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  5. Sensores de fase do motor por efeito indutivo: veja seu funcionamento e características

Sensores de fase do motor por efeito indutivo: veja seu funcionamento e características

REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Flávio Xavier
15 de julho de 2013

Saber sobre estes facilitará a vida dos reparadores na rotina das oficinas mecânicas. Apesar de sabermos sua função, diagnosticar falhas no componente é uma tarefa relativamente trabalhosa.

Vejamos nesta matéria como funcionam os sensores de fase do motor por efeito indutivo. Para o reparador, é de suma importância conhecer como funciona cada componente, pois, sabendo disto, temos a capacidade de identificar melhor a real causa da falha e, quando temos essa informação, nosso trabalho ganha um diferencial.

FUNÇÃO

figura01A principal função do sensor de fase é informar a UCE (Unidade de Controle Eletrônico) em que fase (tempo) está cada cilindro do motor, para que a mesma possa efetuar mais precisamente a injeção sequencial de combustível em cada um destes cilindros. Isso é feito obtendo a posição do eixo do comando de válvulas.

Sensores de fase do motor por efeito indutivo

Para se determinar a fase de funcionamento do motor, colocou-se um sensor de efeito indutivo, de forma semelhante ao sensor de rotação indutivo.

Estes sensores são elementos que trabalham pelo efeito da relutância magnética (ou eletromagnetismo), onde uma barra de imã é envolta por um enrolamento de fio isolado (bobina do sensor).

• Esta bobina está ligada a UCE.

O imã possui linhas de força (campo magnético), sendo estas linhas sensíveis a objetos ferromagnéticos.

• Ao aproximar um objeto ferromagnético em um dos extremos do imã, fará com que haja uma dilatação deste campo magnético, onde é gerado um pulso elétrico NEGATIVO na bobina do sensor;figura_02

• Ao afastar o objeto ferromagnético do imã, haverá uma contração do campo magnético, onde será gerado um pulso elétrico POSITIVO na bobina do sensor.

O movimento de alinhamento e afastamento do objeto metálico com o centro do campo magnético produz uma tensão elétrica alternada (volts AC) nos extremos da bobina do sensor. Esta tensão alternada chega até a UCE, que interpreta este sinal de uma maneira que, dependendo da aplicação da UCE, para cada pulso POSITIVO e NEGATIVO gerado pela bobina do sensor, representa um número “X” de graus que o motor gira.


figura3

Esta tensão terá frequência proporcional à velocidade com o que o objeto metálico aproxima-se e afasta-se do sensor.


Este sinal em tensão AC será convertido dentro da UCE de sinal ANALÓGICO (tensão AC) para sinal DIGITAL (tensão DC) com o mesmo valor de frequência, somente corrigindo o nível de tensão.

Para medir a FASE do motor, colocou-se um sensor indutivo localizado na polia da bomba de alta pressão.

figura4

figura5

figura7

• Esta polia tem 4 dentes simétricos + 1 dente.

 figura6

Um conector com 3 terminais elétricos faz a ligação do sensor até a UCE:

ü Linha de massa do cabo e blindagem;

ü Linha de massa do sensor;

ü Linha de sinal do sensor.


A roda fônica possui 4 dentes simétricos á 90º + 1 dente numa posição estratégica para criar a sequência de fase de compressão do motor.

figura7


ü Para cada pulso que a bobina do sensor gera, a UCE do motor interpreta que o COMANDO de válvulas girou 90º e o virabrequim 180º;

ü Na passagem do 4º dente + 1 dente, a UCE sabe que o cilindro 1 do motor entrará em explosão.

fig8


A UCE lendo a SEQUÊNCIA dos pulsos contados consegue determinar com precisão a localização dos pistões do motor, e, consequentemente:

ü A FASE DE INJEÇÃO;

ü O AVANÇO DE INJEÇÃO.

 fig9

figura10

Mapa gráfico do sensor de RPM x sensor de FASE (Toyota Hilux 2.5 e 3.0)

figura12

figura13


  1. Veiculo      Roda fônica  Condição     Valores

AGRALE 8500CE/9200

(MWM 4.12 ACTEON TCE)  

 4 + 1 dente (Fase)  Partida (motor gira, mas não pega)      De 8 a 12 Hz

             Motor aquecido e em marcha lenta  De 24 a 28 Hz

FORD F250

Maxpower 3.9L (4 cilindros)    

   4 + 1 dente (Fase)  Partida (motor gira, mas não pega)      De 8 a 12 Hz

             Motor aquecido e em marcha lenta  De 24 a 28 Hz

FORD Cargo com

Motor CUMMINS (4 cilindros)    

   4 + 1 dente (Fase)  Partida (motor gira, mas não pega)      De 8 a 12 Hz

              Motor aquecido e em marcha lenta  De 24 a 28 Hz

FORD Cargo com

Motor CUMMINS (6 cilindros) 

   6 + 1 dente (Fase)  Partida (motor gira, mas não pega)      De 6 a 10 Hz

             Motor aquecido e em marcha lenta  De 33 a 38 Hz

MARCOPOLO Volare

W8/W9 (MWM 4.12 ACTEON)  

     4 + 1 dente (Fase)  Partida (motor gira, mas não pega)       De 8 a 12 Hz

             Motor aquecido e em marcha lenta  De 24 a 28 Hz

TOYOTA Hilux SRV e SW4

Com motor 2.5/3.0 (4cc)

   4 + 1 dente (Fase)  Partida (motor gira, mas não pega)      De 8 a 12 Hz

             Motor aquecido e em marcha lenta  De 24 a 28 Hz

VW com motor

CUMMINS ou MWM (4 cilindros)

  4 + 1 dente (Fase)  Partida (motor gira, mas não pega)      De 8 a 12 Hz

             Motor aquecido e em marcha lenta  De 24 a 28 Hz

VW com motor

CUMMINS ou MWM (6 cilindros)  

6 + 1 dente (Fase)  Partida (motor gira, mas não pega)      De 6 a 10 Hz

             Motor aquecido e em marcha lenta  De 33 a 38 Hz

VOLVO VM 210 e 260

Motor MWM 4.12 (4 cilindros)  

4 + 1 dente (Fase)  Partida (motor gira, mas não pega)      De 8 a 12 Hz

             Motor aquecido e em marcha lenta  De 24 a 28 Hz

VOLVO VM 310

Motor MWM 6.12 (6 cilindros)

   6 + 1 dente (Fase)  Partida (motor gira, mas não pega)      De 6 a 10 Hz

             Motor aquecido e em marcha lenta  De 33 a 38 Hz

Testes no sensor de fase do motor (Toyota hilux 2.5 e 3.0)

Os testes compreendem a medição das 3 linhas de trabalho do sensor, as quais são:

ü Linha de SINAL do sensor;

ü Linha de MASSA do sensor.

Execute cada etapa de teste para a certificação do correto trabalho do sensor de FASE. O circuito que NÃO passar no teste é o que apresenta defeito e poderá gravar os códigos de falhas na memória da UCE.

figura14


Valores de medidas de resistência elétrica do sensor de FASE do comando    

  1. Montadora   Resistência elétrica (Ohms) à 20ºC

Agrale 8500CE/9200 (MWM 4.12 Acteon TCE) De 600 a 1.000

Agrale Furgovan 6000 (MWM 4.07 TCE) De 600 a 1.000

FORD F250 Maxpower      De 680 a 980

FORD com sistema CUMMINS     De 680 a 980

TOYOTA Hilux, SW4 e Prado 2.5 e 3.0 De 800 a 1.400

VW com sistema CUMMINS ou MWM De 680 a 980

Teste do SINAL do sensor de FASE na UCE

(função FREQUêNCIA ELÉTRICA AC do multímetro)       

Etapa do teste          Hz

Meça entre os pinos B23 e B31 da UCE;

Ligue a chave de ignição e tente dar a partida no motor.         De 8 a 12*

* Depende do número de cilindros e número de dentes da roda fônica. Veja a tabela de valores.           

  1. SIM   Circuito do sensor de FASE está OK.

NÃO   Vá para o próximo teste.    

Teste do SINAL do sensor de FASE na UCE

(função TENSÃO ELÉTRICA AC do multímetro)             

Etapa do teste          Volts AC

Meça entre os pinos B23 e B31 da UCE;

Ligue a chave de ignição e tente dar a partida no motor.         > 1,00

  1. SIM   Circuito do sensor de FASE está OK.

NÃO   Vá para o próximo teste.     

Teste do sensor de FASE na UCE

figura15


(função RESISTÊNCIA ELÉTRICA do multimetro)          

Etapa do teste          Ohms

Desligue a chave de ignição;

Desligue o conector “B” da UCE;

Meça entre o pino B23 e B31.       De 800 a 1.400*

  1. SIM   Resistência elétrica do circuito do sensor de FASE está OK.     

NÃO   Vá para o próximo teste.     

* - Para mais detalhes veja a tabela de valores.           

AGRALE (sensores de FASE de comando de válvulas do motor)       

  1. Modelo      Sistema     Sensor

8500 E-tronic     MWM 4.12 TCE Acteon (Euro III)     0.281.002.411

9200 E-tronic          

MA 7.5 E-tronic        

MA 8.5 E-tronic        

MA 9.2 E-tronic        

MA 12.0 E-tronic  CUMMINS 3.9L (Interact SB4)  0.281.002.411

MT 12.0 LE/SB E-tronic      

MT 12.0 LE/SB E-tronic  CUMMINS 5.9L (Interact SB6) 

FORD (sensores de FASE de comando de válvulas do motor)         

  1. Modelo      Sistema     Sensor

F250 MaxPower     CUMMINS 3.9L (Interact SB4)  0.281.002.411

Transit 2.4 TCI        

Cargo 815e; 1317e; 1517e; 1717e    CUMMINS 3.9L (Interact SB4)  0.281.002.411

Cargo 815e; 1317e; 1517e     CUMMINS 4.0L (Interact SB4) 

Cargo 1722e; 2422e; 2428e; 2622e; 2628e  CUMMINS 5.9L (Interact SB6) 

Cargo 1722e CUMMINS 6.0L (Interact SB6) 

IVECO (sensores de FASE do motor)       

  1. Modelo      Sistema     Sensor

EuroCargo 170 E22 / 230 E22  F4AE 0681 D 0.281.002.411

EuroCargo 230 E24 F4AE 0681 B

Tector 170 E25 T / 240 E25 S / 260E 25   NEF  

VOLVO (sensores de FASE do motor)       

  1. Modelo      Sistema     Sensor

VM 210 / VM 260   MWM Acteon 4.12 TCE     0.281.002.818

VM 310      MWM Acteon 6.12 TCE    

VOLKSWAGEN (sensores de FASE de comando de válvulas do motor)         

  1. Modelo      Sistema     Sensor

8.150eod Deliyery / 9.150eod Deliyery    MWM 4.12 TCE Euro III   0.281.002.411

13.180e / 15.180e      

15.180eod / 15.190eod       

Constellation 13.180/Constellation 15.180           

17.210eod / 17.230eod / 17.260eot  MWM 6.12 TCE Euro III   0.281.002.411

26.260e / 31.260e      

8.150eod Deliyery / 9.150eod Deliyery    CUMMINS 3.9L (Interact SB4)  0.281.002.411

9.150e Deliyery / 13.170e         

15.170e / 15.190e / 8.150e Delivery     

17.250e / 23.250e / 24.250e  CUMMINS 5.9L ( Interact SB6) 0.281.002.411

23.250e / 24.250e      

Constellation 17.250        

Constellation 24.250 Titan        

Constellation 24.250        

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