Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil
Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veiculo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.
E-mail de contato: [email protected]
InstagramFacebookTikTok
Atalhos
NoticiasComunidade
Outros Assuntos
RotaMarcas na OficinaImagem das Montadora
Fórum Oficina Brasil
Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil
Jornal Oficina Brasil
Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos Reservados
Política de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Técnicas
  4. /
  5. Parte 21 – Sistema de freio antiblocante ABS- Volvo S70 2.5 Turbo

Parte 21 – Sistema de freio antiblocante ABS- Volvo S70 2.5 Turbo


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Da Redação
16 de julho de 2010

O sistema aplicado no S70 com motor 5 cilindros e 2.5 cilindradas cúbicas é da ATE, com quatro sensores e quatro canais de distribuição do fluído de freios, com lâmpada de diagnose no painel de instrumentos que ao ser ligada a ignição é acionada pela ECU do ABS por 2 segundos, e após a checagem inicial é apagada caso não haja sinais incorretos como sensores ou atuadores no sistema.


Sempre que a lâmpada de anomalia estiver acesa após a checagem inicial indica que há uma falha presente que torna o sistema inoperante, ou seja o S70 estará com o sistema auxiliar antiblocante excluso, e funcionará apenas o sistema hidráulico convencional de freios. É sempre bom, você amigo reparador, orientar seu cliente que um veículo com sistema auxiliar ABS que estiver com a lâmpada de anomalia acesa, estará com o sistema eletrônico excluso, mas o circuito hidráulico de distribuição de pressão do fluido de freio permanece o mesmo, o veiculo terá um freio normal como um veículo sem ABS.


Vamos aos detalhes do Volvo S70 2.5 sistema ATE:

Alimentação elétrica:


A linha 30 direto da bateria passa pelo maxi-fusível F4 de 50 A e chega aos pinos 09 e 25 da ECU, a linha 15 pós chave de ignição, chega ao pino 23 passando pelo F3 de 10 A.


O aterramento é pelos pinos 8 e 24.

Componentes:

UNIDADE ELETRÔNICA


Está junto com a unidade hidráulica formando um conjunto do sistema, localizada abaixo do cilindro mestre de freio, possui 25 pinos e sua fixação é com suporte à carroçaria do veiculo, em uma região com muita possibilidade de mal contato e umidade. Está diretamente controlando os sensores de velocidade das rodas 4S (4 sensores) e armazena em sua memória os códigos de falhas registrados em suas checagens iniciais e de trabalho. Sempre que alguma informação de sensor não for plausível a ECU registrará esta falha em sua memória de erros e excluirá o sistema ABS de funcionar. Ao ser desligada a ignição é feito um RESET de falha presente e se a falha não se apresentar a própria ECU volta a monitorar o sistema e o ABS estará novamente em pleno monitoramento e funcionamento.

Alimentação elétrica da ECU Eletrônica:


PINOS / SISTEMA    VOLVO S70
ATERRAMENTO    9 – 23 – 25
POSITIVO    8 – 24


UNIDADE HIDRÁULICA


Incorporada à unidade eletrônica, o controle hidráulico deste sistema é feito em 4K (4 canais), sendo que cada roda dianteira é controlada individualmente através das respectivas solenóides de isolamento ou diminuição de pressão do circuito hidráulico correspondente, e para as traseiras é feito com apenas uma solenóide por roda traseira neste circuito hidráulico.


A bomba de recalque pode ser testada diretamente com ligação à bateria do veículo (não fazer a ligação por mais de 10 segundos) e também pode ter seu enrolamento medido nos pinos 1 e 2 com um valor aproximado de 3 ohms.


As seis solenóides moduladas pela unidade hidráulica são:


• Isolamento e diminuição dianteira direita
• Isolamento e diminuição dianteira esquerda
• Isolamento traseira direita
• Isolamento traseira esquerda

SENSORES


Fazendo conjunto com rodas dentadas de 48 dentes contínuos, os quatro sensores de rotação são do tipo indutivo com variação de sinal de cerca de 0,25 V que pode ser testado com multímetro em tensão alternada ou ser visualizado via osciloscópio com variação em ondas senoidais de +0,25 até -0,25 V.


Não há ajustes de distância entreferros, entre cada sensor e a roda dentada.


Para teste em resistência elétrica, podemos medir diretamente no conector do sensor de velocidade ou no conector do módulo seguindo a sequência de pinos identificados. O valor para cada sensor é de cerca de 1.100 Ohms (1,1 KOhms).


Os sensores estão ligados à ECU eletrônica da seguinte forma:

DIANTEIRO DIREITO – pinos 03 e 18
DIANTEIRO ESQUERDO – pinos 04 e 11
TRASEIRO DIREITO – pinos 01 e 17
TRASEIRO ESQUERDO – pinos 02 e 10

COMENTÁRIOS DO SCOPINO AO REPARADOR


Em um sistema muito confiável e poucas falhas posso afirmar que na maioria dos S70 que consertei a falha estava em mal contato nos conectores dos sensores de rodas dianteiras. E este tipo de falha costuma ser do tipo intermitente que hora indica falha no painel pela lâmpada de anomalia acesa e logo depois de desligar e ligar a ignição a tal falha desaparece. É necessário limpar bem os terminais, examinado-os quanto a corrosão e umidade junto às torres dos amortecedores dianteiros.


Os relés deste ABS estão junto do conjunto de unidade elétrica e hidráulica, sendo soldados e sem substituição independente.


A comunicação com scanner automotivo com programa específico é feito pelo conector de 16 pinos, padrão EOBD localizado na tampa do console entre bancos dianteiros.


Para testar o interruptor de pedal de freio quanto ao seu sinal para a ECU basta medir com um voltímetro o pino 12 em relação à massa, que com o pedal livre deve indicar zero volts, e com o pedal aplicado deve indicar tensão da bateria.

Na próxima edição, veremos sistema ABS do Volkswagen Jetta.

 


Unidade eletrônico/hidráulica

Conector de diagnose

Conector 25 pinos da ECU

Painel de instrumentos

Sensor de velocidade roda dianteira

Pedro Luiz Scopino

Auto Mecânica Scopino, consultor do Oficina Brasil, vice-presidente da EASA-SP e integrande do Grupo GOE






NOTÍCIAS RELACIONADAS
Técnicas
Técnicas
Descubra como o calor perdido pode se transformar em potência extra nos motores a combustão
Técnicas
Técnicas
Diferenças e a importância das baterias no sistema start/stop
Técnicas
Técnicas
Quando fazer a limpeza do bico injetor do seu carro?