Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Atalhos

NotíciasComunidade

Oficina Brasil Educa

Cursos e Palestras

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum

Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Técnicas
  4. /
  5. Qual a diferença entre Turbocompressor (turbocharger) e Supercompressor (supercharger)?

Qual a diferença entre Turbocompressor (turbocharger) e Supercompressor (supercharger)?

Explorando as Diferenças entre Turbocompressor e Supercompressor: Eficiência, Funcionamento e Impacto no Desempenho do Motor a Combustão

Marcio Cattani
08 de julho de 2024


Vamos conhecer a diferença entre esses dois elementos, dentre tantos meios de aumentar a eficiência dos motores a combustão. Para o motor adquirir potência, necessita de eficiência volumétrica e rotação, somadas ao ar e combustível.

Os Turbocompressores fornecem mais potência pelo fluxo de ar gerado pelos gases de escape. Os gases fazem girar o rotor da turbina, cujo movimento é transmitido do eixo ao compressor responsável pela compressão do ar atmosférico enviado ao motor.


public/img/noticias/Imagem12.jpg-7728


Por sua vez, o Supercharger diferente do turbo é acionado por ligação mecânica por meio de uma correia acionada pelo virabrequim e ao contrário do turbo, ele permanece ativo gerando aumento de consumo.

Na prática, supercharger é muito semelhante com o turbo em termos de desempenho. Pois, é um sistema que funciona comprimindo o ar na câmara de combustão, aumentando assim o conteúdo de oxigênio, de modo que a combustão é mais intensa, produzindo mais energia.


public/img/noticias/Imagem 14.jpg-f92c


O supercompressor foi desenvolvido por Philander Roots e Francis Marion Roots em 1860, em Indiana Estados Unidos e já chegou a ser aplicado na indústria, sendo utilizado em alto forno, como deslocador ou soprador de ar, blower (supercharger) também como é conhecido, traduzindo para o portugues significa soprador.O alto forno solicitava grandes volumes de ar para um bom funcionamento.  

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Técnicas
Técnicas
Diagnóstico técnico do sensor de rotação nos motores EA211 da Volkswagen
Técnicas
Técnicas
Sensor de rotação VW EA111 em diagnóstico avançado com falhas comuns e técnicas de teste
Técnicas
Técnicas
A Evolução das Normas de Lubrificantes: Entendendo as Diferenças e a Importância das Homologações de Fabricante