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  5. Parte 7 - Sistema de freio antiblocante ABS- Sistema 5.0

Parte 7 - Sistema de freio antiblocante ABS- Sistema 5.0

REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Pedro Luiz Scopino
21 de maio de 2009
Neste nosso sétimo encontro sobre sistema de freio ABS, estaremos abordando o sistema BOSCH 5.0 que esteve presente em veículos entre 1995 à 1997 no Brasil. Trata-se de um sistema com grande evolução em comparação ao anterior aplicado, pois tínhamos por exemplo, na linha Santana e Santana Quantum até o início de 1995, o sistema analógico 2S e para estes modelos a partir de março de 1995 temos o sistema 5.0, bem mais moderno, com componentes menores e mais leves, e já com memória e códigos de falhas, acesso a leituras e diagnósticos mais fáceis e precisos.
Ele possui unidade de comando eletrônico do ABS incorporada à unidade hidráulica, com a bomba de recirculação, quatro sensores e quatro canais, e ainda a pré disposição para sistema ASR (controle de tração), utilizado como exemplo no GM Vectra.


Unidade eletrônica e hidráulica

O seu diagnóstico pode ser via scanner, ou ponto a ponto através de multímetro, além de permitir acesso via código de piscadas.
Na aplicação do sistema ABS 5.0, temos os seguintes veículos:

• linha GM – Vectra CD com motor 2.0 16 válvulas 1995 à 1996
• linha VW – Santana e Quantum após fevereiro de 1995
• linha VW – Gol e Parati até março de 1996
• linha FORD – Versailles e Royale até dezembro de 1996

Uma curiosidade neste sistema de freio ABS é a presença de freio a tambor nas rodas traseiras, já que muito se comenta a respeito da obrigatoriedade do freio a disco, o que não é verdade, o controle eletrônico de frenagem funciona também com lonas e tambores de freio.

Fabricante – Bosch: Sistema 5.0

Componentes:

Unidade hidráulica - Está incorporada à unidade eletrônica e localizada próximo ao cilindro mestre de freio. Possui 8 solenóides sendo 4 de isolamento e 4 de descarga, ou seja, uma para cada canal de saída controlada pela ECU (uma por roda). Para cada solenóide há a seguinte posição: aberto ou fechado, o que significa dizer que para cada roda controlada pelo sistema ABS 5.0 há as seguintes posições:

• solenoide de isolamento aberta e de descarga fechada – sistema de freio hidráulico funciona normalmente sem a ação do ABS.
• solenoide de isolamento fechada e de descarga fechada – o controle do ABS entra em ação mas apenas isola a passagem do fluido para a roda correspondente, como o próprio nome diz está apenas isolando a passagem do fluido de freio; neste momento é feito o controle da pressão e não há movimentação no pedal de freio.
• solenoide de isolamento fechada e de descarga aberta – neste caso além de isolar a pressão nesta roda, mesmo pressionando o pedal fortemente não aumenta a pressão na mesma; o sistema abre a válvula de descarga e simultaneamente aciona a bomba de recirculação ou recalque e retira a pressão e fluido da roda; neste momento é que se observa o movimento do pedal de freio forçado pela movimentação do fluido de freio empurrado pela bomba de recirculação, ocorrendo a redução da pressão na roda correspondente.



Unidade eletrônica
Faz parte do conjunto unidade hidráulica e eletrônica, possui 40 pinos em seu conector elétrico e conector de diagnose separado e independente. Controla a lâmpada de diagnose, recebe e controla os sinais dos quatro sensores de velocidades das rodas, e comanda cada um dos oito solenoides da unidade hidráulica. Possui memória para armazenamento de falhas e leituras por via de códigos de falhas ou por scanner automotivo habilitado.

Em seu conector elétrico, existe um dispositivo automático que quando removido permanece acesa a lâmpada de falhas do ABS.

Sensores
O sistema 5.0 tem um sensor de velocidade por roda, sendo do tipo indutivo, alimentados pela própria ECU do ABS. Para a geração de sinais, tem a roda dentada em formato de anel fixo no lado externo da junta homocinética fixa, nas rodas dianteiras, e no cubo de rolamentos no tambor de freio, nas rodas traseiras. A ligação à ECU nas linhas VW e FORD se dá pelos pinos:

-roda dianteira esquerda – 16 e 17
-roda dianteira direita – 22 e 24
-roda traseira esquerda – 18 e 19
-roda traseira direita – 20 e 21

Já para a linha GM Vectra temos a seguinte ligação:
-roda dianteira esquerda – 12 e 13
-roda dianteira direita – 18 e 19
-roda traseira esquerda – 14 e 15
-roda traseira direita – 16 e 17

Bomba de recirculação
Possui relé especifico soldado na unidade eletrônica do freio ABS, está incorporada à unidade hidráulica. Há uma fita de ligação à massa em forma de malha de aterramento.

Diagnóstico
O sistema 5.0 pode ter acesso ao código de falhas com ou sem scanner automotivo.

Através de código de piscadas podemos identificar as falhas registradas em sua memória, seguindo o seguinte procedimento:

1. localizar o conector de diagnóstico próximo à unidade eletrônica
2. fazer um jamp “ligação” entre pinos 2 e 3 (apenas linhas FORD E VW)
3. ligar a ignição
4. contar as piscadas e comparar com a tabela:
Para apagar os códigos de falhas da memória, podemos acessar esta função via scanner ou até mesmo sem ele, desligando a bateria, interrompendo a alimentação da ECU por alguns minutos. Outra opção é ligar e desligar a ignição por 20 vezes.


Em caso de troca, o anel dentado deverá ser instalado na nova homocinética


Homocinética montada no veículo

Comentários
O sistema de ABS 5.0 estava em uma pequena gama de veículos, ainda em uma ocasião que o mercado consumidor não entendia o que era e como funcionava um sistema de segurança tão importante quanto o sistema ABS.
Mesmo assim, aparece nos centros de reparação automotiva um ou outro veículo com este sistema, mais particularmente na linha GM Vectra, que além de ABS também tinha incorporado o sistema de controle de tração ASR que será tema em matéria futura nesta série.

A dica fica por conta de falha no interruptor de pedal de freio e nos próprios sensores de velocidade das rodas, que apresentam mau contato ou circuito aberto por quebra do conector e do próprio chicote. O aterramento da ECU é  pelo pino 1, e alimentação positiva pelos pinos 2, 3 e 4, passando pelos fusíveis F1 (suporte da unidade hidráulica 60 Ampéres) e F2 (caixa de fusíveis posição 34 de 10 A).

Curiosidade: A homocinética utilizada na versão sem ABS é a mesma do veículo com o sistema, e o que a diferencia é a existência ou não da roda dentada.

Na próxima edição, veremos SISTEMA 5.3 de freio ABS.

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