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  5. Parte 5 – Procedimento para reparo na caixa automática 4L30E (GM Omega e BMW Série 3)

Parte 5 – Procedimento para reparo na caixa automática 4L30E (GM Omega e BMW Série 3)


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Carlos Napoletano Neto
08 de outubro de 2010

 

 

Neste número, daremos continuidade aos procedimentos de montagem dos componentes internos da transmissão 4L30-E, presente nos veículos Omega nacionais, Honda Passport, Isuzu Trooper e BMW 325 americana.

1. Aplique uma pequena quantidade de vaselina na arruela de apoio (17) e instale-a no conjunto de embreagem da 2ª marcha (18) com suas orelhas para baixo e assentada firmemente em seu rasgo de trava.
2. Instale o conjunto da embreagem da 3ª marcha (16) no conjunto da 2ª marcha (18) conforme mostra a figura 1.



NOTA: Certifique-se de alinhar os discos da embreagem no tambor da 2ª marcha antes de instalar o conjunto da 3ª marcha.

3. Segure firmemente o eixo intermediário, gire e assente o conjunto de embreagem da 3ª marcha (16) no conjunto da embreagem da 2ª marcha (18).
NOTA: Continue segurando firmemente todo o conjunto para montá-lo agora no carregador planetário.

4. Abaixe o conjunto de embreagens da 2ª e 3ª marchas (18 e 16) na carcaça principal (19) e gire lentamente o eixo intermediário para assentar os dois conjuntos no carregador planetário (13), conforme mostra a figura 2.

NOTA: Mantenha firmemente seguro o eixo intermediário durante sua instalação, segurando os conjuntos de embreagem da 2ª e 3ª marchas.

5. Instale os discos da embreagem da marcha a ré (21 e 22) no conjunto do tambor da 2ª marcha (23) conforme indicado na figura. Comece com um disco de aço (21) e então com um disco revestido (22) seguindo esta seqüência até instalar todos eles.

NOTA: O disco de embreagem ondulado (20) deverá ser instalado por último. (Veja figura 3).

6. Instale dois pinos guia na carcaça principal (19) conforme mostra a figura 4.

7. Posicione a carcaça intermediária (24) sobre os pinos guia e instale-a na carcaça principal (19).

NOTA: Assegure-se que o anel de vedação da carcaça intermediária (25), os dois anéis de vedação dos canais de lubrificação (27) e a arruela de apoio (26) estejam corretamente posicionados antes da instalação da carcaça intermediária. Utilize uma pequena quantidade de vaselina neutra para manter a arruela de apoio fixada ao suporte central. (Figura 4).

8. Instale a arruela de apoio (28) com as orelhas voltadas para baixo, conforme indica a figura 5.

9. Instale a engrenagem anelar da sobremarcha (29) e seu rolamento de apoio (30) no eixo intermediário, conforme mostra a figura 6.


NOTA: Instale o rolamento de apoio (30) com seu lado escuro voltado para cima.

10. Instale a carcaça da embreagem de uma via (roda livre) (32) segurando o eixo da turbina (31) e baixando a carcaça dentro da engrenagem anelar da sobremarcha (29) conforme indica a figura 7. Gire lentamente o eixo da turbina (31) e assente a carcaça da embreagem de uma via (roda livre) (32) dentro da engrenagem anelar da sobremarcha (29).


11. Instale os discos da embreagem da 4ª marcha conforme mostra a figura 8, na carcaça da embreagem de uma via (roda livre) (32) na seguinte ordem: Disco de aço (33), Disco revestido (34), Disco de aço, Disco de aço, disco revestido e disco de aço.

NOTA: Os discos de aço deverão ser instalados com a orelha mais curta apontando para o corpo de válvulas.
(Veja detalhes na figura 8).

12. Instale o anel espaçador da 4ª marcha (35) conforme indicado na figura, com o rebaixo

apontando para cima e para o corpo de válvulas. (Veja a figura 9)

13. Instale a junta da bomba de óleo na carcaça principal (40) posicionando-a através dos pinos guia. (Figura 10).

14. Instale a arruela de apoio seletiva (38) no conjunto da bomba de óleo (37) com suas orelhas para baixo.

NOTA: Utilize vaselina neutra para fixar provisoriamente a arruela seletiva no conjunto da bomba de óleo.

15. Instale a carcaça do conversor (36) e o conjunto da bomba de óleo (37) posicionando-os sobre os pinos guia e assentando-os na carcaça intermediária (39) conforme mostra a figura 10.

NOTA: O furo do pino na carcaça do conversor deverá estar voltado para o corpo de válvulas.

16. Coloque cinco dos parafusos de fixação da carcaça do conversor de torque com as mãos (41).


17. Remova os pinos guia e coloque os dois parafusos remanescentes com as mãos.


18. Utilizando uma chave soquete 13 mm e o prolongador com o cabo força, aperte os sete parafusos de fixação conforme mostra a figura 11.


19. Instale o anel de vedação do eixo da turbina (43) conforme mostra a figura 12.


20. Posicione o pistão do acumulador 3-4 (44) no dispositivo de montagem do acumulador. (Figura 13)


21. Instale o dispositivo na carcaça intermediária conforme mostra a figura 13 e pressione o pistão do acumulador até seu completo assentamento (44).


22. Remova o dispositivo.


23. Instale o pino (46), mola do pistão (47) e a tampa do pistão (48) na carcaça intermediária (45) conforme indicado na figura 14.


No próximo número, daremos continuidade aos procedimentos de montagem desta transmissão, lembrando que a qualidade do serviço e limpeza do local de trabalho, bem como a utilização de ferramentas especiais e informação técnica, contribuem para a durabilidade do reparo e satisfação do cliente. Até lá!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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