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Procedimentos passo a passo para substituição da correia dentada nos motores Volkswagen EA 211


Propulsor utiliza correia de longa durabilidade, e equipa os modelos Fox e UP! na versão 1.0 de três cilindros, e 1.6 MSI, que equipa o Gol Rallye e a Saveiro Cross

Por: Melsi Maran - melsimaran@ig.com.br - 19 de setembro de 2016

A recomendação do fabricante é trocar a correia dentada com 120.000 Km rodados e para efetuar esta operação, o mecânico precisa comprar um Kit de ferramentas, que é fabricado no Brasil.

Para efetuar a operação siga os passos recomendados pela montadora:

–  Remova o filtro do ar 

–  Solte a tubulação de entrada de combustível pressionando cuidadosamente para baixo o conector (foto 1 detalhe 1 e 2) da mangueira, conforme figura, em seguida pressione as travas deslocando o conector para cima e para a Válvula magnética I do reservatório de carvão ativado (N80)

–  Pressione a fixação (foto 1 detalhe 3), das tubulações, removendo-a da cobertura superior da distribuição mecânica.

Foto 1
–  Feche as tubulações com a ferramenta para vedação de tubo (T10249), para impedir a entrada de impurezas no sistema de alimentação.

–  Solte as alças de fixação conforme setas da cobertura superior da distribuição mecânica.

–  Remova o parafuso de fixação (foto 2 detalhe 1), e retire a cobertura superior da distribuição mecânica (foto 2 detalhe 2).

Foto 2 detalhe 1

Foto 2 detalhe 2

–  Remova os parafusos de fixação conforme setas da cobertura superior da correia dentada da bomba d’água e a tampa da árvore de comando das válvulas de admissão.

–  Solte a guia de cabos da cobertura.

–  Remova a cobertura superior da correia dentada da bomba d’água (foto 2A detalhe 1), e a tampa da árvore de comando das válvulas de admissão(foto 2A detalhe 2).

–  Remova o bujão conforme seta (foto 3), do bloco do motor, e baixe completamente o elevador.

Nota: O elevador tem que descer completamente e a dianteira do veículo deve ser pressionada para que seja possível instalar o pino posicionador (T10340 - foto 3A), no bloco do motor. Com o veículo levantado ou no solo, a árvore articulada fica em frente ao furo.

Foto 3

Foto 3A

–  Instale o Pino posicionador (T10340), até o batente no bloco do motor por cima (compartimento do motor) com o veículo no solo e a dianteira pressionada.

ATENÇÃO! Se não for possível instalar completamente o pino posicionador -T10340-, o posicionamento da árvore de manivelas não foi realizado corretamente!

Neste caso proceder, da seguinte forma: 

–  Remova o Pino posicionador (T10340),e gire a árvore de manivelas 90º no sentido da rotação do motor.

–  Instale completamente no bloco do motor o pino posicionador (T10340), por cima (compartimento do motor), com o veículo no solo e a dianteira pressionada.

–  Gire a árvore de manivelas no sentido de rotação do motor até não possibilitar mais movimento.

A árvore de manivelas fica posicionada no sentido de rotação do motor com o pino posicionador -T10340-.

Cuidado! Ao soltar e apertar os parafusos de fixação, é obrigatório imobilizar as engrenagens das árvores de comando das válvulas:

Para a árvore de comando das válvulas de admissão, utilizar a Trava (T10172A), e Adaptador –(T10172/2). Para a árvore de comando das válvulas de escapamento, utilizar a Chave especial –(3036).

O Posicionador (T10477), não pode sofrer carga ao apertarem-se as engrenagens das árvores de comando das válvulas, para se evitar danos na ferramenta e nas árvores de comando das válvulas.

–  Assinale o sentido de rotação da correia dentada com um marcador.

–  Remova o posicionador (T10477).

–  Imobilize o regulador da árvore de comando das válvulas de admissão com a Trava (T10172A - foto 4), e Adaptador (T10172/2) , e remova o bujão (foto 4 detalhe 1).

Foto 4 detalhe 1
Obs.:
Ao ajustar os tempos de distribuição, ambas as engrenagens das árvores de comando das válvulas devem estar soltas.

–  Imobilize o regulador e a engrenagem da árvore de comando das válvulas de admissão com a Trava (T10172A), e Adaptador (T10172/2), e solte o parafuso de fixação.

–  Imobilize a engrenagem da árvore de comando das válvulas de escapamento com a Chave especial (3036), e solte o parafuso de fixação (foto 5 detalhe 1).

Foto 5 detalhe 1

–  Solte o parafuso (foto 6 detalhe 1), com o Inserto para torquímetro 13 mm (T10500).

–  Alivie a polia tensora no excêntrico (foto 6 detalhe 2), com a Chave especial 30 mm (T10499).

Foto 6

–  Remova a correia dentada das engrenagens das árvores de comando das válvulas.

–  Substitua os parafusos de fixação (foto 7 detalhes 1 e 2), por outros novos e aperte-os levemente (não aplique o torque final).

Foto 7
–  Gire as árvores de comando das válvulas através dos parafusos de fixação (foto 7 detalhes 1 e 2), para as posições descritas a seguir.

–  As ranhuras (foto 8 detalhe 1) da árvore de comando das válvulas de admissão (foto 8 detalhe 3) ficam por cima do centro da árvore de comando das válvulas (foto 8 detalhe 2).

Foto 8

–  As ranhuras (foto 9 detalhe 1) da árvore de comando das válvulas de escapamento ficam por cima do centro da árvore de comando das válvulas (foto 9 detalhe 2).

Foto 9
–  Os entalhes da engrenagem da árvore de comando das válvulas de escapamento (foto 9 detalhe 3) ficam junto das ranhuras, ligeiramente para cima

ATENÇÃO! O Posicionador (T10477) tem que possibilitar a instalação com facilidade

–  Instale o posicionador (T10477) na árvore de comando das válvulas de admissão até o batente e aperte levemente com o parafuso conforme a seta (foto 10).

Foto 10

–  Solte os parafusos de fixação das engrenagens das árvores de comando das válvulas, de forma a permitir que as engrenagens das árvores de comando das válvulas possam girar facilmente com a mão.

–  Desloque o ponto assinalado (foto 11 detalhe 1), da engrenagem do regulador da árvore de comando das válvulas de admissão (foto 11 detalhe 3), de forma  a que fique em frente ao ressalto (foto 11 detalhe 2), existente na tampa do cabeçote do motor.

Foto 11

–  Gire o ponto do dente assinalado (foto 12 detalhe 1), da engrenagem da árvore de comando das válvulas de escapamento (foto 12 detalhe 3), de forma a que fique em frente ao ressalto (foto 12 detalhe 2), existente na tampa do cabeçote do motor (se existir a referência na tampa do cabeçote).

Foto 12
–  As marcas (foto 13 detalhes 1 e 2), nas engrenagens das árvores de comando das válvulas de admissão e escapamento, ficam face a face.

Foto 13
A ranhura (foto 13 detlahe 3), para a ferramenta de montagem (T10476), situa-se na engrenagem da árvore de comando das válvulas de escapamento.

–  Instale a ferramenta de montagem (T10476), entre as engrenagens das árvores de comando das válvulas de admissão e escapamento.

–  As setas (foto 14 detalhe 1), na ferramenta de montagem (T10476), ficam em frente das marcas (foto 14 detalhe 2), existentes nas engrenagens das árvores de comando das válvulas de admissão e escapamento.

Foto 14
Nota:
Quando a ferramenta de montagem (T10476) estiver instalada, as marcas (foto 14 detalhe 2), nas engrenagens das árvores de comando das válvulas de admissão e escapamento, ficam um pouco desalinhadas entre si.

–  O pino (foto 15 detalhe 1), da Ferramenta de montagem (T10476), deve encaixar na ranhura (foto 15 detalhe 2), da árvore de comando das válvulas de escapamento.

Foto 15
–  Fixe a polia tensora com leve tensão de aperto no cabeçote do motor.

O mancal metálico, conforme seta da polia tensora, tem que encaixar no rebaixo do cabeçote do motor.

Nota: Ao instalar a correia dentada, cuide para que a ferramenta de montagem (T10476) fique inserida na posição correta entre as engrenagens das árvores de comando das válvulas de admissão e escapamento.

–  A correia dentada tem de assentar corretamente na engrenagem da árvore de manivelas.

–  Verifique se a árvore de manivelas fica na posição de PMS do cilindro 1.

A árvore de manivelas tem, no sentido de rotação do motor, que ficar junto do pino posicionador (T10340 - foto 16).

Foto 16
–  Instale a correia dentada (foto 17 detalhe 1), na polia tensora (foto 17 detalhe 5), e na engrenagem da árvore de comando das válvulas de escapamento (foto 17 detalhe 2).

–  Instale a correia dentada na engrenagem do regulador da árvore de comando das válvulas de admissão (foto 17 detalhe 3), e também na polia de reenvio (foto 17 detalhe 4).

Foto 17
–  Remova a ferramenta de montagem (T10476), das engrenagens das árvores de comando das válvulas de admissão e escapamento.

–  Gire o excêntrico (foto 18 detalhe 2), da polia tensora com a chave especial 30 mm (T10499), no sentido da seta, até o indicador de regulagem (foto 18 detalhe 3), ficar aproximadamente 10 mm à direita da janela da placa base.

Foto 18
–  Gire no sentido anti-horário o excêntrico da polia tensora com a chave especial 30 mm (T10499), até o indicador de regulagem, ficar exatamente no interior da placa base.

–  Imobilize o excêntrico, com a chave especial 30 mm - nesta posição.

–  Aperte o parafuso de fixação, com um torque de 25 Nm.

–  Remova o posicionador (T10477).

–  Imobilize o regulador da árvore de comando das válvulas de admissão com a trava (T10172A) e Adaptador (T10172/2), e aperte o parafuso de fixação (foto 19 detalhe 2). Torque de aperto = 50 Nm.

–  Imobilize a engrenagem da árvore de comando das válvulas de escapamento com a chave especial (3036), e aperte o parafuso de fixação (foto 19 detalhe 1). Torque de aperto = 50 Nm

Foto 19
Nota:
Os novos parafusos de fixação só são apertados com o torque angular de 90º, depois da verificação dos tempos de distribuição no final da sequência dos trabalhos.

–  Remova o pino posicionador (T10340 - foto 20), do bloco do motor, por cima (compartimento do motor) com o veículo no solo e a dianteira pressionada.


Foto 20
–  Remova o parafuso conforme seta e retire o posicionador (T10477).

–  Gire a árvore de manivelas no sentido de rotação do motor duas voltas.

–  Instale o pino posicionador (T10340) até o batente no bloco do motor por cima (compartimento do motor) com o veículo no solo e a dianteira pressionada.

–  Instale o posicionador (T10477 - foto 21), nas árvores de comando das válvulas de admissão e escapamento até o batente e aperte-as levemente com o parafuso conforme seta.

Foto 21
Os tempos de distribuição estarão OK, quando for possível inserir o Posicionador (T10477).

Se os tempos de distribuição não estiverem OK, repita a regulagem dos tempos de distribuição.

–  Remova o posicionador (T10477).

–  Imobilize o regulador da árvore de comando das válvulas de admissão com a trava(-T10172A), e Adaptador (T10172/2), e aplique o torque angular de 90º no parafuso de fixação (foto 22 detalhe 2).

–  Imobilize a engrenagem da árvore de comando das válvulas de escapamento com a Chave especial (3036), e aplique o torque angular de 90º no parafuso de fixação (foto 22 detalhe 1).

Foto 22
–  Substitua o anel de vedação do bujão, se estiver danificado.

–  Aplique um torque no bujão da árvore de comando das válvulas de admissão (1e 2), de 20 Nm.

Remova o pino posicionador (T10340), do bloco do motor, por cima (compartimento do motor) com o veículo no solo e a dianteira pressionada.

–  Instale o bujão no bloco do motor. Torque de aperto = 30 Nm


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