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Quem trabalha há mais de 15 anos com sistemas de ar-condicionado automotivo provavelmente já percebeu que, antigamente, não se substituíam tantas válvulas de expansão — ou válvula TXV, como é chamada atualmente por algumas montadoras — quanto nos dias de hoje. Neste caso relatado, foi possível comprovar o que provavelmente vem acontecendo e sobre o qual já se tinha uma percepção: o problema nas válvulas de expansão (ou válvulas TXV) pode estar relacionado à degradação do condensador.
Este Onix Plus 2020 1.0 turbo chegou à nossa oficina com o cliente relatando que havia sido feita uma manutenção no sistema do ar-condicionado, que o sistema estava com “gás”, mas não gelava. O cliente deixou o veículo para realizarmos o diagnóstico – pelo qual sempre cobramos! – e, ao conectarmos o manômetro e ligarmos o veículo e o sistema de ar-condicionado, observamos uma leitura com a pressão do lado de baixa próxima a 2 psi e a alta, na válvula de serviço pós-condensador, com 320 psi
Através do tato, percebemos que a temperatura da tubulação na saída do condensador não estava “fria” – o que caracterizaria de imediato um entupimento no condensador – mas também não estava morna, o que levantou uma suspeita sobre a eficiência da condensação. Ao desligarmos o sistema, notamos também que o manômetro não iniciava a equalização de forma imediata. Após 10 minutos com o veículo completamente desligado, a pressão ainda estava em 50 psi na linha de baixa e 110 psi na alta aproximadamente.
Diante de tudo isso, a princípio, o diagnóstico inicial indicava apenas a válvula de expansão do tipo Block. No entanto, devido ao aumento percebido nos casos de falha nesse componente e sua possível relação com o condensador, decidimos remover os acessórios e componentes necessários para acessar as tubulações de entrada e saída da válvula de expansão.
Conforme mostrado na Fig. 4 e 5, observamos na entrada da válvula – por onde passa a linha de alta pressão – óleo escuro e resíduos semelhantes a pequenos fragmentos. Já na linha de baixa pressão, essa condição não era evidente.Comunicamos ao cliente a necessidade de complementar o diagnóstico, explicando que seria preciso desmontar a parte frontal do veículo para inspecionarmos o condensador e identificarmos a origem do problema, pois os fragmentos encontrados poderiam ser decorrentes de outra falha. O cliente aprovou a desmontagem e, então, removemos a frente do veiculo
Ligamos novamente o veículo e o sistema de ar-condicionado e, através do tato, percebemos que o condensador estava quente de um lado e frio do outro – quando o correto seria uma temperatura morna em toda a extensão. Medimos a temperatura na entrada e na saída do condensador: a entrada, antes do filtro secador, estava com 62°C (Fig.6), e a saída com 26°C (Fig. 7). Apenas por essa diferença de temperatura ainda não era possível concluir se havia entupimento no filtro secador e/ou nas alhetas do condensador, pois a pressão pós-condensador permanecia elevada
Removemos o fluido refrigerante e, em seguida, as conexões de entrada e saída do condensador. Foi então que observamos que a tubulação de entrada (mais grossa) – vinda do compressor – apresentava óleo limpo e translúcido, enquanto a tubulação de saída (mais fina) – que vai para a válvula de expansão – estava com óleo escuro
Essa condição nos confirmou que o problema na válvula de expansão estava possivelmente sendo causado pelo filtro secador interno, que é acoplado ao condensador. Por isso, o diagnóstico final foi a substituição completa do condensador. O óleo do restante do sistema estava claro, o que foi confirmado após desmontarmos toda a tubulação e realizarmos o flush e limpeza com fluido específico (substituto do R141b). Isso comprovou que a degradação do condensador não foi causada por problemas ou desgaste mecânico do compressor, já que todo o óleo do sistema estava limpo e translúcido. Quando há desgaste no compressor, normalmente toda a tubulação apresenta óleo escuro com limalhas metálicas – o que não foi observado neste caso.
Enviamos ao cliente o orçamento para substituição do condensador com filtro secador, da válvula de expansão Tipo Block ORIGINAL GM – ou válvula TXV, como classifica a montadora, limpeza completa da tubulação (Fig. 11 e 12), colocação de óleo novo no compressor, testes com nitrogênio e carga de fluido refrigerante nova.
Com o orçamento aprovado, realizamos todos os procedimentos e substituímos o condensador , válvula de expansão tipo Block (ou válvula TXV) ORIGINAL GM , substituímos as juntas de vedação da válvula (“arruela de vedação), fizemos flush e limpeza de todo o sistema . Após isso realizamos o vácuo no sistema, colocamos o óleo e carregamos com o fluido refrigerante. O sistema voltou a operar com pressões normais, a linha de baixa com 30 psi e a alta com 185 psi a uma temperatura externa de 28°C. O tempo de equalização dos manômetros passou a ocorrer de forma imediata ao desligar o sistema de ar-condicionado e/ou o veículo.
Após a conclusão do serviço, a temperatura na saída dos difusores (Fig. 17) estava dentro do padrão ideal de funcionamento. O veículo foi entregue com o problema resolvido de forma definitiva.