Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
Sempre trazendo novidades e detalhes sobre sistema de freio antiblocante, neste mês na coluna especial do Jornal Oficina Brasil, teremos o sistema aplicado na GM Zafira, ainda como opcional nas maiorias dos modelos, mas já com uma grande de tendência que o consumidor final tem, em comprar um veículo focado para a família, com itens de segurança como freios ABS e sistema de air bag. É uma evolução para nós reparadores comemorarmos.
A Zafira pode ser equipada com dois modelos e gerações diferentes de ABS, ambos fabricados pela Bosch, o sistema 5.3 utilizado nos modelos a partir de 1999 e o mais atual e moderno 5.4, nos modelos 2001 em diante.
Neste nosso 11° encontro, abordaremos o sistema 5.3, que possui unidades eletrônica e hidráulica incorporadas, oito solenóides de controle e se caracteriza por ser um sistema 4S4K, com quatro sinais de entrada e quatro canais de saída e controle hidráulico. Vamos aos detalhes:
Unidade hidráulica
Está incorporada com a unidade eletrônica, fixa em um suporte na longarina dianteira esquerda da Zafira. Possui oito solenóides (sendo quatro de isolamento e 4 de descarga) com a seguinte descrição:
• Isolamento dianteira direita
• Isolamento dianteira esquerda
• Descarga dianteira direita
• Descarga dianteira esquerda
• Isolamento traseira direita
• Descarga traseira direita
• Isolamento traseira esquerda
• Descarga traseira esquerda
Possui dois relés de controles das solenóides soldados na própria unidade. Esta unidade hidráulica, assim como os relés não tem manutenção corretiva ou preventiva.
Conector de diagnose
Unidade eletrônica
Neste sistema 5.3 a unidade eletrônica possui 31 pinos, subdivididos em tamanhos diferentes, os pinos pequenos são de controle de componentes com baixa corrente, já os pinos grandes (16 – 17 – 18 – 19) são de alimentação positiva e negativa, e como temos a bomba de recalque são pinos reforçados.
Alimentação elétrica da ECU eletrônica ABS:
Sensores
Temos quatro sensores, um em cada roda, sendo do tipo indutivo com três pinos cada. A resistência para os sensores dianteiros deve estar entre 1350 a 1700 Ohms e dos sensores traseiros entre 950 a 1100 Ohms.
Exemplo de leitura do sistema ABS 5.3 em scanner Rasther
A ligação à ECU no sistema 5.3:
• roda dianteira esquerda – 7 – 6 e 19
• roda dianteira direita – 5 – 3 e 19
• roda traseira direita – 2 -1 e 19
• roda traseira esquerda – 9 – 8 e 19
Bomba de recirculação
O seu acionamento ocorre nas intervenções da ECU eletrônica em casos mais emergenciais, onde é acionado também a solenóide de descarga correspondente à roda (ou rodas) com grande tendência de travamento.
Está posicionada junto à unidade hidráulica e é acionada pela ECU eletrônica.
Quando acionada é percebido a sua força contra a força no pedal de freio, e por conseqüência a vibração no pedal.
Diagnóstico
Através do scanner automotivo compatível é possível via conector padrão OBDII pelo pino 11 da ECU, e 8 do conector de 16 pinos (OBDII) fazer o diagnostico de falhas do sistema ABS.
Comentários
Para completar este sistema aplicado na linha Zafira mais antiga temos a comunicação do interruptor do pedal de freio, e ainda existe uma ligação com a unidade eletrônica da injeção de combustível pelo pino 25 para a unidade do ABS informar a velocidade do veículo, ou seja, mesmo sem uma rede de comunicação neste sistema há o compartilhamento de informação. Como destaque no diagnostico deste sistema, fica o local pouco protegido do conector da unidade conjugada (hidráulica e eletrônica) muito próximo da tampa do reservatório de expansão do arrefecimento, causando mal contato e corrosão dos pinos da ECU. Neste sistema, se o conector da ECU for removido a lâmpada de anomalia permanecerá acesa, pois existe no pino 19 um interruptor para esta finalidade.
Na próxima edição, veremos o sistema ABS da Zafira 2001 em diante (Bosch 5.4).
Veja a matéria como no jornal! acesse o Oficina Brasil Digital