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  5. Parte 2 - Apresentação do câmbio automático AL4/DP0 (Renault, Peugeot e Citroën)

Parte 2 - Apresentação do câmbio automático AL4/DP0 (Renault, Peugeot e Citroën)


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Carlos Napoletano Neto
19 de outubro de 2009
Na primeira parte deste artigo, descrevemos os componentes e estratégia de funcionamento da transmissão AL4 – DP0 controlada eletronicamente, que equipa os veículos Renault, Peugeot e Citroen.

Nesta segunda parte, trataremos de descrever os procedimentos e cuidados na desmontagem dos componentes da transmissão, para que o técnico reparador possa executar um bom serviço e conseguir a satisfação de seus clientes. Lembramos que todos os procedimentos de segurança devem ser seguidos a risca para que não hajam acidentes materiais e nem ferimentos pessoais durante o reparo.

Geral
Não utilize tricloroetileno ou thinner de pintura durante a limpeza dos componentes internos da transmissão pois estes produtos causam degradação do material dos anéis de vedação da transmissão, contribuindo para a diminuição de sua vida útil.

Limpe as peças utilizando um limpador por ultra sons em um banho de detergente anti corrosivo aquecido, ou no maximo um solvente que não agrida o meio ambiente.

Não limpe os seguintes componentes:
Os discos revestidos;
As peças não removíveis (componentes fixos).

Durante a limpeza, e se não for desmontar completamente a transmissão, tampe os orifícios de saída dos semi eixos.

(Atenção: O uso de panos de limpeza poderá causar entupimento do sistema hidráulico por excesso de fiapos).

Ao limpar as peças:
Utilize algum tecido especial livre de fiapos ou toalha de papel;
Sopre cuidadosamente ar comprimido nas peças limpas para retirar todos os vestígios;
Aplique ar comprimido em todas as tomadas de pressão hidráulica e canais de lubrificação dos componentes.

Durante a montagem:
Lubrifique todos os anéis e vedações de borracha (misturando vaselina neutra e fluido de transmissão);
Mergulhe todos os discos e cintas em fluido especificado pelo menos duas horas antes da montagem dos mesmos.

Na desmontagem da transmissão, quando perceber que o fluido esta queimado, impregnado de partículas de metal (limalhas) ou pedaços de composite dos discos, deve-se realizar as seguintes operações;
Drenar e lavar o conversor de torque e trocador de calor cuidadosamente. Não adicione nenhum fluido suplementar a não o fluido recomendado pelo fabricante;
Desmontar e limpar todo o corpo de válvulas cuidadosamente. Todas as válvulas devem se mover livremente sem obstruções.

Transporte e
Armazenamento
Deve-se instalar um suporte para fixação do conversor de torque durante o transporte para evitar a quebra dos anéis do eixo de entrada da transmissão.
A transmissão devera sempre ser armazenada cheia de fluido, tanto antes quanto depois do reparo (6 litros de fluido recomendado).

Componente a serem
sistematicamente
substituídos
As arruelas de apoio (cubo do tambor do freio F3); o filtro de fluido; todos os tampões de ajuste das válvulas do corpo de válvulas.
Substitua os anéis o-ring de todos os seguintes componentes:
Corpo da bomba;
Parafusos do corpo da bomba;
Carcaça das embreagens E1 e E2;
Parafusos dos freios F2 e F3;
Eletrovalvulas do corpo de válvulas;
Bloco do corpo de válvulas;
Tampões dos freios F2 e F3;
Sensor de pressão de óleo;
Sensor de rotação de entrada;
Sensor de rotação de saída;
Eletrovalvula do trocador de calor;
Chicote elétrico do corpo de válvulas;
Eixo da válvula seletora;
Engrenagem motriz do velocímetro;
Vedador direito do semi eixo da transmissão.

Substitua os anéis de vedação dos seguintes componentes:
Eixo de saída direito;
Eixo de saída esquerdo;
Conversor de torque;
Eixo de controle da alavanca seletora.

Substitua os vedadores planos dos seguintes componentes:
Carcaça do conversor;
Carcaça traseira;
Carcaça do corpo de válvulas;
Trocador de calor;
Parafuso de fixação do trocador de calor;
Tampão de escoamento;
Tampão de verificação de nível do fluido;
Bujão de abastecimento da transmissão.

Substitua os anéis de vedação dos seguintes componentes:
Carcaça traseira;
Acumulador de pressão;
Eixo de entrada.

Substitua os anéis trava dos seguintes componentes:
Contra pistão da embreagem E1;
Carcaça das embreagens E1 e E2;
Contra pistão da embreagem E2.

Substitua os pistões e contra pistões dos seguintes componentes:
Embreagem E1;
Embreagem E2;
Freio F1;
Freio F2;
Freio F3.

Substitua os rolamentos de apoio dos seguintes componentes:
Embreagem E1;
Embreagem E2;
Cubo da carcaça da embreagem E2 (fixada a carcaça da embreagem);
Trem de engrenagens epicicloidais.

Preparação para
desmontagem
Colocação da transmissão no dispositivo na bancada:

1. Ferramentas recomendadas: Ferramenta de fixação da transmissão na bancada (Figura 1)

2. Fixação do suporte a carcaça da transmissão
Remova:  (figura 2)
O suporte da transmissão (1);
A alavanca seletora de mudanças (2);
O interruptor multifunção da transmissão (3).

Fixe a ferramenta (1) na transmissão utilizando os furos de montagem no suporte (1).
Levante a transmissão e encaixe-a no suporte correspondente. (figura 3)

Desmontagem
Lado do conversor de torque:
1. Ferramentas recomendadas: (1) Cabos para remoção e instalação do conversor (fig. 4);
(2) Ferramenta de compressão para remoção e recolocação dos anéis trava do freio F3 (Figura 5)


Remoção
Carcaça do conversor

Atenção: O conversor contem um quantidade significativa de fluido. Tampe sua abertura para evitar contaminação do fluido por particular estranhas.

Encaixe os cabos (Figura 6)
Puxe e desencaixe os conversor (1)
NOTA: Devido ao formato das carcaças, na remoção do conversor um certa quantidade de fluido poderá vazar.

Remova todos os conectores dos vários sensores da transmissão. (Figura 7)
Remova:
O conector modular (2);
O suporte (3) do conector modular;
O suporte do chicote (4);
O interruptor multifunção da transmissão (5);
O pinhão motriz do velocímetro (6);
O trocador de calor (7).
Remova: (Figura 8)
A eletrovalvula de controle de fluxo do trocador de calor (8);
O sensor de entrada da transmissão (9);
O sensor de saída da transmissão (10);
O sensor de pressão de óleo (11).

Remova: (Figura 9)
O anel o-ring (12);
Os parafusos (14);
A carcaça do conversor (13);
O vedador (15);
O vedador (16).

NOTA: Os parafusos de fixação da carcaça do conversor e a carcaça traseira são as mesmas.
Bomba de óleo
Remova: (Figura 10)
O parafuso (17);
Os parafusos (18);
O conjunto da bomba de óleo e filtro

NOTA: Os parafusos (18) possuem cores diferentes.

Remova: (Figura 11)
O vedador (19);
Arruela de apoio (20).

Cinta do freio F3
Remova o tambor (21) do freio F3 utilizando as duas aberturas posicionadas em A. (Figura 12)
Solte o parafuso de fixação da cinta do freio F3 (22) (Fig. 13)
Remova a cinta do freio F3 (23)  (Figura 14)

ATENÇÃO: Não inverta as cintas dos freios F3 e F2.

No próximo numero do jornal, seguiremos com o procedimento de desmontagem da transmissão AL4. Ate lá!

Confira também a matéria no OB Digital!

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