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Saber sobre estes facilitará a vida dos reparadores na rotina das oficinas mecânicas. Apesar de sabermos sua função, diagnosticar falhas no componente é uma tarefa relativamente trabalhosa.
A principal função do sensor de fase é informar a UCE (Unidade de Controle Eletrônico) em que fase (tempo) está cada cilindro do motor, para que a mesma possa efetuar mais precisamente a injeção sequencial de combustível em cada um destes cilindros. Isso é feito obtendo a posição do eixo do comando de válvulas.
Para se determinar a fase de funcionamento do motor, colocou-se um sensor de efeito indutivo, de forma semelhante ao sensor de rotação indutivo.
Estes sensores são elementos que trabalham pelo efeito da relutância magnética (ou eletromagnetismo), onde uma barra de imã é envolta por um enrolamento de fio isolado (bobina do sensor).
• Esta bobina está ligada a UCE.
O imã possui linhas de força (campo magnético), sendo estas linhas sensíveis a objetos ferromagnéticos.
• Ao aproximar um objeto ferromagnético em um dos extremos do imã, fará com que haja uma dilatação deste campo magnético, onde é gerado um pulso elétrico NEGATIVO na bobina do sensor;
• Ao afastar o objeto ferromagnético do imã, haverá uma contração do campo magnético, onde será gerado um pulso elétrico POSITIVO na bobina do sensor.
O movimento de alinhamento e afastamento do objeto metálico com o centro do campo magnético produz uma tensão elétrica alternada (volts AC) nos extremos da bobina do sensor. Esta tensão alternada chega até a UCE, que interpreta este sinal de uma maneira que, dependendo da aplicação da UCE, para cada pulso POSITIVO e NEGATIVO gerado pela bobina do sensor, representa um número “X” de graus que o motor gira.
Esta tensão terá frequência proporcional à velocidade com o que o objeto metálico aproxima-se e afasta-se do sensor.
Este sinal em tensão AC será convertido dentro da UCE de sinal ANALÓGICO (tensão AC) para sinal DIGITAL (tensão DC) com o mesmo valor de frequência, somente corrigindo o nível de tensão.
Para medir a FASE do motor, colocou-se um sensor indutivo localizado na polia da bomba de alta pressão.
• Esta polia tem 4 dentes simétricos + 1 dente.
Um conector com 3 terminais elétricos faz a ligação do sensor até a UCE:
ü Linha de massa do cabo e blindagem;
ü Linha de massa do sensor;
ü Linha de sinal do sensor.
A roda fônica possui 4 dentes simétricos á 90º + 1 dente numa posição estratégica para criar a sequência de fase de compressão do motor.
ü Para cada pulso que a bobina do sensor gera, a UCE do motor interpreta que o COMANDO de válvulas girou 90º e o virabrequim 180º;
ü Na passagem do 4º dente + 1 dente, a UCE sabe que o cilindro 1 do motor entrará em explosão.
A UCE lendo a SEQUÊNCIA dos pulsos contados consegue determinar com precisão a localização dos pistões do motor, e, consequentemente:
ü A FASE DE INJEÇÃO;
ü O AVANÇO DE INJEÇÃO.
Mapa gráfico do sensor de RPM x sensor de FASE (Toyota Hilux 2.5 e 3.0)
(MWM 4.12 ACTEON TCE)
4 + 1 dente (Fase) Partida (motor gira, mas não pega) De 8 a 12 Hz
Motor aquecido e em marcha lenta De 24 a 28 Hz
Maxpower 3.9L (4 cilindros)
4 + 1 dente (Fase) Partida (motor gira, mas não pega) De 8 a 12 Hz
Motor aquecido e em marcha lenta De 24 a 28 Hz
Motor CUMMINS (4 cilindros)
4 + 1 dente (Fase) Partida (motor gira, mas não pega) De 8 a 12 Hz
Motor aquecido e em marcha lenta De 24 a 28 Hz
Motor CUMMINS (6 cilindros)
6 + 1 dente (Fase) Partida (motor gira, mas não pega) De 6 a 10 Hz
Motor aquecido e em marcha lenta De 33 a 38 Hz
W8/W9 (MWM 4.12 ACTEON)
4 + 1 dente (Fase) Partida (motor gira, mas não pega) De 8 a 12 Hz
Motor aquecido e em marcha lenta De 24 a 28 Hz
Com motor 2.5/3.0 (4cc)
4 + 1 dente (Fase) Partida (motor gira, mas não pega) De 8 a 12 Hz
Motor aquecido e em marcha lenta De 24 a 28 Hz
CUMMINS ou MWM (4 cilindros)
4 + 1 dente (Fase) Partida (motor gira, mas não pega) De 8 a 12 Hz
Motor aquecido e em marcha lenta De 24 a 28 Hz
CUMMINS ou MWM (6 cilindros)
6 + 1 dente (Fase) Partida (motor gira, mas não pega) De 6 a 10 Hz
Motor aquecido e em marcha lenta De 33 a 38 Hz
Motor MWM 4.12 (4 cilindros)
4 + 1 dente (Fase) Partida (motor gira, mas não pega) De 8 a 12 Hz
Motor aquecido e em marcha lenta De 24 a 28 Hz
Motor MWM 6.12 (6 cilindros)
6 + 1 dente (Fase) Partida (motor gira, mas não pega) De 6 a 10 Hz
Motor aquecido e em marcha lenta De 33 a 38 Hz
Os testes compreendem a medição das 3 linhas de trabalho do sensor, as quais são:
ü Linha de SINAL do sensor;
ü Linha de MASSA do sensor.
Execute cada etapa de teste para a certificação do correto trabalho do sensor de FASE. O circuito que NÃO passar no teste é o que apresenta defeito e poderá gravar os códigos de falhas na memória da UCE.
Valores de medidas de resistência elétrica do sensor de FASE do comando
Agrale 8500CE/9200 (MWM 4.12 Acteon TCE) De 600 a 1.000
Agrale Furgovan 6000 (MWM 4.07 TCE) De 600 a 1.000
FORD F250 Maxpower De 680 a 980
FORD com sistema CUMMINS De 680 a 980
TOYOTA Hilux, SW4 e Prado 2.5 e 3.0 De 800 a 1.400
VW com sistema CUMMINS ou MWM De 680 a 980
(função FREQUêNCIA ELÉTRICA AC do multímetro)
Etapa do teste Hz
Meça entre os pinos B23 e B31 da UCE;
Ligue a chave de ignição e tente dar a partida no motor. De 8 a 12*
* Depende do número de cilindros e número de dentes da roda fônica. Veja a tabela de valores.
NÃO Vá para o próximo teste.
(função TENSÃO ELÉTRICA AC do multímetro)
Etapa do teste Volts AC
Meça entre os pinos B23 e B31 da UCE;
Ligue a chave de ignição e tente dar a partida no motor. > 1,00
NÃO Vá para o próximo teste.
(função RESISTÊNCIA ELÉTRICA do multimetro)
Etapa do teste Ohms
Desligue a chave de ignição;
Desligue o conector “B” da UCE;
Meça entre o pino B23 e B31. De 800 a 1.400*
NÃO Vá para o próximo teste.
* - Para mais detalhes veja a tabela de valores.
8500 E-tronic MWM 4.12 TCE Acteon (Euro III) 0.281.002.411
9200 E-tronic
MA 7.5 E-tronic
MA 8.5 E-tronic
MA 9.2 E-tronic
MA 12.0 E-tronic CUMMINS 3.9L (Interact SB4) 0.281.002.411
MT 12.0 LE/SB E-tronic
MT 12.0 LE/SB E-tronic CUMMINS 5.9L (Interact SB6)
F250 MaxPower CUMMINS 3.9L (Interact SB4) 0.281.002.411
Transit 2.4 TCI
Cargo 815e; 1317e; 1517e; 1717e CUMMINS 3.9L (Interact SB4) 0.281.002.411
Cargo 815e; 1317e; 1517e CUMMINS 4.0L (Interact SB4)
Cargo 1722e; 2422e; 2428e; 2622e; 2628e CUMMINS 5.9L (Interact SB6)
Cargo 1722e CUMMINS 6.0L (Interact SB6)
EuroCargo 170 E22 / 230 E22 F4AE 0681 D 0.281.002.411
EuroCargo 230 E24 F4AE 0681 B
Tector 170 E25 T / 240 E25 S / 260E 25 NEF
VM 210 / VM 260 MWM Acteon 4.12 TCE 0.281.002.818
VM 310 MWM Acteon 6.12 TCE
8.150eod Deliyery / 9.150eod Deliyery MWM 4.12 TCE Euro III 0.281.002.411
13.180e / 15.180e
15.180eod / 15.190eod
Constellation 13.180/Constellation 15.180
17.210eod / 17.230eod / 17.260eot MWM 6.12 TCE Euro III 0.281.002.411
26.260e / 31.260e
8.150eod Deliyery / 9.150eod Deliyery CUMMINS 3.9L (Interact SB4) 0.281.002.411
9.150e Deliyery / 13.170e
15.170e / 15.190e / 8.150e Delivery
17.250e / 23.250e / 24.250e CUMMINS 5.9L ( Interact SB6) 0.281.002.411
23.250e / 24.250e
Constellation 17.250
Constellation 24.250 Titan
Constellation 24.250