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Procedimentos para regulagens de válvulas do motor D4D 1.0L 16V Renault e Peugeot


Conheça em detalhes os procedimentos para efetuar com precisão o ajuste das folgas de válvulas, e a importância desta regulagem para o bom funcionamento do motor

Por: Melsi Maran - 23 de julho de 2016

 

 
Os motores da família D4D, 1.0L 16v, montados nos modelos Clio, March, Logan e Peugeot 206, de 2000 a 2005, estão equipados com um eixo de comando de válvulas e com balancins roletados de duplo acionamento, ou seja, cada came do comando de válvulas aciona duas válvulas simultaneamente,  e devido a algumas características construtivas dos cames do comando de válvulas e balancins, existe a necessidade de efetuar um procedimento específico criado pela engenharia da Renault para regular as válvulas de admissão e escapamento do motor, e especificamente quando existir um canal usinado no comando, entre os cames de admissão e escapamento do segundo cilindro, conforme figura a seguir. Este procedimento vai proporcionar uma marcha lenta mais estável e garantir o fechamento e vedação das válvulas quando o motor estiver quente. O primeiro passo consiste em girar o motor no sentido horário até alinhar o furo localizado na flange traseira do bloco do motor, no lado direito, com o furo do volante do motor, e introduzir um pino para posicionar o pistão do primeiro cilindro em Ponto Morto Superior, conforme figura a seguir. Lembrando que nos motores destes fabricantes o primeiro cilindro é o que se encontra próximo ao volante do motor.Após a instalação do pino, posicionar uma ferramenta de torque angular napolia dianteira do virabrequim, conforme figura a seguir.
 
 
 

 

Efetue os procedimentos passo a passo como a seguir:

 

1. Ajuste a ferramenta de ângulo em 0°e retire o pino posicionador do volante.

2. Gire o virabrequim 20° no sentido horário e regule a folga das válvulas de escape do 1° e 3° cilindro com 0,35mm a 0,42mm.

3. Reposicione somente a ferramenta de ângulo em 0°, depois gire o virabrequim 240° no sentido horário e regule a folga das válvulas de admissão do 1° e 3° cilindro com 0,25mm a 0,32mm.

4. Reposicione novamente a ferramenta de ângulo a 0°, depois gire o virabrequim 120°no sentido horário e regule a folga das válvulas de escape do 2° e 4° cilindro com 0,35mm a 0,42mm.

5. Reposicione novamente a ferramenta de ângulo a 0°, depois gire o virabrequim 240° no sentido horário e regule a folga das válvulas de admissão do 2° e 4° cilindro com 0,25mm a 0,32mm.

Para os motores equipados com eixo de comando sem o canal usinado entre os cames de admissão e escapamento do segundo cilindro, efetue o mesmo procedimento, porém com os valores de folgas de admissão entre 0,10 a 0,17mm, e para válvulas de escapamento entre 0,20 a 0,27mm.

 

Após a regulagem e fechamento do motor, funcione-o e deixe aquecer até que o eletroventilador entre em funcionamento, verifique a estabilidade da marcha lenta e faça um teste de rodagem para certificar que as operações foram executadas com êxito.