Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Cursos EAD
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Banner WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2026. Todos Direitos Reservados
Termos de UsoPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Técnicas
  4. /
  5. Parte 6 – Procedimento para reparo na caixa automática 4L30E (GM Omega e BMW Série 3)

Parte 6 – Procedimento para reparo na caixa automática 4L30E (GM Omega e BMW Série 3)

REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Carlos Napoletano Neto
09 de novembro de 2010

Dando continuidade à seria de matérias sobre a transmissão 4L30-E, utilizada nos veículos Omega até 1998, BMW Série 3 importados dos Estados Unidos e Honda Passport, seguiremos com a montagem e os cuidados a serem tomados por parte dos técnicos reparadores, para um perfeito funcionamento desta transmissão automática.

 


Instale o compressor da tampa do acumulador 3-4 na carcaça intermediária, conforme mostra a figura 1.

NOTA: Certifique-se que a ferramenta compressora esteja instalada corretamente alinhando o pino localizador no furo da carcaça e apertando a borboleta do dispositivo na rosca do parafuso de fixação do tubo de enchimento.

Aperte o parafuso do dispositivo e comprima da tampa do acumulador (48).
Utilizando um alicate de travas apropriado, instale o anel trava do pistão do acumulador 3-4 (49) conforme indicado pela figura 2.

Remova o dispositivo compressor.

Instale o anel vedador do tubo de enchimento (50) na carcaça principal (54).

Coloque somente com as mãos o parafuso de fixação do tubo de enchimento (51) e aperte-o utilizando o cabo manivela e uma chave soquete de 10 mm conforme mostrado na figura 3.
Gire a transmissão 180 graus na posição vertical com a extensão traseira voltada para cima.

Instale a engrenagem trava do “park” (55) no eixo de saída conforme indica a figura 4.

Instale a junta da carcaça da extensão (56), engrenagem motriz do velocímetro (58), e engrenagem impulsora do sensor de velocidade (57), conforme indicado pela figura 5.

NOTA: A engrenagem motriz do velocímetro poderá não ser utilizada em todas as versões desta transmissão (58).

Instale o conjunto da extensão (59) na carcaça principal (60) conforme indica a figura 6.

NOTA: A haste atuadora (61) deverá ser posicionada em “park” para que a garra de estacionamento e sua respectiva mola dentro da carcaça estejam aplicadas. (figura 6).

Instale os 7 parafusos que fixam a extensão (62) e aperte-os utilizando o torquímetro e uma chave soquete de 14 mm.
Instale o flange do eixo de saída (64) ao eixo de saída e posicione a porca com a mão (63).

Aperte a porca de fixação do flange do eixo de saída(63) utilizando o cabo manivela e uma chave soquete de uma polegada e meia conforme mostra a figura 8.

NOTA: Posicione a alavanca seletora de marchas na posição “park” (posição totalmente para baixo). Isto irá travar o eixo de saída e evitar que ele gire ao apertar a porca do flange de saída.

Instale o conjunto da engrenagem motriz do velocímetro (66) ao conjunto da extensão (65) conforme indicado pela figura 9.
Fixe o conjunto do velocímetro (66) ao conjunto da extensão (65) com um parafuso (67), utilizando o cabo manivela e uma chave soquete de 10 mm.

NOTA: Para verificar a correta instalação do conjunto motriz do velocímetro gire o flange de saída e o eixo do velocímetro deverá girar livremente dentro do conjunto.

Instale o sensor de velocidade (68) e o anel o-ring (69) ao conjunto da extensão (65) conforme mostrado na figura 10.
Fixe o sensor de velocidade (68) ao conjunto da extensão (65) com um parafuso (70) utilizando o cabo manivela e uma chave soquete de 10 mm.
Gire a transmissão para a posição horizontal, com o cárter voltado para cima.
Instale o posicionador do pistão do servo no alojamento do servo.

NOTA: Certifique-se que a cinta do freio esteja posicionada corretamente antes da instalação do servo. Gire o eixo de saída se necessário e com o auxilio de uma chave de fenda empurre a cinta para a frente até que o furo na cinta esteja alinhado com o alojamento do servo.

Instale a haste de aplicação do pistão do servo (72) com o lado redondo voltado para a carcaça, mola de retorno do pistão do servo (73) e o conjunto do pistão do servo (71) no dispositivo posicionador do pistão conforme mostra a figura 11.


Instale o compressor da tampa do servo conforme mostrado na figura 12.


Comprima o pistão do servo(71) girando o manipulo da ferramenta no sentido horário.


Utilizando um alicate apropriado, instale o anel trava na tampa do pistão do servo (74).


Remova o compressor da tampa do servo e o dispositivo posicionador do pistão do servo.

NOTA: Ressalto da ferramenta voltado para a traseira da carcaça.

Instale as duas esferas de controle (75) nas passagens hidráulicas da carcaça da transmissão conforme indica a figura 13.

Posicione o conjunto do corpo de válvulas principal (78) na carcaça (79) conforme indica a figura 14, conectando a haste da válvula manual (77) à válvula manual (76) e encaixando o corpo de válvulas (78) em seu lugar.

NOTA: A válvula manual deverá estar estendida, pois o lado mais curto da haste da válvula manual está conectado à alavanca seletora de marchas, e seu lado mais longo vai conectado à válvula manual.

No próximo número, daremos seqüência à montagem final da transmissão 4L30-E atendendo aos cuidados necessários para um trabalho sem retorno. Até lá!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leia também

  • Como Diagnosticar falhas presente no Sistema de Ignição do ZETEC Rocam
  • EGR - Recirculação de gases em veículos a Gasolina – cuidados e manutenção
  • Por que o motor ZETEC ficou conhecido como um motor que superaquece
  • ADITIVOS NO DIESEL: SOLUÇÃO PREVENTIVA OU RISCO PARA O SISTEMA COMMON RAIL?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Acessar Manuais Técnicos

Conteúdo
útil?

Faça login para avaliar

Foi útil?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
HB20 1.6 não desenvolve após motor reformado: será que o problema está fora do motor?
HB20 1.6 não desenvolve após motor reformado: será que o problema está fora do motor?
06 de outubro de 2026
VW Polo demora para pegar e scanner sem falha pode esconder o problema; veja análise
VW Polo demora para pegar e scanner sem falha pode esconder o problema; veja análise
06 de outubro de 2026
Amortecedores de alta absorção: Como os off-road anulam impactos severos
Amortecedores de alta absorção: Como os off-road anulam impactos severos
06 de outubro de 2026
Chevette ou Kadett? A Conexão entre a GM Brasil e a Opel
Chevette ou Kadett? A Conexão entre a GM Brasil e a Opel
05 de outubro de 2026
Catalisador com baixa eficiência pode acender a luz de injeção e gerar retrabalho na oficina; veja avaliação
Catalisador com baixa eficiência pode acender a luz de injeção e gerar retrabalho na oficina; veja avaliação
05 de outubro de 2026

Novos cursos EAD

Entenendo o Sistema de Suspensão
Driv

Entenendo o Sistema de Suspensão

Sistemas de Freios
Driv

Sistemas de Freios

Peças do Cliente?
Ultracar

Peças do Cliente?

Planejamento
Ultracar

Planejamento