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  5. Quem usar um veículo com transmissão automática, não quer dirigir outro com câmbio mecânico 

Quem usar um veículo com transmissão automática, não quer dirigir outro com câmbio mecânico 

Imagine o motorista profissional que passa dezenas de anos dirigindo e fazendo incontáveis trocas de marchas, de repente a tecnologia chega para facilitar o trabalho deste profissional com mais conforto 

Antonio Gaspar de Oliveira
27 de setembro de 2019

Para quem trabalha com caminhões ou ônibus, certamente ja dirigiu veículos com câmbio mecânico mas, para os poucos que tiveram a oportunidade de experimentar os modelos equipados com tansmissão automatizada ou automática, não vai sentir saudades deste tempo passado. 

O ambiente mais severo para dirigir qualquer veículo é o urbano, que não permite desenvolver velocidades, os conestionamentos são constantes, obrigando os motoristas a utilizarem apenas as primeiras marchas. 

Além do desgaste físico, também gera estresse nos motoristas, o motor consome combustível sem utilidade, desgasta o conjunto da embreagem mais rapidamente mas, agora podemos dizer que há uma solução de uma grande parte deste problema. 

Especialmente para quem trabalha no transporte de passageiros nas grandes cidades, a solução é a utilização de transmissão automática que equipam a maioria do ônibus que integram a renovação da frota. 

Imagine o motorista profissional que passa dezenas de anos dirigindo e fazendo incontáveis trocas de marchas, de repente a tecnologia chega para facilitar o trabalho deste profissional com mais conforto 

Uma das empresas que estão revolucionando este mercado é a Voith, que em seu mais recente lançamento, trouxe a transmissão autmática Diwa 6, que representa a sexta geração de transmissões automáticas para ônibus. 

Imagine o motorista profissional que passa dezenas de anos dirigindo e fazendo incontáveis trocas de marchas, de repente a tecnologia chega para facilitar o trabalho deste profissional com mais conforto 

Os ônibus que estão equipados com essa nova tecnologia, tem uma placa de identificação entre o parachoque e a roda dianteira esquerda. 

Imagine o motorista profissional que passa dezenas de anos dirigindo e fazendo incontáveis trocas de marchas, de repente a tecnologia chega para facilitar o trabalho deste profissional com mais conforto 

Ao perguntar para um motorista sobre o que ele acha de dirigir um veículo de transporte de passageiros equipado com transmissão autmática, certamente a primeira reação será um sorriso qua já demonstra a sua satisfação. 

Não é só o motorista que percebe este conforto, os passageiros também logo notam através das saídas sem trancos e a condução suave pelas ruas e avenidas. 

Para um olhar mais técnico, estra transmissão oferece maior capacidade de transmissão de torque, uma carcaça com estrutura mais reforçada para redução de ruídos e vibrações, um circuito de óleo com controle variável de pressão, amortecedor de vibrações e sensores mais avançados que permitem maior precisão nas trocas de marcha, ainda tem o recurso de assistência para partida em rampa, não deixando o ônibus voltar.

Imagine o motorista profissional que passa dezenas de anos dirigindo e fazendo incontáveis trocas de marchas, de repente a tecnologia chega para facilitar o trabalho deste profissional com mais conforto 

As novidades não param e um dos  componente de maior importância, é o conversor de deslocamento hidrodinâmico, temos tamém o freio da bomba, o acoplamento do overdrive e outros avanços. 

Retarder 

O conversor diferencial,  funciona como um retardador ao frear, assim, permite dirigir e frear com um circuito hidráulico. 

O desempenho do freio para velocidades médias e altas é aumentado em até 30% em comparação com as transmissões automáticas convencionais, o que é uma grande  vantagem pois, o freio de operação é aliviado em até 90%  de todas as operações de frenagem, reduzindo assim o desgaste dos componentes como lonas e pastilhas de freio. 

Essa dinâmica tecológica acontece com o sistema enchendo constantemente o conversor com óleo, para conseguir um tempo de resposta mais rápido ao ativar o retardador e para desativar, o controle de transmissão apenas abre um acoplamento.  

Em conjunto com o freio motor da válvula de escape, oferece melhor efeito de frenagem  em todas as faixas de velocidades.  

Em um retardador hidrodinâmico, o rotor está conectado ao eixo de transmissão do veículo através do eixo de entrada do retardador, o estator é rigidamente conectado ao o alojamento do retardador. Durante a frenagem, o óleo circula entre as rodas de lâminas. O óleo é acelerado pelo rotor e desacelerado (retardado) no estator, como resultado, o rotor também desacelerou e o veículo reduziu a velocidade. 

Imagine o motorista profissional que passa dezenas de anos dirigindo e fazendo incontáveis trocas de marchas, de repente a tecnologia chega para facilitar o trabalho deste profissional com mais conforto 

Outra fantástica inovação é o uso de um sensor de inclinação que fornece ao controle da transmissão as informações necessárias para o ajuste contínuo dos pontos de mudança de marchas. O motorista tem a melhor potência do motor disponível para estradas niveladas ou terrenos montanhosos e cargas pesadas ou leves.

Dependendo da topografia e do uso do veículo, é possível economizar até 7% em combustível.

Imagine o motorista profissional que passa dezenas de anos dirigindo e fazendo incontáveis trocas de marchas, de repente a tecnologia chega para facilitar o trabalho deste profissional com mais conforto 

A confiança neste modelo de transmissão faz o fabricante garantir que ela pode operar por 500.000 Km, sem substituição ou serviço importante. O projeto de instalação da transmissão é de fácil aceso para a manutenção, sem ter que remover ou afastar o motor.  

Com sistema de telemetria, é possível fazer o monitoramento automático e os dados de operação e manutenção das transmissões podem ser lidos e avaliados. Com base nos dados que são transferidos, é verificada as condições da transmissão e se precisa ser reparada ou até em caso extremo, ser substituída.  

Em caso de emergência, o sistema envia uma mensagem de erro gerado automaticamente via e-mail alertando sobre a falha e a oficina pode se preparar para a manuteção, antes do ônibus parar por qualquer anormalidade. 

Imagine o motorista profissional que passa dezenas de anos dirigindo e fazendo incontáveis trocas de marchas, de repente a tecnologia chega para facilitar o trabalho deste profissional com mais conforto 

Fabricantes como a Mercedes-Benz e a Volvo foram os primeiros a receber a nova transmissão que  trabalha com a combinação de transmissão continuamente variável (CVT) e três marchas adicionais, que operam de forma convencional. 

O CVT é responsável pela fase inicial de arranque do veículo, corresponde a duas ou três marchas de transmissões automáticas convencionais, operando com maior conforto, menor frequência de troca de marchas e menor desgaste dos componentes do sistema.  

No transito urbano, os ônibus chegam a gastar até 40% de seu tempo de operação em marcha lenta, isso ocorre por causa de congestionamentos constantes e também ainda há o hábto de não desligar o motor quando chega no ponto final ou terminal de ônibus. 

Para solucionar ou reduzir este desperdício de combustível, além da poluição do ar com emissões de CO², NOx, material particulado e emissões de ruído, a tecnologia stop-start pode ser aplicada fazendo o motor ser desligado conforme o tempo programado, algo em torno de 180 segundos ou tres minutos. 

Com menos tempo de funcionamento do motor com este sistema, diminui também as manutenções, prolonga o tempo de vida dos componentes e reduz as horas do ônibus nas garagens para manutenções. 

No Brasil anda não é obrigatório o uso deste sistema mas, em outros países esta regra está prevista em lei e todos os fabricantes de veículos diesel já disponibilizam  o sistema stop-start. 

Para os frotistas que adotam esta tecnologia, conseguem uma economia de combusível em torno de 10%, parece pouco mas, para uma empresa que consome 1.000.000 de litros, representa 100.000 litros de diesel economizado, que ao preço de hoje seria um valor em torno de R$350.000,00 reais. 

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