Nesta matéria técnica sobre o sistema antiblocante de freio, destacamos o veiculo importado pela Volkswagem, e muito admirado pelos condutores por ser nostálgico, relembrando as histórias do Fusca. Veremos, portanto, o ABS do New Beetle, marcado por uma incrível falta de espaço para reparo e até para visualizar as unidades hidráulicas e eletrônica. O carro conta ainda com uma ligação em rede, tipo CAN, que se caracteriza pela linha de condutor de dados Alta e Baixa. Ainda para complementar, já foi anunciado que em 2011 o veículo besouro deixará de ser fabricado. Vamos aos detalhes.
Alimentação elétrica: O aterramento é feito em dois pinos distintos que se complementam, os de número 08 e 24 ambos de cor castanha no conector da unidade ABS localizada na região do cilindro mestre de freio, em posição bem baixa no apertado cofre do motor de 2.000 cilindradas. Através de dois pinos protegidos por fusíveis independentes, a unidade de comando eletrônico do freio ABS recebe tensão constante da bateria, a chamada linha 30, pelos pinos 09 e 25, e ainda a linha de ignição ligada, a chamada linha 15, pelo pino 04, sempre passando por fusíveis de proteção localizados junto à central da caixa de fusíveis.
Pino na ECU Fusivel 04 F9 09 F2 18 F13 25 F1
Unidade eletrônica Está bem próxima do cilindro mestre de freio, lado condutor com uma grande dificuldade de visualização e manutenção. Está incorporada com a unidade hidráulica, seu conector elétrico é de 25 pinos em uma ficha múltipla única de três fileiras.
Alimentação elétrica Pinos / Sistema New Beetle ATERRAMENTO 08 – 24 POSITIVO 04 – 09 – 25
Unidade hidrálica Em destaque está a unidade hidráulica junto com a eletrônica porém com uma pequena diferença se comparado à maioria dos sistemas: a bomba de recirculação está fora deste conjunto, estando apenas ligada pelo chiocte que faz seu acionamento. As solenóides controladas pela unidade hidráulica são: Isolamento dianteira direita Isolamento dianteira esquerda Descarga dianteira direita Descarga dianteira esquerda Isolamento traseira direita Isolamento traseira esquerda Descarga traseira direita Descarga traseira esquerda
Sensores São quatro os canais controlados pela ECU e também são quatro os sinais de controle de velocidade de cada roda, formando o sistema 4S4K. Os sensores estão ligados à ECU eletrônica da seguinte forma: Traseiro direito – pinos 22 e 23 Traseiro esquerdo – pinos 05 e 06 Dianteiro direito – pinos 19 e 20 Dianteiro esquerdo – pinos 01 e 02
Diagnóstico O controle do sistema, em leituras de valores, testes no atuador (bomba de recirculação) e nas solenóides, apagar e consultar códigos de falhas na memória são feitos via scanner pelo pino 07 da ECU, diretamente no conector padrão OBD2 abaixo e a esquerda do painel de instrumentos.
Comentários Pouco espaço para trabalhar e visualizar, este é o primeiro comentário que faço sobre o carro da Volkswagem, que se por uma lado chama muito atenção por onde passa despertando desejos de homens e mulheres, para nós da reparação fica a curiosidade de praticamente não ter nada da mecânica do Fusca, e muita coisa semelhante ao Golf. O ABS aplicado é de resposta rápida e eficiente para a relação peso potência do veículo, conta ainda com a comunicação em rede CAN que interliga a ECU da injeção, e o painel de instrumentos pelos pinos 10 – linha de condutor de dados Baixa e 11- linha de condutor de dados Alta. O interruptor de pedal de freio faz seu fechamento pelo pino 18 da ECU, sendo protegido pelo fusível 13 de 10 ampéres. Quanto a falhas, são poucas as constatadas neste sistema. Na próxima edição, veremos Sistema ABS do Chevrolet Tracker.
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