Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil
Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veiculo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.
E-mail de contato: [email protected]
InstagramFacebookTikTok
Atalhos
NoticiasComunidade
Outros Assuntos
RotaMarcas na OficinaImagem das Montadora
Fórum Oficina Brasil
Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil
Jornal Oficina Brasil
Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos Reservados
Política de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Técnicas
  4. /
  5. Parte 7 – Procedimento para reparo na caixa automática 4L30E (GM Omega e BMW Série 3)

Parte 7 – Procedimento para reparo na caixa automática 4L30E (GM Omega e BMW Série 3)


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Carlos Napoletano Neto
12 de janeiro de 2011
Conforme prometido, neste número finalizaremos a montagem da transmissão 4L30E produzida pela GM Powertrain France, e utilizada nos modelos GM Omega anos 93 até 98, BMW Série 3 americana, Isuzu Trooper e Honda Passport.

1. Instale os sete parafusos do corpo de válvulas (80) indicados pela figura 1, utilizando uma chave soquete de 13 mm, somente com as mãos. Dê o aperto final com um torquímetro, no torque de 18 Nm.

2. Instale a junta da tampa do servo de aplicação da cinta 1-2 (83) e a tampa do servo (82) fixando-os à carcaça (84) com os 4 parafusos de fixação do servo (81) utilizando o cabo de força e uma chave soquete de 13 mm, conforme mostra a figura 2. Dê o aperto final com o torque de 18 Nm.

3. Instale o conjunto da mola retentora da válvula manual com seu rolete (87) e o clipe da trava do chicote (86) ao corpo de válvulas principal (85), prendendo-os com 2 parafusos de fixação do corpo de válvulas (80), utilizando o cabo de força e uma chave soquete de 13 mm, conforme indica a figura 3.

4. Conecte o conjunto do chicote elétrico (88) ao conector da carcaça principal (89) posicionando-os conforme mostra a figura 4.
NOTA: O chicote deverá ser direcionado corretamente e preso através do clipe retentor (86) conforme indica a figura 4.

5. Instale o filtro de óleo (90) ao corpo de válvulas principal (85) e fixe-o com seus 3 parafusos de fixação (80) utilizando o cabo de força e uma chave soquete de 13 mm, conforme mostrado na figura 5. dê o aperto final de 18 Nm com o auxilio de um torquímetro.

6. Instale a junta do cárter principal (91) conforme indicado pela figura 6.

7. Instale o cárter principal (92) e fixe-o com 16 parafusos (94) utilizando o cabo de força e uma chave soquete de 10 mm. Aperte-os com um torque final de 10 Nm.

NOTA: Certifique-se que o ímã coletor de limalhas (93) esteja posicionado corretamente no cárter quando ele for instalado. (veja a figura 7)

8. Instale as juntas e a placa de transferência do corpo de válvulas secundário (95 e 96) conforme indicado pela figura 8.

9. Alguns modelos requerem uma esfera de controle (97) na carcaça intermediária. Instale a esfera em sua passagem na posição indicada pela figura 9, se necessário, antes de instalar as juntas e a placa de transferência do corpo de válvulas secundário.

10. Posicione o conjunto do corpo de válvulas secundário (98) conforme mostrado na figura 10 e instale-o em seu local na carcaça.
NOTA: Certifique-se que o chicote do corpo de válvulas secundário (101) esteja posicionado por baixo da placa de transferência do corpo de válvulas (100) conforme indicado na figura 11, antes de fixar o corpo de válvulas através de seus parafusos (99).

11. Utilizando o cabo de força e uma chave soquete de 13 mm, instale os 7 parafusos no corpo de válvulas secundário (99), e aperte-os com o torque de 18 Nm, conforme mostra a mesma figura 11.

12. Conecte o chicote do corpo de válvulas secundário (101) ao conector elétrico da carcaça (104), conforme indicado pela figura 12.

13. Instale a junta do cárter secundário (105) conforme mostra a figura 13.

14. Instale o Carter secundário (106) e fixe-o à carcaça (108) com seus 12 parafusos de fixação (107) utilizando uma chave soquete de 10 mm e o cabo de força. Dê o aperto final nos parafusos em 10 Nm utilizando um torquímetro, conforme indica a figura 14.

15. Instale o interruptor de posição da alavanca (109) ao eixo seletor (110), fixando-o com seus 2 parafusos (111) com o auxílio de uma chave soquete 10 mm e o cabo de força, conforme mostra a figura 15. Aplique torque final de 10 Nm.

16. Se você não quiser esquecer nenhuma peça ou ferramenta em seu local de trabalho, limpe todas elas,  e coloque-as de volta em seus lugares. (Figura 16)
17. Você completou os procedimentos de montagem da transmissão 4L30-E. Lembre-se que o melhor serviço que você pode prestar ao seu cliente é fazer bem feito logo da primeira vez. EVITE RETORNOS!


No próximo número, veremos os procedimentos de preparação dos conjuntos de embreagem, regulagem de cinta e folgas da transmissão que terminamos de montar. Até lá e um ótimo 2011 a todos!

 

 

 

 

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Técnicas
Técnicas
Descubra como o calor perdido pode se transformar em potência extra nos motores a combustão
Técnicas
Técnicas
Diferenças e a importância das baterias no sistema start/stop
Técnicas
Técnicas
Quando fazer a limpeza do bico injetor do seu carro?