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  5. Parte 3 - Apresentação do câmbio automático AL4/DP0 (Renault, Peugeot e Citroën)

Parte 3 - Apresentação do câmbio automático AL4/DP0 (Renault, Peugeot e Citroën)

REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Carlos Napoletano Neto
16 de novembro de 2009

Dando continuidade a desmontagem da transmissão AL4, iniciada nos números anteriores, neste artigo mostraremos alguns componentes e cuidados a serem tomados com sua desmontagem.

Remova a arruela de apoio (24) – figura 1
Comprima a tampa do pistão de aplicação (25) do freio F3 utilizando uma ferramenta especial (2)
Remova o anel trava (26)
Libere a tampa do pistão (25) – Figura 2
Remova;
A ferramenta (2)
A tampa (27)
O pistão (28)
A mola (29) – figura 3

Diferencial e engrenagem intermediária
Remova;
A mola (30)
A haste da trava de estacionamento (31) e sua alavanca de acionamento (32), pressionando a alavanca (32) para liberar a haste da trava (31). – figura 4
Gire a alavanca 1/4 de volta para removê-la do liame de acionamento.
Trave o liame de acionamento (33) utilizando um arame.
Remova a engrenagem intermediária (35) simultaneamente com o diferencial (34). – figura 5

OBRIGATÓRIO – Cuidado para não riscar o assento dos vedadores durante esta operação.

Remova;
O calço (36)
O vedador (38)
O defletor do vedador (37) – figura 6

Desmontagem e remontagem – bomba de óleo
Remova a carcaça do conversor de torque (veja seção nesta matéria)
Coloque a bomba de óleo em uma bancada de serviço

1- DESMONTAGEM
Remova;
Parafusos de fixação da bomba (1)
Parafusos de fixação da carcaça da bomba (4)
A bomba de óleo da carcaça da transmissão (3) – figura 7

ATENÇÃO – Os pinos guia são firmemente presos a carcaça da bomba (2) e a mantém presa a sua carcaça (5). Desmonte-a com cuidado sem torcer a mesma.

Gire a bomba de óleo e bata levemente nela com um martelo plástico para separar a duas partes dela.
Solte o corpo da bomba de óleo (2) de sua carcaça (5).

2 - REMONTAGEM
OBRIGATÓRIO – Verifique visualmente todas as peças da bomba de óleo quanto a desgaste ou riscos. Verifique também sua bucha de alinhamento do conversor de torque. Caso sejam encontrados quaisquer danos ou desgaste, substitua toda a bomba. NÃO FAÇA REPAROS PARCIAIS NA BOMBA DE ÓLEO.
Instale somente a carcaça da bomba (5) na carcaça da transmissão (3). – figura 8

NOTA – Instale seus parafusos de fixação (4) apertando-os somente com a mão.

Instale a engrenagem motriz da bomba de óleo (6) na carcaça da bomba instalada na transmissão.

NOTA – Posicione o dente de acionamento da engrenagem voltado para o lado da carcaça da transmissão (para baixo).(2)

ATENÇÃO – A engrenagem motriz da bomba (6) e o corpo da bomba de óleo (2) são casados na fábrica a fim de assegurar uma folga mínima.

OBRIGATÓRIO – Verifique se os pinos guia do corpo da bomba estão em seu local de trabalho (7). – figura 9

Após a verificação, encaixe o corpo da bomba em sua carcaça.

OBRIGATÓRIO – Respeite a ordem de aperto dos parafusos de fixação da bomba, conforme mostrado a figura 10.
Aperte-os primeiramente com 5,0 Nm.
Após, reaperte-os com um torque final de 8,0 Nm.
Substitua os anéis de vedação do parafuso indicado com o número 1  - figura 11

OBRIGATÓRIO – RESPEITE A ORDEM DE APERTO DOS PARAFUSOS, CONFORME INDICADO PELA FIGURA 11.
Instale os parafusos do corpo da bomba
Aperte-os primeiramente com um torque de 5 Nm.
Aplique depois um torque final de 8 Nm.
Inspecione se as engrenagens da bomba de óleo giram livremente, utilizando o conversor de torque para isto.
Substitua o anel o-ring de vedação do corpo da bomba por um novo.
No próximo artigo, seguiremos com a inspeção e montagem dos componentes desta transmissão. Até lá.

Confira também a matéria no OB Digital!

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