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  5. Parte 9 - Sistema de freio antiblocante ABS Sistema Mark IV e Mark 20

Parte 9 - Sistema de freio antiblocante ABS Sistema Mark IV e Mark 20

REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Pedro Luiz Scopino
22 de julho de 2009

Neste nosso nono encontro sobre sistema de freio antiblocante abordaremos uma linha aplicada em veículos importados da Volkswagen.

Trata-se do sistema fabricado pela Teves, que depois recebeu a denominação de ATE e Continental. É um sistema com aplicação na linha Passat e Golf, que possuem o sistema de freios ABS como opcional.

São É duas aplicações de sistemas de gerações diferentes, o sistema Teves Mark IV que possui unidades hidráulica e elétrica separadas, e ainda pode ter o apoio do ASR (controle de tração) e o sistema Teves Mark 20 que possui unidades hidráulica e elétrica incorporadas em uma só peça sendo de uma geração mais moderna.



Componentes:

Unidade hidráulica

No sistema Teves Mark IV temos apenas a unidade hidráulica próxima ao cilindro mestre e ainda podemos termos juntos o adicional controle de tração, o ASR que literalmente “para” a roda que tende ao deslizamento na aceleração tracionada, ou seja freia a roda que está patinando (cantando pneu)..

Já no sistema Mark 20 está incorporada à unidade eletrônica e está localizada próximo ao cilindro mestre de freio, possui 8 solenóides, sedo 4 de isolamento e 4 de descarga, sendo uma para cada canal de saída controlada pela ECU (uma por roda).

Unidade eletrônica

No sistema MARK 20 está junto à unidade hidráulica, já no sistema TEVES MARK IV está isolada e dentro do veículo, abaixo do banco traseiro do veículo. Alimentação elétrica da ECU eletrônica ABS:

Sensores

Através de 4 sensores, um por roda do veiculo o sistema monitora a velocidade com grande exatidão e faz uma rápida e precisa comparação entre estes quatro sinais, não podendo ter grande variação entre os mesmos, o que resultaria na necessidade de intervenção do sistema eletrônico do ABS, ou seja a base para o acionamento do controle do ABS é exatamente esta comparação entre os 4 sinais de velocidade recebidos.

A ligação à ECU nas linhas VW Teves Mark IV:

• roda dianteira esquerda – 30 e 48

• roda dianteira direita – 29 e 47

• roda traseira esquerda – 28 e 46

• roda traseira direita – 27 e 45

Já para a linha Mark 20 temos a seguinte ligação:

• roda dianteira esquerda – 4 e 11

• roda dianteira direita – 3 e 18

• roda traseira esquerda – 2 e 10

• roda traseira direita – 1 e 17

 

Bomba de recirculação

Está posicionada junto a unidade hidráulica e é acionada pela ECU eletrônica.

São raros os casos de seu acionamento, apenas em casos de necessidade de retirada de pressão do sistema, que é a pressão de recalque, por isso o nome também de bomba de recalque, que empurra o pedal do motorista para cima e ocorre a modulação quando há necessidade de retirada de pressão do sistema, em casos extremos.

Diagnóstico

Estes sistemas apenas permitem o acesso ao código de falhas registrados em memória via scanner automotivo com programa compatível. Neste teste com scanner é possível identificar falhas, fazer leituras de sinais de entrada e anda acionar atuadores.

Comentários

Esta linha de sistema ABS da Teves é de pouca aplicação no nosso mercado, pois está restrito a dois modelos importados, o Golf e o Passat, mas são passíveis de falhas e de repente um desses modelos pode parar aí na porta do centro de reparação automotiva.

Temos oito solenóides, quatro de isolamento que alivia a pressão do pedal não permitindo que tenha mais fluído pressurizado na roda que está travando, e mais quatro solenóides de descarga que a abrem a passagem para a bomba de recirculação que retira fluído e pressão da roda que já está travada. A ECU do sistema Mark IV tem 55 pinos, já que conta com sistema de controle de tração ASR e mais duas solenóides exclusivas para esta ação de adequação da tração. A ECU do sistema Mark 20 é mais moderna, está junto a unidade hidráulica e bomba de recirculação e possui 28 pinos.

A falta de informação é o maior inimigo destes dois sistemas, e também a falta de comunicação com scanner dificulta seu diagnostico.

Na próxima edição, veremos Sistema ABS do Ford Ranger.

 

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