisador;
- inspeção/revisão;
- entre outros.
Isto significa dizer que não basta simplesmente trocar as pastilhas de freio utilizando o procedimento correto, aplicando a norma ABNT de freios, abrir o sangrador antes de retornar o pistão (embolo) da pinça dianteira ou traseira. É necessário fazer a programação pós-manutenção, ou seja, indicar através do scanner automotivo a quilometragem para a próxima troca, ou em alguns casos o tempo para a próxima troca. Neste veículo utilizei o scanner Multiscan da Alfatest, que teve uma performance excelente nestas programações. Assim o indicador de manutenção fica correto, e o nosso cliente, confiando no computador de bordo do veículo, faz a manutenção preventiva o veículo.

Na próxima edição, veremos SISTEMA ABS VECTRA GERAÇÃO 1. Obrigado e até lá!

 

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Técnicas
Técnicas
Como é Feita a Troca da Correia Dentada do EA211 1.6 na Prática
Técnicas
Técnicas
Diagnóstico avançado do sistema ABS e suas falhas mais comuns
Técnicas
Técnicas
Turbina dos motores CSS Prime 1.0 Turbo: Sintomas de Desgaste e Boas Práticas na Manutenção