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Realizar a regulagem correta das válvulas de comando no motor D4D 1.0L 16V é essencial para garantir o desempenho e a durabilidade do veículo. Modelos como Renault Clio, March, Logan e Peugeot 206, fabricados entre 2000 e 2005, utilizam esse motor, que possui características específicas que exigem atenção especial durante a manutenção. Este guia detalha o passo a passo para o ajuste preciso das folgas de válvulas de comando, destacando a importância dessa regulagem para o bom funcionamento do motor. Os motores da família D4D 1.0L 16V são equipados com um eixo de comando de válvulas e balancins roletados de duplo acionamento. Cada came do comando aciona duas válvulas de comando simultaneamente. Devido a características construtivas específicas, é necessário seguir um procedimento especial, desenvolvido pela engenharia da Renault, para regular as válvulas de admissão e escapamento. Esse procedimento é especialmente importante quando há um canal usinado no comando entre os cames de admissão e escapamento do segundo cilindro. A correta regulagem proporciona uma marcha lenta mais estável e garante o fechamento e vedação das válvulas quando o motor está quente. Antes de iniciar a regulagem, siga os passos abaixo: Gire o motor no sentido horário até alinhar o furo localizado na flange traseira do bloco do motor, no lado direito, com o furo do volante do motor; Introduza um pino para posicionar o pistão do primeiro cilindro em Ponto Morto Superior (PMS); Lembre-se de que, nesses motores, o primeiro cilindro é o que se encontra próximo ao volante do motor;Características do motor D4D 1.0L 16V
Preparação para a regulagem da válvula de comando
Após a instalação do pino, posicione uma ferramenta de torque angular na polia dianteira do virabrequim, conforme figura a seguir.
Procedimento passo a passo para regulagem das válvulas de comando
Siga os procedimentos abaixo para ajustar as folgas das válvulas: Ajuste a ferramenta de ângulo em 0° e retire o pino posicionador do volante; Gire o virabrequim 20° no sentido horário e regule a folga das válvulas de escape do 1° e 3° cilindros com 0,35 mm a 0,42 mm; Reposicione a ferramenta de ângulo em 0°, gire o virabrequim 240° no sentido horário e regule a folga das válvulas de admissão do 1° e 3° cilindros com 0,25 mm a 0,32 mm; Reposicione novamente a ferramenta de ângulo em 0°, gire o virabrequim 120° no sentido horário e regule a folga das válvulas de escape do 2° e 4° cilindros com 0,35 mm a 0,42 mm; Reposicione novamente a ferramenta de ângulo em 0°, gire o virabrequim 240° no sentido horário e regule a folga das válvulas de admissão do 2° e 4° cilindros com 0,25 mm a 0,32 mm.
Para motores equipados com eixo de comando sem o canal usinado entre os cames de admissão e escapamento do segundo cilindro, o procedimento é o mesmo. No entanto, os valores das folgas devem ser ajustados da seguinte forma: Válvulas de admissão: 0,10 mm a 0,17 mm Válvulas de escapamento: 0,20 mm a 0,27 mm Após concluir a regulagem: Feche o motor; Ligue o motor e deixe-o aquecer até que o eletroventilador entre em funcionamento; Verifique a estabilidade da marcha lenta; Realize um teste de rodagem para certificar-se de que as operações foram executadas com êxito.Considerações para motores sem canal usinado
Finalização do procedimento
A regulagem correta das válvulas no motor D4D 1.0L 16V é fundamental para manter o desempenho e a eficiência do veículo. Seguindo os procedimentos detalhados acima, você garante uma manutenção precisa e eficaz. Para aprofundar seus conhecimentos em manutenção automotiva, considere participar de um curso de mecânica automotiva. Além disso, compreender o funcionamento do coletor de admissão e o sincronismo do motor é essencial para diagnósticos precisos.O ajuste na válvula de comando faz a diferença no desempenho do seu motor