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  5. Parte 14 - Sistema ABS - Audi A8 Bosch

Parte 14 - Sistema ABS - Audi A8 Bosch

REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Pedro Luiz Scopino
22 de dezembro de 2009
Já diz o velho ditado que melhor que andar demais é poder parar com segurança. Pois bem, este é o assunto deste nosso 14° encontro da série sistema ABS, nada mais nada menos um potente motor de 8 cilindros em um AUDI, que literalmente “voa”, e que também deve parar com total segurança, por isso está aplicado um eficaz sistema antibloqueio de frenagem. Vamos aos detalhes:

Alimentação elétrica:
O calculador do ABS possui alimentação direta passando pelo Fusível de posição 9, em seu pino 51. A alimentação da linha 15 pós chave, é recebida pelo pino 1 da ECU eletrônica fabricada pela BOSCH.

Componentes:

Unidade eletrônica
Está incorporada à unidade hidráulica, formando um conjunto localizado próximo ao cilindro mestre de freio.
Devemos ter muita atenção em relação a umidade no seu conector, que apresenta constantemente entrada de água apresentando falhas no sistema.

Alimentação elétrica da ECU eletrônica ABS 5.4:Pinos / sistema    Audi A8
Aterramento    28 - 29
Positivo    1 - 51


Unidade hidráulica

Está junto à ECU eletrônica controlando as solenóides de isolamento e de descarga que controla a pressão e passagem do fluído de freio para as rodas, respectivamente.

As solenóides controladas pela unidade hidráulica são:

• Isolamento dianteira direita
• Isolamento dianteira esquerda
• Descarga dianteira direita
• Descarga dianteira esquerda
• Isolamento traseira direita
• Descarga traseira direita
• Isolamento traseira esquerda
• Descarga traseira esquerda

Sensores
Os cabos dos sensores possuem três fios, sendo dois ligados à unidade eletrônica conforme tabela, e um em forma de malha que está ligado à massa para minimizar efeitos magnéticos próximo aos sensores.
Cada um dos quatro sensores de velocidades estão ligados na seguinte descrição à Unidade Eletrônica:
Dianteiro direito – pinos 16 e 17
Dianteiro esquerdo – pinos 9 e 10
Traseiro direito – pinos 11 e 12
Traseiro esquerdo – pinos 13 e 14

A resistência elétrica de cada sensor de velocidade é de cerca de 600 ohms.

Observação:
Se o A8 for com tração integral nas quatro rodas, o modelo A8 QUATTRO ou A6 QUATTRO o sensor de rotação da roda dianteira esquerda estará ligado aos pinos 8 e 10 da ECU.

Bomba de recirculação
Através dos pinos 22 e 24 é acionada pela ECU eletrônica em casos em que há a necessidade de retirar pressão em determinado circuito, a solenóide de descarga é simultaneamente aberta junto ao acionamento da bomba de recalque (recirculação). Neste momento há uma força que empurra o pedal para cima, dando a impressão de vibração junto ao pedal de freio acionado pelo condutor.

Diagnóstico
Pelo pino 46 da ECU há a ligação da linha K de comunicação com o conector de diagnose padrão OBD2 dentro veículo, abaixo e a direita do volante de direção. Não há códigos de falhas, o diagnóstico somente pode ser via scanner com programa específico.

Comentários
Uma das maiores curiosidades no AUDI A8 é o preço na manutenção do sistema de freios, que pode ser acima de R$ 1.500,00 apenas na troca de pastilhas e discos de freios dianteiros. Agora se a manutenção for nos sistemas eletrônicos a falta de peças e alto custo quando encomendado deixam o proprietário assustado com os valores. Já no dia a dia este sistema tem muita falha nos sensores de rodas dianteiras que acabam sendo cortados quando ficam desencaixados de seus alojamentos, portanto muita atenção na remoção de torres de amortecedores e pinças de freio para que na montagem o cabo do sensor fique bem encaixado.
Na próxima edição, veremos sistema ABS da Nissan Frontier.

Confira também a matéria no OB Digital!

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