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  5. Parte 14 - Problemas intrigantes

Parte 14 - Problemas intrigantes

REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Válter Ravagnani
19 de março de 2009

Nesta edição prosseguiremos a abordagem dos sintomas, causas e soluções de alguns problemas intrigantes no dia-a-dia das oficinas.


Outros detalhes

• O funcionamento do motor estava aparentemente normal. Contudo foi notado que o sistema ABS estava inoperante (sem "feeling" de pedal e rodas travando nas frenagens bruscas).

• As lâmpadas ABS e BAS/ESP (Figura 1), estavam acessas continuamente;

• Ao se acessar a memória de avarias da UCE do sistema de injeção foi detectado o defeito P0703 - Conversor de torque/Mau funcionamento no circuito do interruptor de freio B (torque converter/brake switch B circuit malfunction);


Análise do problema


• Diante da presença desse código de defeito, o reparador resolveu avaliar os sinais do interruptor do pedal de freio;

• Nesses veículos, o interruptor do pedal de freio possui um conector elétrico com 4 terminais (figura 2). Dois deles, os terminais 1 e 4, estão ligados ao conector A da UCE do ABS;

• A eficiência do interruptor pode ser avaliada com um analisador de polaridade. Para isso, deve-se conectar o analisador de polaridade nos terminais 1 e 4 do conector elétrico do interruptor (um por vez);

• Os sinais devem variar da seguinte forma:

- No terminal 1 do interruptor ou no terminal 11 do conector A da UCE do ABS (fio vermelho, amarelo e branco), com o pedal livre, deve haver polaridade positiva e neutro com o pedal acionado;

- No terminal 4 do interruptor ou no terminal 15 do conector A da UCE do ABS (fio vermelho e preto), com o pedal livre, deve haver neutro e polaridade positiva com o pedal acionado;

• Durante esta avaliação, constatou-se que o sinal medido no terminal 4 do conector elétrico do interruptor permanecia a indicação de neutro mesmo com o pedal acionado.

Solução encontrada


• Substituição do interruptor do pedal de freio.

Comentário

• No classe A, bem como na maioria dos veículos com acelerador eletrônico, o sinal do interruptor do pedal do freio é um dos parâmetros utilizados pela UCE do sistema de injeção para o controle das estratégias de "dash pot" e "cut off".

Por isso, embora o interruptor do pedal do freio esteja ligado fisicamente à UCE do sistema de ABS e não à UCE do sistema de injeção, seu sinal é transmitido à central de injeção via rede CAN.

Essa configuração particular explica o fato do código de defeito apresentado (P0703) estar vinculado ao sistema de injeção (motor) e não ao ABS.

No dia a dia, a falha e os sintomas apresentados são verificados tanto nos veículos classe A com embreagem eletrônica como nos com embreagem convencional (figura 2).

 

Matéria da edição Nº216 - Fevereiro de 2009

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