QUEM SÃO OS MECÂNICOS DE COMPETIÇÃO?
No Brasil, temos mais de 12 mil pilotos filiados na CBA – Confederação Brasileira de Automobilismo, participando de campeonatos que vão do kart ao caminhão, do asfalto à terra. São tantos que ocupariam esta página inteira se fossemos listar todos.
Em São Paulo, até por conta de Interlagos ser o autódromo da Fórmula 1, nosso Campeonato Regional é o mais forte do país. O campeonato é realizado em 10 etapas, de fevereiro a dezembro e reúne categorias como o Marcas e Pilotos (Gol, Corsa, Celta etc.), a Classic Cup (carros antigos), a Super Cars (V8), a Copa Fusca, a Hot Car (carros de turismo e protótipos), o Fórmula Vee, dentre outras.
São mais de 120 carros competindo em Interlagos a cada etapa e, para isso funcionar, uma turma de quase 100 mecânicos cuidando das máquinas.
Tirando pela nossa própria experiência de equipe, 100% desses mecânicos entram no ramo porque são apaixonados por corridas. Afinal, além de trabalhar durante a semana, quando tem corrida, tem que trabalhar no sábado e domingo e folgar na segunda. É puxado, mas a vontade de competir faz a diferença.
No campeonato regional, a maioria das oficinas de competição tem o dono como preparador e administrador, alguns mecânicos e alguns auxiliares de mecânicos, de acordo com a quantidade de carros que eles cuidam. A nossa trabalha por enquanto com dois carros e 3 mecânicos, além do Rui que é o chefe da equipe.
CURSOS DE PREPARAÇÃO
Atualmente, existem muitos cursos de preparação de motores, basta pesquisar no Google. Mas nada se compara com a vivência dentro das pistas, descobrindo técnicas e acertos que fazem aquela diferença de milésimos de segundos que garantem o primeiro lugar no pódio.
Tivemos a chance de visitar uma escola americana, a UTI - Universal Technical Institute, que forma profissionais para o mercado automotivo e para a NASCAR, o maior campeonato de Stock Cars V8 do mundo. Ficamos impressionados com as instalações e o rigor do curso, a ponto de apenas os alunos com média acima de nove poderem fazer a especialização em motores de competição.
E, claro, aqueles mecânicos que se destacam pelo conhecimento e rapidez de raciocínio durante uma corrida, são os com melhores salários.
Como corridas e preparação de carros são assuntos que muito nos interessam, vamos sempre trazer informações sobre isso aqui na nossa coluna. Mês que vem vamos falar sobre os carros antigos que correm em Interlagos.
CONCURSO DA VOLTA RÁPIDA
Na edição de fevereiro do Oficina Brasil nós lançamos um concurso para acertar o tempo da volta mais rápida do nosso piloto Matheus Jacques durante a corrida, mas como o jornal saiu muito próximo da prova, muita gente pediu para mudarmos a promoção para a corrida do dia 06 de abril. Assim, o prazo para enviar o e-mail fica sendo quarta-feira, 03 de abril, até a meia-noite.
Para ajudar no cálculo, além das dicas da edição do Oficina Brasil de fevereiro, teremos uma corrida em Interlagos no sábado, dia 16 de março. Na corrida de fevereiro, o Matheus, que é patrocinado pela empresa Vivo Sabor Alimentos, que fornece refeições para indústrias e grandes empresas, ficou em 5º lugar e sua melhor volta foi 2’05’593.
Vamos publicar o melhor tempo do Matheus na corrida de 16 de março, no nosso site (www.rszmotorsports.com.br) para também servir de referência. Lembre-se que o tempo inclui até milésimos de segundo (exemplo: 2’06”310 ).
O prêmio será uma caixa para ferramentas da marca Corneta, a marca que usamos aqui na nossa Equipe. A Corneta é uma empresa alemã com 80 anos de Brasil. Depois vou falar mais dela.
Para participar, basta mandar o seu palpite em um e-mail para
[email protected] , incluindo seu nome completo, telefone e data de nascimento. O regulamento completo está no nosso site.
Participem e, querendo falar conosco, é só mandar um e-mail.