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  5. Parte 4 - Descrição e operação da transmissão FNR5 (Ford Fusion)

Parte 4 - Descrição e operação da transmissão FNR5 (Ford Fusion)


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Carlos Napoletano Neto
24 de agosto de 2009

Agora que já apresentamos os principais componentes da transmissão FNR5 utilizada no Ford Fusion, com explanação sobre o corpo de válvulas, a visão geral do controle da transmissão, do módulo de controle da transmissão (TCM) e do programa de funcionamento de emergência, finalizaremos esta série com a descrição dos sensores que estão ligados à caixa e do Acionador do Bloqueio das Mudanças (BSIA).

Sensor de Posição da Transmissão (TR)
O sensor de posição da transmissão (TR) está situado na árvore da alavanca de controle manual na caixa da transmissão.
Quando a árvore da alavanca de controle manual se desloca através do cabo da alavanca seletora, um pino de engate no anel interno do sensor TR desloca-se através das várias posições. Os sinais são transmitidos ao TCM, às luzes de ré e ao relé de bloqueio do interruptor na partida.

NOTA: O funcionamento correto do sensor TR é garantido apenas quando o cabo da alavanca seletora está regulado corretamente.
Os sinais do sensor TR são utilizados para as seguintes funções:
• reconhecer a posição da alavanca seletora;
• ativar o relé de bloqueio na partida;
• ativar as luzes de marcha à ré.
Não existe um sinal alternativo para o sensor TR.
Se a conexão for cortada, não será possível colocar o veículo em funcionamento.



Interruptor de Posição do Pedal do Freio (PPF)
O interruptor de posição do pedal do freio (BPP) está montado no suporte do pedal do freio.
Esse interruptor acende as luzes de freio e indica ao PCM quando os freios são aplicados.
O sinal do interruptor das luzes de freio é recebido do PCM pelo TCM e utilizado para as seguintes funções:
• liberar o TCC quando o pedal do freio é pressionado;
• desligar o bloqueio da alavanca seletora quando o pedal do freio é pressionado com a alavanca na posição P.
Não existe um sinal alternativo para o sensor BPP.
Se a conexão com o BPP for interrompida, não será possível deslocar a alavanca seletora para fora da posição P.


Sensor de Temperatura do Fluido da Transmissão (TFT)
O sensor de temperatura do fluido da transmissão (TFT) está situado no chicote interno às válvulas solenóides no cárter da transmissão.
Trata-se de uma resistência e mede a temperatura do óleo da transmissão.
O TFT é utilizado pelo TCM para as seguintes funções:
• não é possível aplicar a TCC até que o fluido da transmissão atinja uma temperatura determinada;
• não é possível engatar a 4ª velocidade em temperaturas negativas extremamente baixas até que seja atingida a temperatura normal de operação;
• se a temperatura do fluido da transmissão for excessiva, é selecionada uma curva de mudança de velocidade predefinida e a TCC é fechada em 2, 3, 4 e 5 e o indicador de advertência da transmissão é ativado. Não há um sinal alternativo para o sensor TFT.
Acionador do Bloqueio das Mudanças (BSIA)

Com a chave de ignição LIGADA, o acionador de bloqueio das mudanças (BSIA) da alavanca de mudanças é acionado pressionando o pedal do freio (sinal do interruptor BPP). Este procedimento faz retrair o pino de trava de forma que a alavanca seletora possa ser retirada da posição P.


Função Alternativa
No caso de falha do sinal do pedal freio em conseqüência de um defeito, é possível desbloquear manualmente a alavanca.
Para tanto, é necessário remover a tampa do mecanismo de desengate e empurrar um objeto adequado (chave de ignição) para dentro da abertura até poder remover a alavanca seletora da posição P.

NOTA: Se for selecionada novamente a posição P, a alavanca seletora volta a bloqueá-la.
A/C
Se o PCM registrar um sinal de redução de velocidade (Válvula de Aceleração Totalmente Aberta (WOT), borboleta do acelerador aberta a 95%), o A/C é desligado por um período máximo de 15 segundos.           
Relé Inibidor de Partida
O relé impede a partida do motor nas posições R, D e L da alavanca seletora manual.
O relé obtém a informação sobre a posição da alavanca seletora diretamente do sensor TR.

Solenóide de Bloqueio da Chave de Ignição
O solenóide está incorporado na trava da ignição. Na posição P da alavanca seletora, não há qualquer conexão de terra do solenóide. O pino-trava não encaixa no cilindro da chave de ignição.
Em todas as outras posições da alavanca seletora, a conexão terra ao solenóide está fechada e o pino-trava encaixa no cilindro da chave de ignição.
Quando a alavanca seletora manual não está na posição P, não é possível remover a chave de ignição.

Indicador de Advertência do Trem de Força
O indicador de advertência do trem de força é laranja e está localizado no grupo de instrumentos do painel.
Esse indicador acende para informar ao motorista que o controle da transmissão mudou para o programa de funcionamento de emergência ou que a temperatura do fluido da transmissão está muito alta.

 

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