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  5. Parte final – Procedimento para reparo na caixa automática 4L30E (GM Omega e BMW Série 3)

Parte final – Procedimento para reparo na caixa automática 4L30E (GM Omega e BMW Série 3)


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Carlos Napoletano Neto
19 de abril de 2011

Neste número, finalizamos a montagem dos subconjuntos da transmissão 4L30-E, presente nos veículos Omega de 1993 a 1998, Isuzu Trooper, Honda Passport, e BMW 325 fabricada nos Estados Unidos.


Pistão Acumulador de mudança 3-4

Desmontagem
Siga os passos na ordem de desmontagem. (Figura 1)

1. Anel trava
2. Cobertura
3. Mola
4. Pistão

1. Anel trava
a) Instale a cobertura do compressor (ferramenta especial) na carcaça intermediária. (Figura 2)
b) Comprima a cobertura do pistão. Remova o anel trava.
2. Cobertura
a) Instale a ferramenta especial para remoção da cobertura no furo central da cobertura. Utilize um martelo deslizante para a remoção da mesma. (Figura 3)

3. Mola
4. Pistão

Inspeção e reparo
Se for observado qualquer dano, deformação ou desgaste na mola de retorno, pistão ou cobertura do pistão, substitua-os.

Remontagem

1. Pistão
a) Posicione a ferramenta especial na carcaça intermediária e empurre o pistão em posição, utilizando um tubo de diâmetro adequado.(Figura 4)

2. Mola
3. Cobertura
a) Instale a cobertura, utilizando a ferramenta de compressão. (Figura 5)

4. Anel trava
a) Instale o anel trava em sua ranhura na carcaça.

Pistão da embreagem de ré e suporte central

Passos da desmontagem (Figura 6)

1. Anel trava
2. Assento das molas
3. Molas
4. Pistão
5. Suporte central
6. Junta
7. Placa de transferência
8. Junta
9. Restritor
10. Placa de retenção
11. Plugue
12. Mola
13. Válvula inibidora
de acionamento

Desmontagem

1. Anel trava
a) Instale a ferramenta especial no assento das molas.(Figura 7)

b) Comprima o assento das molas

Nota: Não exagere no aperto da ferramenta compressora das molas, pois isto poderá danificar o assento das molas.

2. Assento das molas
3. Molas
4. Pistão
5. Suporte Central

a) Remova os 8 parafusos do suporte central. Remova o suporte central da carcaça intermediária.

6. Junta
7. Placa de transferência
8. Junta
9. Restritor
10. Placa de retenção
11. Plugue
12. Mola
13. Válvula inibidora de acionamento

Inspeção e reparo
Inspeção visual

Se for encontrado qualquer dano, deformação ou desgaste localizado no anel trava, molas de retorno, retentor das molas, pistão ou suporte central, substitua-os.

Remontagem

1. Válvula inibidora de acionamento
2. Mola

Nota: Ao instalar a válvula inibidora e sua mola, certifique-se da posição correta da válvula. A mola deverá ser montada sobre o lado mais fino e comprido da válvula.

3. Plugue
4. Placa de retenção
5. Restritor

a) Posicione o restritor no canal de lubrificação da sobremarcha, na carcaça intermediária. (Figura 8)

6. Junta
7. Placa de transferência
8. Junta
9. Suporte central

a) Instale o suporte central com seus 8 parafusos de fixação, apertando-os alternadamente com um torque de 25 Nm.

10. Pistão
11. Molas
12. Assento das molas
13. Anel trava

a) Instale as 24 molas, o assento das mesmas e o anel trava;
b) Instale a ferramenta especial;
c) Comprima o anel trava e as molas;
d) Posicione o anel trava em sua ranhura na carcaça.
Embreagem da sobre-marcha e eixo de entrada

Passos da desmontagem (Figura 9)

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