Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Atalhos

NotíciasComunidade

Oficina Brasil Educa

Cursos e Palestras

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum

Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Técnicas
  4. /
  5. Parte 7 – De maneira simples aprenda a parte elétrica

Parte 7 – De maneira simples aprenda a parte elétrica

REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Alexandre Pandolfi Peres
10 de setembro de 2010


Alexandre Pandolfi Peres
Alekareka Assistência 24 Horas
[email protected]
Alekareka é consultor técnico e ministra cursos sobre eletrônica embarcada

Dando continuidade a esta série de matérias sobre o conceito da elétrica veicular na prática, falaremos sobre outros componentes e sinalizadores, que nada mais são que um ‘liga e desliga’. Com esta filosofia didática, vamos aprender um pouco mais deste assunto que deixa muito reparador de ‘cabelo em pé’.

Luz de ré

Nada mais é que um liga e desliga o interruptor ou ‘cebolinha’ como e chamado, e fica rosqueado na carcaça do cambio. Dela vai sair dois fios. Um fio é linha 15, corrente quando liga a chave. O outro fio vai para as lâmpadas traseiras de ré. Num teste rápido para saber se é a cebolinha com defeito é muito fácil. Basta juntar os dois fios da ‘cebolinha’. Se acender as lâmpadas de luz de ré, a cebolinha esta ruim. Obs: Deixe a ignição ligada!

Luz de freio
Nada mais é que um liga e desliga.
Antigamente o interruptor ou ‘cebolinha’ como é chamado, ficava no cilindro (burrinho) mestre. Atualmente fica localizado no pedal de freio. Dele saem dois fios. Um fio é linha 15 (corrente) quando liga a chave e o outro fio vai para as lâmpadas traseiras de freio. Num teste rápido para saber se a ‘cebolinha’ está com defeito é fácil. Basta juntar os dois fios da ‘cebolinha’ com a chave ligada e se acender as lâmpadas, o defeito é a ‘cebolinha’.

Luz de cortesia
As luzes de cortesia de um veículo são acionadas nos interruptores de porta com corrente positiva ou negativa.
Funcionamento do sistema da lâmpada de cortesia com ‘terra’
A lâmpada recebe um positivo e um terra direto, por isso quando você quer ler alguma coisa é necessário mudar o botão da lâmpada, e se desejar deixar no modo automático que nada mais é que  no interruptor da porta. Este está ‘aterrado’ e parafusado no batente da porta. Quando a porta é aberta, o interruptor faz a ligação do terra. Automaticamente a lâmpada que já possui o positivo direto que é linha 30 (corrente direta da bateria), se acenderá. O princípio de funcionamento é o mesmo para interruptor positivo.
Obs: É possível também utilizar relês temporizadores juntos, que ao sair do veículo a luz se apaga devagar, mas a ligação é a mesma, porém acrescentamos o relê para ambos, seja um sistema positivo ou negativo.

Freio de estacionamento
Quando você aciona a alavanca do freio de estacionamento, a lâmpada indicadora no painel do veículo acende. Isto acontece porque existe um interruptor debaixo da alavanca, que nada mais é que um liga e desliga. Em alguns veículos o interrupttor chega a ser de lateral de porta, idêntico ao utilizado como luz de cortesia.
Funcionamento do
sistema da luz de freio de estacionamento
Um fio sai do interruptor e vai direto para a lâmpada do painel. A lâmpada recebe uma corrente linha 15 e o interruptor está parafusado na carcaça, que ao ser puxado envia ‘terra’ para a luz acender.
Às vezes o interruptor é duplo, aí a ligação é idêntica a cebolinha de freio.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Técnicas
Técnicas
Diagnóstico técnico do sensor de rotação nos motores EA211 da Volkswagen
Técnicas
Técnicas
Sensor de rotação VW EA111 em diagnóstico avançado com falhas comuns e técnicas de teste
Técnicas
Técnicas
A Evolução das Normas de Lubrificantes: Entendendo as Diferenças e a Importância das Homologações de Fabricante