Dando continuidade a esta série de matérias que aborda o ‘bê a bá’ da parte elétrica de um automóvel, vamos navegar e fazer o reparador saber aonde ela nasce.
Tudo se inicia na bateria, com a corrente migrando do pólo negativo para o positivo. Devido a esta ordem, logo precisamos de aterramentos neste circuito. Então temos o fio negativo indo do pólo (–) da bateria para a carcaça do motor ou do câmbio, e outro fio do pólo (–) da bateria indo para a lataria, para deixá-la inteiramente negativa.
Quando há necessidade da instalação de componentes como um farol de milha, por exemplo, o reparador não precisa puxar o fio negativo dele até o negativo da bateria. Basta apenas ligá-lo bem próximo na própria lataria!
O fio + (positivo) de maior grossura vai da bateria para o automático do motor de partida. Um segundo fio (+) de bitola menor vai para o alternador, e um terceiro para a base da caixa/placa de fusíveis (caixa principal). Poderá ocorrer de o veículo aproveitar o mesmo fio para alimentar dois componentes (motor de partida e alternador), como é o caso da linha Ford Fiesta. Isso significa que o time de engenheiros da Ford conseguiu através de uma seqüência lógica, diminuir a necessidade por fios.
Uma das premissas para o diagnóstico no sistema elétrico dos automóveis é a de possuir uma boa lâmpada de testes. Devido à utilizada na matéria passada ter deixado alguns leitores com dúvidas, mostraremos agora os itens necessários para a fabricação de uma do tipo ‘profissional’. Você precisará de:
- Soquete de 1 pólo
- Um pedaço com 1,20 m de comprimento de fio de cobre
- Dois terminais fêmea
- Um pedaço de arame rígido (pode ser um raio de bicicleta), com uma das pontas bem afiadas
- Uma garra metálica do tipo jacaré
- Uma lâmpada 12 volts de um pólo
Agora basta efetuar a montagem conforme o desenho a seguir:
Na próxima edição continuaremos de maneira detalhada para não haver confusão na cabeça do reparador, principalmente quanto à parte de fiação, sensores, atuadores, entre outros.
O aterramento é conhecido também como ‘massa’, fundamental ao perfeito funcionamento do sistema elétrico
O fio positivo é ligado ao motor de partida, alternador e caixa de fusíveis principal
Lâmpada de testes padrão, utilizada nos auto elétricos