O sistema aplicado no S70 com motor 5 cilindros e 2.5 cilindradas cúbicas é da ATE, com quatro sensores e quatro canais de distribuição do fluído de freios, com lâmpada de diagnose no painel de instrumentos que ao ser ligada a ignição é acionada pela ECU do ABS por 2 segundos, e após a checagem inicial é apagada caso não haja sinais incorretos como sensores ou atuadores no sistema.
Sempre que a lâmpada de anomalia estiver acesa após a checagem inicial indica que há uma falha presente que torna o sistema inoperante, ou seja o S70 estará com o sistema auxiliar antiblocante excluso, e funcionará apenas o sistema hidráulico convencional de freios. É sempre bom, você amigo reparador, orientar seu cliente que um veículo com sistema auxiliar ABS que estiver com a lâmpada de anomalia acesa, estará com o sistema eletrônico excluso, mas o circuito hidráulico de distribuição de pressão do fluido de freio permanece o mesmo, o veiculo terá um freio normal como um veículo sem ABS.
Vamos aos detalhes do Volvo S70 2.5 sistema ATE:
Alimentação elétrica:
A linha 30 direto da bateria passa pelo maxi-fusível F4 de 50 A e chega aos pinos 09 e 25 da ECU, a linha 15 pós chave de ignição, chega ao pino 23 passando pelo F3 de 10 A.
O aterramento é pelos pinos 8 e 24.
Componentes:
UNIDADE ELETRÔNICA
Está junto com a unidade hidráulica formando um conjunto do sistema, localizada abaixo do cilindro mestre de freio, possui 25 pinos e sua fixação é com suporte à carroçaria do veiculo, em uma região com muita possibilidade de mal contato e umidade. Está diretamente controlando os sensores de velocidade das rodas 4S (4 sensores) e armazena em sua memória os códigos de falhas registrados em suas checagens iniciais e de trabalho. Sempre que alguma informação de sensor não for plausível a ECU registrará esta falha em sua memória de erros e excluirá o sistema ABS de funcionar. Ao ser desligada a ignição é feito um RESET de falha presente e se a falha não se apresentar a própria ECU volta a monitorar o sistema e o ABS estará novamente em pleno monitoramento e funcionamento.
Alimentação elétrica da ECU Eletrônica:
PINOS / SISTEMA VOLVO S70 ATERRAMENTO 9 – 23 – 25 POSITIVO 8 – 24
UNIDADE HIDRÁULICA
Incorporada à unidade eletrônica, o controle hidráulico deste sistema é feito em 4K (4 canais), sendo que cada roda dianteira é controlada individualmente através das respectivas solenóides de isolamento ou diminuição de pressão do circuito hidráulico correspondente, e para as traseiras é feito com apenas uma solenóide por roda traseira neste circuito hidráulico.
A bomba de recalque pode ser testada diretamente com ligação à bateria do veículo (não fazer a ligação por mais de 10 segundos) e também pode ter seu enrolamento medido nos pinos 1 e 2 com um valor aproximado de 3 ohms.
As seis solenóides moduladas pela unidade hidráulica são:
• Isolamento e diminuição dianteira direita • Isolamento e diminuição dianteira esquerda • Isolamento traseira direita • Isolamento traseira esquerda
SENSORES
Fazendo conjunto com rodas dentadas de 48 dentes contínuos, os quatro sensores de rotação são do tipo indutivo com variação de sinal de cerca de 0,25 V que pode ser testado com multímetro em tensão alternada ou ser visualizado via osciloscópio com variação em ondas senoidais de +0,25 até -0,25 V.
Não há ajustes de distância entreferros, entre cada sensor e a roda dentada.
Para teste em resistência elétrica, podemos medir diretamente no conector do sensor de velocidade ou no conector do módulo seguindo a sequência de pinos identificados. O valor para cada sensor é de cerca de 1.100 Ohms (1,1 KOhms).
Os sensores estão ligados à ECU eletrônica da seguinte forma:
DIANTEIRO DIREITO – pinos 03 e 18 DIANTEIRO ESQUERDO – pinos 04 e 11 TRASEIRO DIREITO – pinos 01 e 17 TRASEIRO ESQUERDO – pinos 02 e 10
COMENTÁRIOS DO SCOPINO AO REPARADOR
Em um sistema muito confiável e poucas falhas posso afirmar que na maioria dos S70 que consertei a falha estava em mal contato nos conectores dos sensores de rodas dianteiras. E este tipo de falha costuma ser do tipo intermitente que hora indica falha no painel pela lâmpada de anomalia acesa e logo depois de desligar e ligar a ignição a tal falha desaparece. É necessário limpar bem os terminais, examinado-os quanto a corrosão e umidade junto às torres dos amortecedores dianteiros.
Os relés deste ABS estão junto do conjunto de unidade elétrica e hidráulica, sendo soldados e sem substituição independente.
A comunicação com scanner automotivo com programa específico é feito pelo conector de 16 pinos, padrão EOBD localizado na tampa do console entre bancos dianteiros.
Para testar o interruptor de pedal de freio quanto ao seu sinal para a ECU basta medir com um voltímetro o pino 12 em relação à massa, que com o pedal livre deve indicar zero volts, e com o pedal aplicado deve indicar tensão da bateria.
Na próxima edição, veremos sistema ABS do Volkswagen Jetta.
|