Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Técnicas
  4. /
  5. Procedimentos passo a passo para substituição da correia dentada nos motores Volkswagen EA 211

Procedimentos passo a passo para substituição da correia dentada nos motores Volkswagen EA 211

Propulsor utiliza correia de longa durabilidade, e equipa os modelos Fox e UP! na versão 1.0 de três cilindros, e 1.6 MSI, que equipa o Gol Rallye e a Saveiro Cross

Melsi Maran - [email protected]
19 de setembro de 2016

A recomendação do fabricante é trocar a correia dentada com 120.000 Km rodados e para efetuar esta operação, o mecânico precisa comprar um Kit de ferramentas, que é fabricado no Brasil.

Para efetuar a operação siga os passos recomendados pela montadora:

–  Remova o filtro do ar 

–  Solte a tubulação de entrada de combustível pressionando cuidadosamente para baixo o conector (foto 1 detalhe 1 e 2) da mangueira, conforme figura, em seguida pressione as travas deslocando o conector para cima e para a Válvula magnética I do reservatório de carvão ativado (N80)

–  Pressione a fixação (foto 1 detalhe 3), das tubulações, removendo-a da cobertura superior da distribuição mecânica.

Foto 1
–  Feche as tubulações com a ferramenta para vedação de tubo (T10249), para impedir a entrada de impurezas no sistema de alimentação.

–  Solte as alças de fixação conforme setas da cobertura superior da distribuição mecânica.

–  Remova o parafuso de fixação (foto 2 detalhe 1), e retire a cobertura superior da distribuição mecânica (foto 2 detalhe 2).

Foto 2 detalhe 1

Foto 2 detalhe 2

–  Remova os parafusos de fixação conforme setas da cobertura superior da correia dentada da bomba d’água e a tampa da árvore de comando das válvulas de admissão.

–  Solte a guia de cabos da cobertura.

–  Remova a cobertura superior da correia dentada da bomba d’água (foto 2A detalhe 1), e a tampa da árvore de comando das válvulas de admissão(foto 2A detalhe 2).

–  Remova o bujão conforme seta (foto 3), do bloco do motor, e baixe completamente o elevador.

Nota: O elevador tem que descer completamente e a dianteira do veículo deve ser pressionada para que seja possível instalar o pino posicionador (T10340 - foto 3A), no bloco do motor. Com o veículo levantado ou no solo, a árvore articulada fica em frente ao furo.

Foto 3

Foto 3A

–  Instale o Pino posicionador (T10340), até o batente no bloco do motor por cima (compartimento do motor) com o veículo no solo e a dianteira pressionada.

ATENÇÃO! Se não for possível instalar completamente o pino posicionador -T10340-, o posicionamento da árvore de manivelas não foi realizado corretamente!

Neste caso proceder, da seguinte forma: 

–  Remova o Pino posicionador (T10340),e gire a árvore de manivelas 90º no sentido da rotação do motor.

–  Instale completamente no bloco do motor o pino posicionador (T10340), por cima (compartimento do motor), com o veículo no solo e a dianteira pressionada.

–  Gire a árvore de manivelas no sentido de rotação do motor até não possibilitar mais movimento.

A árvore de manivelas fica posicionada no sentido de rotação do motor com o pino posicionador -T10340-.

Cuidado! Ao soltar e apertar os parafusos de fixação, é obrigatório imobilizar as engrenagens das árvores de comando das válvulas:

Para a árvore de comando das válvulas de admissão, utilizar a Trava (T10172A), e Adaptador –(T10172/2). Para a árvore de comando das válvulas de escapamento, utilizar a Chave especial –(3036).

O Posicionador (T10477), não pode sofrer carga ao apertarem-se as engrenagens das árvores de comando das válvulas, para se evitar danos na ferramenta e nas árvores de comando das válvulas.

–  Assinale o sentido de rotação da correia dentada com um marcador.

–  Remova o posicionador (T10477).

–  Imobilize o regulador da árvore de comando das válvulas de admissão com a Trava (T10172A - foto 4), e Adaptador (T10172/2) , e remova o bujão (foto 4 detalhe 1).

Foto 4 detalhe 1
Obs.:
Ao ajustar os tempos de distribuição, ambas as engrenagens das árvores de comando das válvulas devem estar soltas.

–  Imobilize o regulador e a engrenagem da árvore de comando das válvulas de admissão com a Trava (T10172A), e Adaptador (T10172/2), e solte o parafuso de fixação.

–  Imobilize a engrenagem da árvore de comando das válvulas de escapamento com a Chave especial (3036), e solte o parafuso de fixação (foto 5 detalhe 1).

Foto 5 detalhe 1

–  Solte o parafuso (foto 6 detalhe 1), com o Inserto para torquímetro 13 mm (T10500).

–  Alivie a polia tensora no excêntrico (foto 6 detalhe 2), com a Chave especial 30 mm (T10499).

Foto 6

–  Remova a correia dentada das engrenagens das árvores de comando das válvulas.

–  Substitua os parafusos de fixação (foto 7 detalhes 1 e 2), por outros novos e aperte-os levemente (não aplique o torque final).

Foto 7
–  Gire as árvores de comando das válvulas através dos parafusos de fixação (foto 7 detalhes 1 e 2), para as posições descritas a seguir.

–  As ranhuras (foto 8 detalhe 1) da árvore de comando das válvulas de admissão (foto 8 detalhe 3) ficam por cima do centro da árvore de comando das válvulas (foto 8 detalhe 2).

Foto 8

–  As ranhuras (foto 9 detalhe 1) da árvore de comando das válvulas de escapamento ficam por cima do centro da árvore de comando das válvulas (foto 9 detalhe 2).

Foto 9
–  Os entalhes da engrenagem da árvore de comando das válvulas de escapamento (foto 9 detalhe 3) ficam junto das ranhuras, ligeiramente para cima

ATENÇÃO! O Posicionador (T10477) tem que possibilitar a instalação com facilidade

–  Instale o posicionador (T10477) na árvore de comando das válvulas de admissão até o batente e aperte levemente com o parafuso conforme a seta (foto 10).

Foto 10

–  Solte os parafusos de fixação das engrenagens das árvores de comando das válvulas, de forma a permitir que as engrenagens das árvores de comando das válvulas possam girar facilmente com a mão.

–  Desloque o ponto assinalado (foto 11 detalhe 1), da engrenagem do regulador da árvore de comando das válvulas de admissão (foto 11 detalhe 3), de forma  a que fique em frente ao ressalto (foto 11 detalhe 2), existente na tampa do cabeçote do motor.

Foto 11

–  Gire o ponto do dente assinalado (foto 12 detalhe 1), da engrenagem da árvore de comando das válvulas de escapamento (foto 12 detalhe 3), de forma a que fique em frente ao ressalto (foto 12 detalhe 2), existente na tampa do cabeçote do motor (se existir a referência na tampa do cabeçote).

Foto 12
–  As marcas (foto 13 detalhes 1 e 2), nas engrenagens das árvores de comando das válvulas de admissão e escapamento, ficam face a face.

Foto 13
A ranhura (foto 13 detlahe 3), para a ferramenta de montagem (T10476), situa-se na engrenagem da árvore de comando das válvulas de escapamento.

–  Instale a ferramenta de montagem (T10476), entre as engrenagens das árvores de comando das válvulas de admissão e escapamento.

–  As setas (foto 14 detalhe 1), na ferramenta de montagem (T10476), ficam em frente das marcas (foto 14 detalhe 2), existentes nas engrenagens das árvores de comando das válvulas de admissão e escapamento.

Foto 14
Nota:
Quando a ferramenta de montagem (T10476) estiver instalada, as marcas (foto 14 detalhe 2), nas engrenagens das árvores de comando das válvulas de admissão e escapamento, ficam um pouco desalinhadas entre si.

–  O pino (foto 15 detalhe 1), da Ferramenta de montagem (T10476), deve encaixar na ranhura (foto 15 detalhe 2), da árvore de comando das válvulas de escapamento.

Foto 15
–  Fixe a polia tensora com leve tensão de aperto no cabeçote do motor.

O mancal metálico, conforme seta da polia tensora, tem que encaixar no rebaixo do cabeçote do motor.

Nota: Ao instalar a correia dentada, cuide para que a ferramenta de montagem (T10476) fique inserida na posição correta entre as engrenagens das árvores de comando das válvulas de admissão e escapamento.

–  A correia dentada tem de assentar corretamente na engrenagem da árvore de manivelas.

–  Verifique se a árvore de manivelas fica na posição de PMS do cilindro 1.

A árvore de manivelas tem, no sentido de rotação do motor, que ficar junto do pino posicionador (T10340 - foto 16).

Foto 16
–  Instale a correia dentada (foto 17 detalhe 1), na polia tensora (foto 17 detalhe 5), e na engrenagem da árvore de comando das válvulas de escapamento (foto 17 detalhe 2).

–  Instale a correia dentada na engrenagem do regulador da árvore de comando das válvulas de admissão (foto 17 detalhe 3), e também na polia de reenvio (foto 17 detalhe 4).

Foto 17
–  Remova a ferramenta de montagem (T10476), das engrenagens das árvores de comando das válvulas de admissão e escapamento.

–  Gire o excêntrico (foto 18 detalhe 2), da polia tensora com a chave especial 30 mm (T10499), no sentido da seta, até o indicador de regulagem (foto 18 detalhe 3), ficar aproximadamente 10 mm à direita da janela da placa base.

Foto 18
–  Gire no sentido anti-horário o excêntrico da polia tensora com a chave especial 30 mm (T10499), até o indicador de regulagem, ficar exatamente no interior da placa base.

–  Imobilize o excêntrico, com a chave especial 30 mm - nesta posição.

–  Aperte o parafuso de fixação, com um torque de 25 Nm.

–  Remova o posicionador (T10477).

–  Imobilize o regulador da árvore de comando das válvulas de admissão com a trava (T10172A) e Adaptador (T10172/2), e aperte o parafuso de fixação (foto 19 detalhe 2). Torque de aperto = 50 Nm.

–  Imobilize a engrenagem da árvore de comando das válvulas de escapamento com a chave especial (3036), e aperte o parafuso de fixação (foto 19 detalhe 1). Torque de aperto = 50 Nm

Foto 19
Nota:
Os novos parafusos de fixação só são apertados com o torque angular de 90º, depois da verificação dos tempos de distribuição no final da sequência dos trabalhos.

–  Remova o pino posicionador (T10340 - foto 20), do bloco do motor, por cima (compartimento do motor) com o veículo no solo e a dianteira pressionada.


Foto 20
–  Remova o parafuso conforme seta e retire o posicionador (T10477).

–  Gire a árvore de manivelas no sentido de rotação do motor duas voltas.

–  Instale o pino posicionador (T10340) até o batente no bloco do motor por cima (compartimento do motor) com o veículo no solo e a dianteira pressionada.

–  Instale o posicionador (T10477 - foto 21), nas árvores de comando das válvulas de admissão e escapamento até o batente e aperte-as levemente com o parafuso conforme seta.

Foto 21
Os tempos de distribuição estarão OK, quando for possível inserir o Posicionador (T10477).

Se os tempos de distribuição não estiverem OK, repita a regulagem dos tempos de distribuição.

–  Remova o posicionador (T10477).

–  Imobilize o regulador da árvore de comando das válvulas de admissão com a trava(-T10172A), e Adaptador (T10172/2), e aplique o torque angular de 90º no parafuso de fixação (foto 22 detalhe 2).

–  Imobilize a engrenagem da árvore de comando das válvulas de escapamento com a Chave especial (3036), e aplique o torque angular de 90º no parafuso de fixação (foto 22 detalhe 1).

Foto 22
–  Substitua o anel de vedação do bujão, se estiver danificado.

–  Aplique um torque no bujão da árvore de comando das válvulas de admissão (1e 2), de 20 Nm.

Remova o pino posicionador (T10340), do bloco do motor, por cima (compartimento do motor) com o veículo no solo e a dianteira pressionada.

–  Instale o bujão no bloco do motor. Torque de aperto = 30 Nm


Conheçam o Livro de Diagnósticos e Regulagens de Motores de Combustão Interna do Professor Melsi Maran, uma ferramenta completa de apoio ao mecânico, apenas R$38,00.  Para adquirir  acesse www.sesispeditora.com.br ou envie um email [email protected]. Visite também minhas vídeo-aulas sobre o funcionamento e reparações de todos os sistemas automotivos no www.youtube.com.br/melsimaran

 

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Técnicas
Técnicas
Como é Feita a Troca da Correia Dentada do EA211 1.6 na Prática
Técnicas
Técnicas
Diagnóstico avançado do sistema ABS e suas falhas mais comuns
Técnicas
Técnicas
Turbina dos motores CSS Prime 1.0 Turbo: Sintomas de Desgaste e Boas Práticas na Manutenção