Agora que já apresentamos os principais componentes da transmissão FNR5 utilizada no Ford Fusion, com explanação sobre o corpo de válvulas, a visão geral do controle da transmissão, do módulo de controle da transmissão (TCM) e do programa de funcionamento de emergência, finalizaremos esta série com a descrição dos sensores que estão ligados à caixa e do Acionador do Bloqueio das Mudanças (BSIA).
Sensor de Posição da Transmissão (TR)
O sensor de posição da transmissão (TR) está situado na árvore da alavanca de controle manual na caixa da transmissão.
Quando a árvore da alavanca de controle manual se desloca através do cabo da alavanca seletora, um pino de engate no anel interno do sensor TR desloca-se através das várias posições. Os sinais são transmitidos ao TCM, às luzes de ré e ao relé de bloqueio do interruptor na partida.
NOTA: O funcionamento correto do sensor TR é garantido apenas quando o cabo da alavanca seletora está regulado corretamente.
Os sinais do sensor TR são utilizados para as seguintes funções:
• reconhecer a posição da alavanca seletora;
• ativar o relé de bloqueio na partida;
• ativar as luzes de marcha à ré.
Não existe um sinal alternativo para o sensor TR.
Se a conexão for cortada, não será possível colocar o veículo em funcionamento.
Interruptor de Posição do Pedal do Freio (PPF)
O interruptor de posição do pedal do freio (BPP) está montado no suporte do pedal do freio.
Esse interruptor acende as luzes de freio e indica ao PCM quando os freios são aplicados.
O sinal do interruptor das luzes de freio é recebido do PCM pelo TCM e utilizado para as seguintes funções:
• liberar o TCC quando o pedal do freio é pressionado;
• desligar o bloqueio da alavanca seletora quando o pedal do freio é pressionado com a alavanca na posição P.
Não existe um sinal alternativo para o sensor BPP.
Se a conexão com o BPP for interrompida, não será possível deslocar a alavanca seletora para fora da posição P.
Sensor de Temperatura do Fluido da Transmissão (TFT)
O sensor de temperatura do fluido da transmissão (TFT) está situado no chicote interno às válvulas solenóides no cárter da transmissão.
Trata-se de uma resistência e mede a temperatura do óleo da transmissão.
O TFT é utilizado pelo TCM para as seguintes funções:
• não é possível aplicar a TCC até que o fluido da transmissão atinja uma temperatura determinada;
• não é possível engatar a 4ª velocidade em temperaturas negativas extremamente baixas até que seja atingida a temperatura normal de operação;
• se a temperatura do fluido da transmissão for excessiva, é selecionada uma curva de mudança de velocidade predefinida e a TCC é fechada em 2, 3, 4 e 5 e o indicador de advertência da transmissão é ativado. Não há um sinal alternativo para o sensor TFT.
Acionador do Bloqueio das Mudanças (BSIA)
Com a chave de ignição LIGADA, o acionador de bloqueio das mudanças (BSIA) da alavanca de mudanças é acionado pressionando o pedal do freio (sinal do interruptor BPP). Este procedimento faz retrair o pino de trava de forma que a alavanca seletora possa ser retirada da posição P.
Função Alternativa
No caso de falha do sinal do pedal freio em conseqüência de um defeito, é possível desbloquear manualmente a alavanca.
Para tanto, é necessário remover a tampa do mecanismo de desengate e empurrar um objeto adequado (chave de ignição) para dentro da abertura até poder remover a alavanca seletora da posição P.
NOTA: Se for selecionada novamente a posição P, a alavanca seletora volta a bloqueá-la.
A/C
Se o PCM registrar um sinal de redução de velocidade (Válvula de Aceleração Totalmente Aberta (WOT), borboleta do acelerador aberta a 95%), o A/C é desligado por um período máximo de 15 segundos.
Relé Inibidor de Partida
O relé impede a partida do motor nas posições R, D e L da alavanca seletora manual.
O relé obtém a informação sobre a posição da alavanca seletora diretamente do sensor TR.
Solenóide de Bloqueio da Chave de Ignição
O solenóide está incorporado na trava da ignição. Na posição P da alavanca seletora, não há qualquer conexão de terra do solenóide. O pino-trava não encaixa no cilindro da chave de ignição.
Em todas as outras posições da alavanca seletora, a conexão terra ao solenóide está fechada e o pino-trava encaixa no cilindro da chave de ignição.
Quando a alavanca seletora manual não está na posição P, não é possível remover a chave de ignição.
Indicador de Advertência do Trem de Força
O indicador de advertência do trem de força é laranja e está localizado no grupo de instrumentos do painel.
Esse indicador acende para informar ao motorista que o controle da transmissão mudou para o programa de funcionamento de emergência ou que a temperatura do fluido da transmissão está muito alta.