Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
A injeção direta de combustível, dentro da câmera de combustão, pode ter diversos posicionamentos. De acordo com a engenharia de produção do motor, pode alterar o posicionamento dos injetores, para sempre permitir uma melhor mistura ar/combustível, e quanto melhor essa mistura, melhor será a queima e menores serão as emissões de poluentes.
Mistura direcionada
Com posicionamento em cerca de 45 graus, o combustível é direcionado ao pistão, de acordo com o formato de sua cabeça teremos uma movimentação em sentido contrário, auxiliando a mistura com o ar admitido.
Ar direcionado
Neste modelo, temos o encontro do combustível com a movimentação do ar admitido, e depois ambos vão diretamente para a cabeça do pistão, onde teremos a formação final da mistura.
Pulverização direcionada
A pulverização central na cabeça do pistão é facilitada principalmente em motores com duplo comando de válvulas, e neste caso teremos as vantagens dos dois sistemas anteriores, aliando a mistura direcionada com o ar direcionado, com duas formas simultâneas para deixar a mistura mais homogênea.
O importante é saber que, de acordo com cada projeto, teremos uma facilidade de limpeza interna da câmera de combustão, melhor queima da mistura, e motores com mais economia de combustível e maior potência, aliados a cada vez mais baixa emissões de poluentes, É mais tecnologia nos motores e maior a necessidade de conhecimento técnico. Pensem nisto. Abraços e até a próxima edição com mais dicas sobre tecnologia em motores modernos.