Neste nosso nono encontro sobre sistema de freio antiblocante abordaremos uma linha aplicada em veículos importados da Volkswagen.
Trata-se do sistema fabricado pela Teves, que depois recebeu a denominação de ATE e Continental. É um sistema com aplicação na linha Passat e Golf, que possuem o sistema de freios ABS como opcional.
São É duas aplicações de sistemas de gerações diferentes, o sistema Teves Mark IV que possui unidades hidráulica e elétrica separadas, e ainda pode ter o apoio do ASR (controle de tração) e o sistema Teves Mark 20 que possui unidades hidráulica e elétrica incorporadas em uma só peça sendo de uma geração mais moderna.
Componentes:
Unidade hidráulica
No sistema Teves Mark IV temos apenas a unidade hidráulica próxima ao cilindro mestre e ainda podemos termos juntos o adicional controle de tração, o ASR que literalmente “para” a roda que tende ao deslizamento na aceleração tracionada, ou seja freia a roda que está patinando (cantando pneu)..
Já no sistema Mark 20 está incorporada à unidade eletrônica e está localizada próximo ao cilindro mestre de freio, possui 8 solenóides, sedo 4 de isolamento e 4 de descarga, sendo uma para cada canal de saída controlada pela ECU (uma por roda).
Unidade eletrônica
No sistema MARK 20 está junto à unidade hidráulica, já no sistema TEVES MARK IV está isolada e dentro do veículo, abaixo do banco traseiro do veículo. Alimentação elétrica da ECU eletrônica ABS:
Sensores
Através de 4 sensores, um por roda do veiculo o sistema monitora a velocidade com grande exatidão e faz uma rápida e precisa comparação entre estes quatro sinais, não podendo ter grande variação entre os mesmos, o que resultaria na necessidade de intervenção do sistema eletrônico do ABS, ou seja a base para o acionamento do controle do ABS é exatamente esta comparação entre os 4 sinais de velocidade recebidos.
A ligação à ECU nas linhas VW Teves Mark IV:
• roda dianteira esquerda – 30 e 48
• roda dianteira direita – 29 e 47
• roda traseira esquerda – 28 e 46
• roda traseira direita – 27 e 45
Já para a linha Mark 20 temos a seguinte ligação:
• roda dianteira esquerda – 4 e 11
• roda dianteira direita – 3 e 18
• roda traseira esquerda – 2 e 10
• roda traseira direita – 1 e 17
Bomba de recirculação
Está posicionada junto a unidade hidráulica e é acionada pela ECU eletrônica.
São raros os casos de seu acionamento, apenas em casos de necessidade de retirada de pressão do sistema, que é a pressão de recalque, por isso o nome também de bomba de recalque, que empurra o pedal do motorista para cima e ocorre a modulação quando há necessidade de retirada de pressão do sistema, em casos extremos.
Diagnóstico
Estes sistemas apenas permitem o acesso ao código de falhas registrados em memória via scanner automotivo com programa compatível. Neste teste com scanner é possível identificar falhas, fazer leituras de sinais de entrada e anda acionar atuadores.
Comentários
Esta linha de sistema ABS da Teves é de pouca aplicação no nosso mercado, pois está restrito a dois modelos importados, o Golf e o Passat, mas são passíveis de falhas e de repente um desses modelos pode parar aí na porta do centro de reparação automotiva.
Temos oito solenóides, quatro de isolamento que alivia a pressão do pedal não permitindo que tenha mais fluído pressurizado na roda que está travando, e mais quatro solenóides de descarga que a abrem a passagem para a bomba de recirculação que retira fluído e pressão da roda que já está travada. A ECU do sistema Mark IV tem 55 pinos, já que conta com sistema de controle de tração ASR e mais duas solenóides exclusivas para esta ação de adequação da tração. A ECU do sistema Mark 20 é mais moderna, está junto a unidade hidráulica e bomba de recirculação e possui 28 pinos.
A falta de informação é o maior inimigo destes dois sistemas, e também a falta de comunicação com scanner dificulta seu diagnostico.
Na próxima edição, veremos Sistema ABS do Ford Ranger.