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  5. Parte 5 – Apresentação do câmbio automático AL4/DP0 (Renault, Peugeot e Citroën)

Parte 5 – Apresentação do câmbio automático AL4/DP0 (Renault, Peugeot e Citroën)


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Carlos Napoletano Neto
18 de janeiro de 2010
Nos números anteriores publicamos os procedimentos para remoção e desmontagem da transmissão AL4 produzida para os veículos franceses, sendo que na Renault ela possui a denominação AL4.
Neste número, após finalizar a desmontagem e verificação dos componentes da transmissão, iniciaremos a remontagem e ajuste de seus componentes para o correto funcionamento dela.

Remontagem da transmissão

Instale o anel trava (10) na ferramenta especial (8), conforme a figura 1.
Obrigatório: Posicione o anel trava com o lado cônico menor voltado para o alicate de travas. Posicione o ponto “d” das aberturas para cima.
Instale o conjunto no eixo dianteiro.
Instale o anel trava (10), utilizando a ferramenta (2), uma prensa de bancada e o alicate especial para travas. - Fig.2
Obrigatório: Verifique se o anel trava está corretamente assentado em sua ranhura.
Reassente o pistão (9) utilizando a ferramenta especial (6).
Posicione: - Figs. 3 e 4
• A ferramenta interna(9)
• A ferramenta externa(7)
• Instale o conjunto das molas de retorno (8) com a parte plana para cima.
• O contra pistão (7). Fig.4
Comprima o contra pistão (7) até que a ferramenta (9) encoste em seu batente, através de uma prensa de bancada e a ferramenta especial (1). Fig. 5
Remova a ferramenta (9) e verifique novamente se o anel trava (6) está corretamente assentado com o auxilio do alicate para travas.
Remova:
• A ferramenta (1)
• A ferramenta (7)
Obrigatório: Verifique se o anel trava (6) está corretamente assentado em sua ranhura.
Instale os discos do conjunto da embreagem E2. Fig. 6
Nota: O primeiro disco possui ressaltos externos. Posicione o lado liso do disco voltado para o pistão (9).
Instale:
• A placa de reação (5) – lado chanfrado voltado para o lado do anel trava (4).
• O anel trava (4).
Obrigatório: Posicione a abertura externa do anel trava (4) nas aberturas da carcaça das embreagens E1 e E2.

Verificação de folgas
Embreagem E1
Posicione o eixo de entrada na tampa traseira com o pistão do Freio F1 instalado. Fig. 7
Atenção: Certifique-se que o eixo de entrada esteja corretamente instalado na carcaça, girando-o em ambas as direções várias vezes.
Instale:
• O conjunto em uma bancada firme com cobertura metálica.
• Um relógio comparador (10) e sua base magnética (11).
• A ponta apalpadora (10) do relógio na placa de reação (12)
Zere o relógio comparador.
Aplique ar comprimido sob baixa pressão (20-30 psi, 0,7-1,0 bar) na embreagem E1 (no orifício de aplicação “c” da figura 7.
Leia o valor no comparador (10) e desaplique o ar comprimido.
Obrigatório: O curso da embreagem E1 (indicado por “A” na figura 8) deverá estar entre 1,0 e 1,4 mm, caso contrário substitua a placa de reação (12).

Tabela de espessuras da placa de reação da embreagem E1, disponíveis para substituição:
6,92 mm - 7,19 mm - 7,46 mm - 7,73 mm - 8,00 mm - 8,27 mm - 8,54 mm - 8,81 mm - 9,08 mm - 9,35 mm - 9,62 mm

Embreagem E2
Posicione o eixo de entrada na tampa traseira com o pistão do freio F1 instalado. Fig. 9
Atenção: Certifique-se que o eixo de entrada esteja corretamente instalado na carcaça, girando-o em ambas as direções várias vezes.
Instale:
• O conjunto em uma bancada firme com cobertura metálica.
• Um relógio comparador (10) e sua base magnética (11).
• A ponta apalpadora (10) do relógio na placa de reação (5)
Zere o relógio comparador e aplique ar comprimido sob baixa pressão (20-30 psi, 0,7-1,0 bar) na embreagem E1 (no orifício de aplicação “a” da figura 9.
Leia o valor no comparador (10) e desaplique o ar comprimido.
Obrigatório: O curso da embreagem E2 (indicado por “B” na figura 10) deverá estar entre 2,0 e 2,4 mm, caso contrário substitua a placa de reação (5).

Tabela de espessuras da placa de reação da embreagem E2, disponíveis para substituição:
4,00 mm - 4,25 mm - 4,50 mm - 4,75 mm - 5,00 mm - 5,25 mm - 5,50 mm - 5,75 mm - 6,00 mm - 6,25 mm

Instale:
• O rolamento de apoio (3)
• O cubo da carcaça da embreagem (2)
• A engrenagem solar (1)
Obrigatório: Para se certificar que o conjunto está montado corretamente, verifique as seguintes medidas:
C = 184,0 + - 0,5 mm
D = 206,0 + - 0,5 mm

Remoção e reinstalação do controle seletor interno
1 - Ferramentas recomendadas . Figura 12
(Instalador do vedador do eixo seletor) (1)

2 - Remoção
Esta operação necessita que a carcaça do conversor de torque e o corpo de válvulas sejam removidos da transmissão.
Remova o vedador do eixo seletor (1) utilizando um saca pinos por dentro da carcaça do mecanismo – Figura 13
Remova:
• O pino (2) - Figura 14
• O setor esférico liberando-o do liame de acionamento
• O seletor e os dois liames liberando-os do rolamento interno girando-os.
Remova o rolamento interno (3) do pino de controle utilizando um saca pinos. – Figura 15

3 - Reinstalação
Instale: Figura 16
• O rolamento interno (3) do pino de controle, utilizando uma saca pinos com diâmetro de 12,0 mm.
• O seletor e os dois liames girando-os através do furo do vedador da carcaça.
• Instale o liame de controle no setor esférico
• Reinstale o pino (2) apertando-o com um torque de 33,0 Nm.
• Limpe o alojamento do vedador (1).
Instale o novo vedador utilizando a ferramenta especial (1).
No próximo número continuaremos com os procedimentos de remontagem e ajuste dos componentes internos da transmissão AL4, para que o técnico reparador execute um serviço de qualidade.
Até lá.

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