Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil
Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veiculo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.
E-mail de contato: [email protected]
InstagramFacebookTikTok
Atalhos
NoticiasComunidade
Outros Assuntos
RotaMarcas na OficinaImagem das Montadora
Fórum Oficina Brasil
Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil
Jornal Oficina Brasil
Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos Reservados
Política de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Técnicas
  4. /
  5. Procedimentos para regulagens de válvulas do motor D4D 1.0L 16V Renault e Peugeot

Procedimentos para regulagens de válvulas do motor D4D 1.0L 16V Renault e Peugeot


Conheça em detalhes os procedimentos para efetuar com precisão o ajuste das folgas de válvulas, e a importância desta regulagem para o bom funcionamento do motor

Melsi Maran
23 de julho de 2016

Realizar a regulagem correta das válvulas de comando no motor D4D 1.0L 16V é essencial para garantir o desempenho e a durabilidade do veículo. 

Modelos como Renault Clio, March, Logan e Peugeot 206, fabricados entre 2000 e 2005, utilizam esse motor, que possui características específicas que exigem atenção especial durante a manutenção.​

Este guia detalha o passo a passo para o ajuste preciso das folgas de válvulas de comando, destacando a importância dessa regulagem para o bom funcionamento do motor.​

Características do motor D4D 1.0L 16V

Os motores da família D4D 1.0L 16V são equipados com um eixo de comando de válvulas e balancins roletados de duplo acionamento. Cada came do comando aciona duas válvulas de comando simultaneamente. 

Devido a características construtivas específicas, é necessário seguir um procedimento especial, desenvolvido pela engenharia da Renault, para regular as válvulas de admissão e escapamento. 

Esse procedimento é especialmente importante quando há um canal usinado no comando entre os cames de admissão e escapamento do segundo cilindro.​

A correta regulagem proporciona uma marcha lenta mais estável e garante o fechamento e vedação das válvulas quando o motor está quente.​

Preparação para a regulagem da válvula de comando

Antes de iniciar a regulagem, siga os passos abaixo:

  1. Gire o motor no sentido horário até alinhar o furo localizado na flange traseira do bloco do motor, no lado direito, com o furo do volante do motor;

  2. Introduza um pino para posicionar o pistão do primeiro cilindro em Ponto Morto Superior (PMS);

  3. Lembre-se de que, nesses motores, o primeiro cilindro é o que se encontra próximo ao volante do motor;

Após a instalação do pino, posicione uma ferramenta de torque angular na polia dianteira do virabrequim, conforme figura a seguir.




Procedimento passo a passo para regulagem das válvulas de comando



Siga os procedimentos abaixo para ajustar as folgas das válvulas:

  1. Ajuste a ferramenta de ângulo em 0° e retire o pino posicionador do volante;

  2. Gire o virabrequim 20° no sentido horário e regule a folga das válvulas de escape do 1° e 3° cilindros com 0,35 mm a 0,42 mm;

  3. Reposicione a ferramenta de ângulo em 0°, gire o virabrequim 240° no sentido horário e regule a folga das válvulas de admissão do 1° e 3° cilindros com 0,25 mm a 0,32 mm;

  4. Reposicione novamente a ferramenta de ângulo em 0°, gire o virabrequim 120° no sentido horário e regule a folga das válvulas de escape do 2° e 4° cilindros com 0,35 mm a 0,42 mm;

  5. Reposicione novamente a ferramenta de ângulo em 0°, gire o virabrequim 240° no sentido horário e regule a folga das válvulas de admissão do 2° e 4° cilindros com 0,25 mm a 0,32 mm.​



Considerações para motores sem canal usinado

Para motores equipados com eixo de comando sem o canal usinado entre os cames de admissão e escapamento do segundo cilindro, o procedimento é o mesmo. No entanto, os valores das folgas devem ser ajustados da seguinte forma:​

  • Válvulas de admissão: 0,10 mm a 0,17 mm

  • Válvulas de escapamento: 0,20 mm a 0,27 mm​

Finalização do procedimento

Após concluir a regulagem:

  1. Feche o motor;

  2. Ligue o motor e deixe-o aquecer até que o eletroventilador entre em funcionamento;

  3. Verifique a estabilidade da marcha lenta;

  4. Realize um teste de rodagem para certificar-se de que as operações foram executadas com êxito.​



O ajuste na válvula de comando faz a diferença no desempenho do seu motor

A regulagem correta das válvulas no motor D4D 1.0L 16V é fundamental para manter o desempenho e a eficiência do veículo. Seguindo os procedimentos detalhados acima, você garante uma manutenção precisa e eficaz. 

Para aprofundar seus conhecimentos em manutenção automotiva, considere participar de um curso de mecânica automotiva. Além disso, compreender o funcionamento do coletor de admissão e o sincronismo do motor é essencial para diagnósticos precisos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Técnicas
Técnicas
Descubra como o calor perdido pode se transformar em potência extra nos motores a combustão
Técnicas
Técnicas
Diferenças e a importância das baterias no sistema start/stop
Técnicas
Técnicas
Quando fazer a limpeza do bico injetor do seu carro?