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O imobilizador é um sistema composto por um chip, uma unidade de comando imobilizadora, uma antena e uma unidade de comando eletrônico do motor. Todo esse sistema impede que alguém dê a partida no automóvel. é eficaz para combater Furtos e roubos. Trata-se de um dispositivo de segurança que atua como um mecanismo antifurto. Esse mecanismo impede que o automóvel funcione e não precisa que você o acione, pois o sistema é “inteligente”.
A chave do seu veículo foi desenvolvida com uma criptografia armazenada em um pequeno chip interno a chave do veículo. Nós chamamos isso de “transponder.” cada chave possui um código para dar a partida. Sendo assim nenhuma é igual a outra. Então, não adianta pegar uma chave de outro carro do mesmo modelo que o seu e tentar fazer o seu veículo funcionar, pois o código não será o mesmo
O sistema também, conta com uma antena para captação do código criptografado para poder realizar a partida do veículo, ela capta o código e faz a comunicação com a central eletrônica do veículo.
A central de comandos é acoplada no painel do veículo. Ela recebe as informações da antena para que a partida do motor seja dada. Assim, quando você abre o seu automóvel e insere a chave na ignição, a antena recebe um pulso elétrico que interage com a central de comandos. Em seguida, é validado o código e a alimentação elétrica dá a partida no motor.
- Como ocorre o bloqueio da ignição.
1 - Ao inserir a chave na ignição, uma antena ao redor do cilindro de ignição (geralmente chamada de "anel de leitura") emite um sinal de rádio de baixa frequência para ativar o transponder.
2 - O transponder responde com seu código, que é verificado pela ECU.
3 - Se o código estiver correto, a ECU libera o sistema de injeção e ignição, permitindo a partida do motor.
4 - Caso o código não seja reconhecido, a partida é bloqueada eletronicamente.
- Evolução do imobilizador:
Os primeiros imobilizadores funcionavam com códigos fixos, mais fáceis de serem burlados. Hoje, os sistemas utilizam códigos rotativos (rolling code) criptografados, que mudam a cada partida, aumentando a segurança. Há também integração com alarmes, controles remotos, e até com smartphones, nos modelos mais recentes.
- Principais problemas:
Em diagnósticos automotivos, scanners específicos podem acessar o módulo do imobilizador para verificar erros, códigos não reconhecidos ou falhas de comunicação entre os componentes.