Nesta edição prosseguiremos a abordagem dos sintomas, causas e soluções de alguns problemas intrigantes no dia-a-dia das oficinas.
Outros detalhes• O funcionamento do motor estava aparentemente normal. Contudo foi notado que o sistema ABS estava inoperante (sem "feeling" de pedal e rodas travando nas frenagens bruscas).
• As lâmpadas ABS e BAS/ESP (Figura 1), estavam acessas continuamente;
• Ao se acessar a memória de avarias da UCE do sistema de injeção foi detectado o defeito P0703 - Conversor de torque/Mau funcionamento no circuito do interruptor de freio B (torque converter/brake switch B circuit malfunction);
Análise do problema• Diante da presença desse código de defeito, o reparador resolveu avaliar os sinais do interruptor do pedal de freio;
• Nesses veículos, o interruptor do pedal de freio possui um conector elétrico com 4 terminais (figura 2). Dois deles, os terminais 1 e 4, estão ligados ao conector A da UCE do ABS;
• A eficiência do interruptor pode ser avaliada com um analisador de polaridade. Para isso, deve-se conectar o analisador de polaridade nos terminais 1 e 4 do conector elétrico do interruptor (um por vez);
• Os sinais devem variar da seguinte forma:
- No terminal 1 do interruptor ou no terminal 11 do conector A da UCE do ABS (fio vermelho, amarelo e branco), com o pedal livre, deve haver polaridade positiva e neutro com o pedal acionado;
- No terminal 4 do interruptor ou no terminal 15 do conector A da UCE do ABS (fio vermelho e preto), com o pedal livre, deve haver neutro e polaridade positiva com o pedal acionado;
• Durante esta avaliação, constatou-se que o sinal medido no terminal 4 do conector elétrico do interruptor permanecia a indicação de neutro mesmo com o pedal acionado.
Solução encontrada• Substituição do interruptor do pedal de freio.
Comentário• No classe A, bem como na maioria dos veículos com acelerador eletrônico, o sinal do interruptor do pedal do freio é um dos parâmetros utilizados pela UCE do sistema de injeção para o controle das estratégias de "dash pot" e "cut off".
Por isso, embora o interruptor do pedal do freio esteja ligado fisicamente à UCE do sistema de ABS e não à UCE do sistema de injeção, seu sinal é transmitido à central de injeção via rede CAN.
Essa configuração particular explica o fato do código de defeito apresentado (P0703) estar vinculado ao sistema de injeção (motor) e não ao ABS.
No dia a dia, a falha e os sintomas apresentados são verificados tanto nos veículos classe A com embreagem eletrônica como nos com embreagem convencional (figura 2).