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  5. Parte 15 - Sistema ABS - Nissan Frontier

Parte 15 - Sistema ABS - Nissan Frontier

REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Pedro Luiz Scopino
18 de janeiro de 2010
Nesta edição, veremos um sistema que possui pouca informação técnica no nosso mercado, mas que apresenta um bom volume de visitas às oficinas independentes da reparação automotiva. Refiro-me ao sistema ABS da Nissan Frontier, ano 2003, com motor 2.8L, 4 cilindros Diesel.

A unidade de comando eletrônico do freio ABS recebe tensão constante da bateria pelo pino 01, passando pelo MAXI fusível de 40 ampéres no Box do compartimento do motor (posição D do MAXI fusível), e o positivo pós-chave de ignição (linha 15) pelo pino 04. O aterramento é feito em um único ponto, fio mais grosso, pelo pino 47, fio de cor preta.

Unidade eletrônica
Está incorporada à unidade hidráulica, formando um conjunto localizado próximo na parte interna do pára-lama dianteiro esquerdo.
Seu conector, com trava do tipo pente, fixa e permite excelente vedação no conector elétrico do sistema.

Possui 47 pinos em fileiras identificadas no próprio conector, de fácil acesso e baixa manutenção.

Alimentação elétrica da ECU:
PINOS / SISTEMA    FRONTIER
ATERRAMENTO    16 - 47
POSITIVO    01 - 04

Unidade hidráulica
Está literalmente incorporada à unidade eletrônica, inclusive seus dois relés já estão soldados na unidade. Temos o relé do motor da bomba de recalque, e o relé das válvulas solenóides.

O aterramento da bomba de recalque se dá pelo pino 16 da ECU, diretamente no compartimento do motor. Há seis solenóides na unidade hidráulica. Temos um sistema tipo 4S3K, que significa quatro sinais de entrada e três canais de saída.

Observe na foto, em que há cinco canos de freio rosqueados na unidade hidráulica, sendo dois de entrada, e três (3K) tubos de saída.
As solenóides controladas pela unidade hidráulica são:
• Isolamento dianteira direita
• Isolamento dianteira esquerda
• Descarga dianteira direita
• Descarga dianteira esquerda
• Isolamento traseira
• Descarga traseira

Sensores

Há um sensor por roda do veículo (modelo 4S), sensores do tipo indutivo com apenas dois fios, que informa à unidade eletrônica através de pulsos a real velocidade de cada roda da Frontier.
Os sensores estão ligados à ECU eletrônica da seguinte forma:
- DIANTEIRO DIREITO – pinos 33 e 34
- DIANTEIRO ESQUERDO – pinos 44 e 45
- TRASEIRO DIREITO – pinos 41 e 42
- TRASEIRO ESQUERDO – pinos 36 e 37
Por se tratar de uma caminhonete, a posição do sensor é muito favorável à fixação de galhos, fios ou linhas, que podem danificar o chicote do sensor.

Bomba de recirculação
Está no conjunto das unidades eletrônica e hidráulica do veículo, e seu acionamento é via relé interno.

Diagnóstico
Pelos pinos 02 e 17 da ECU temos a ligação com o conector de diagnose padrão OBD2 dentro do veículo, abaixo do volante de direção junto ao painel de instrumentos. Seu diagnóstico é feito via scanner automotivo com sistema compatível ao sistema Nissan.

A lâmpada de anomalia com a descrição ABS (cor amarela) no painel de instrumentos é comandada pela ECU via pino 44.

Comentários
Um sistema simples, com pouca manutenção e capaz de deixar a Nissan Frontier em níveis bem seguros em momentos em que é necessário parar o veículo em situações de emergência, esta é a definição para um sistema de três canais, mas que mesmo sem um controle individual roda por roda, faz um controle muito seguro. Cada roda dianteira tem seu conjunto de solenóides exclusivos, uma solenóide de isolamento (para cessar a pressão do fluído de freio) e outra solenóide de descarga (que além de cessar ainda retira pressão desta roda), e que utiliza para as rodas traseiras um controle que é feito em conjunto, ou seja, de uma única vez para o eixo traseiro, as duas rodas. E este controle de estabilidade permite um controle direcional eficiente no veículo.
Na próxima edição, veremos Sistema ABS do Omega 3.8.
Até lá.

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