Chegou a vez de compartilharmos as informações sobre o sistema de freio ABS da GM Zafira a partir de 2001.
A evolução do sistema fabricado pela Bosch abordado na edição passada, o 5.3, agora recebe a versão ABS 5.4, e equipa a Zafira de 2001 até 2004.
Este sistema incorpora as unidades hidráulicas e de controle eletrônico em única peça, e já possui comunicação com várias outras unidades de comando da Zafira, como a ECU da injeção eletrônica M 1.5.5 ou ME 7.9.6, com o módulo de computador de bordo, módulo de alarme, do piloto automático e do painel de instrumentos.
Enfim, já existe nesta ECU ABS 5.4 uma comunicação e troca de informações com várias centrais eletrônicas, fato que na versão anterior, a 5.3, somente havia transmissão de informações à unidade da injeção eletrônica.
Sempre na forma de utilização da Zafira como veículo familiar, a aplicação de sistema de segurança nos freios, temos no mercado uma ampla aplicação do sistema de freios ABS. Mesmo nesta versão mais atual, não há a disponibilidade do controle de tração TC, o que aumentaria ainda mais a segurança e dirigibilidade em terrenos com baixa aderência como lama e areia. Vamos aos detalhes:
Unidade eletrônicaPossui 31 pinos e está incorporada à unidade hidráulica, formando um conjunto, fixo em um suporte próprio junto a longarina dianteira esquerda.
AlimentaçãoPinos / sistema Zafira 5.4
Aterramento 16 - 19
Positivo 15 – 17 - 18
Unidade hidráulicaEstá junto à ECU eletrônica 5.4 e observe na foto da ECU desmontada os oitos alojamentos para os solenóides, que controlam a passagem ao nível de descarga ou isolamento, da unidade hidráulica:
Isolamento dianteira direita
Isolamento dianteira esquerda
Descarga dianteira direita
Descarga dianteira esquerda
Isolamento traseira direita
Descarga traseira direita
Isolamento traseira esquerda
Descarga traseira esquerda
SensoresTemos quatro sensores, um em cada roda, sendo do tipo indutivo com três pinos cada, sendo um em comum, ligado ao pino 19 da ECU eletrônica, que se refere ao aterramento para eliminar a alteração da qualidade do sinal por campos magnéticos diversos do veículo.
Ligações e valores à ECU eletrônica:
• roda dianteira esquerda – 7 – 6 e 19
• roda dianteira direita – 5 – 3 e 19
A resistência para os sensores dianteiros deve estar entre 1350 a 1700 Ohms.
• roda traseira direita – 2 -1 e 19
• roda traseira esquerda – 9 – 8 e 19
Os sensores traseiros entre 950 a 1100 Ohms.
Bomba de recirculaçãoÉ utilizada somente em casos extremos onde há a necessidade de descarga da pressão do sistema, ou de determinado circuito, entra em ação junto à abertura de um dos solenóides de descarga. A estratégia da ECU eletrônica é primeiro isolar a roda, se mesmo assim há grande diferença de velocidade (rotação) das rodas, haverá a abertura do solenóide de descarga em conjunto com o acionamento da bomba de recalque.
DiagnósticoDireto no conector OBD2, via pino 08, com scanner e programa compatível à versão 5.4, é possível identificar e apagar erros gravados na memória, leituras e comando de atuadores.
A lâmpada de anomalia, comandada pela ECU via pino 20 é o indicador de falhas para o condutor, sendo sempre testada ao ser ligada a ignição, devendo permanecer apagada após o funcionamento do motor.
ComentáriosA grande diferença deste sistema 5.4 em relação ao 5.3 é a comunicação.
Comunicação esta que é feita pelo pino 25 da ECU eletrônica do ABS com várias possibilidades de módulos interligados na Zafira, como painel de instrumentos, computador de bordo e da injeção eletrônica. Já o sinal do interruptor de pedal de freio, muito útil no sistema ABS, é compartilhado com outras unidades também, como a da transmissão automática, lâmpadas de freio e também com a ECU da injeção eletrônica. Um dos destaques deste sistema fica com a possibilidade de testes mais aprimorados com o scanner, que em atuadores é possível analisar a bomba de recalque e em leituras todas as respostas dos sensores em testes dinâmicos com o veículo.
Na próxima edição, veremos o sistema ABS do Citroën Picasso.
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