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Parte 1 - Sistema de arrefecimento: funcionamento e componentes

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Graziano Oliveira
21 de maio de 2009
O sistema de arrefecimento é o responsável pelo controle da temperatura de um motor a combustão interna. Nos automóveis mais antigos, providos de motores com baixa eficiência volumétrica e altos valores de tolerância e folgas internas, existia somente a preocupação de se dissipar o calor gerado pelo motor, que trabalhava em temperaturas baixas se comparado aos atuais, algo em torno de 80 a 90°C.Até a fase fria era mais demorada, onde o aquecimento total levava algo em torno de 10 minutos. Nos motores modernos, devido à alta eficiência volumétrica (que resulta em boa potência em relação à capacidade cúbica), ao gerenciamento eletrônico do motor, aos cofres menores, com pouco espaço a favorecer o aquecimento, tempo de aquecimento rápido (3 minutos), entre outros, qualquer mudança na sua temperatura leva à alteração da quantidade de combustível injetado e o ponto de ignição.

Portanto, quando o sistema de arrefecimento trabalha na temperatura ideal, o motor terá maior durabilidade, menor desgaste e atrito, maior economia de combustível, menos manutenção, emitirá menos gases poluentes e aumentará seu desempenho.

Nesta edição vamos apresentar o funcionamento e os principais componentes. No próximo mês concluiremos o assunto com a apresentação de algumas ferramentas para manutenção do sistemas, assim como a descrição dos problemas frequentes.

Funcionamento
O líquido de arrefecimento circula sob pressão por todas as partes internas das galerias de água do motor. A bomba d’água é responsável pela circulação da água por todo este circuito. Normalmente a bomba é do tipo rotativo, que geralmente é acionada pelo motor através da correia. O líquido de arrefecimento em seu percurso passa por diversos canais dentro do bloco motor, cabeçote, mangueiras efetuando assim a troca de calor. Porém, enquanto a temperatura desse motor for baixa (motor frio), este circuito de circulação permanecerá fechado até que o motor atinja a temperatura ideal de funcionamento, e a partir deste instante, a válvula termostática iniciará o processo de troca do líquido de arrefecimento.

Componentes:
Bomba d’água: Bombeia o líquido de arrefecimento fazendo circular no sistema; geralmente é acionada pela correia junto com o alternador.
Radiador: Quando o líquido de arrefecimento passa por ele perde calor, baixando a sua temperatura e consequentemente a do motor.
Válvula termostática: Bloqueia ou desvia o ciclo do líquido, para não passar pelo radiador enquanto o motor não estiver na temperatura de trabalho. Quando o motor estiver na sua temperatura de trabalho, a válvula se abre permitindo a passagem do líquido para o radiador. A válvula termostática antiga possui acionamento mecânico e alguns automóveis já estão sendo fabricados com válvula termostática elétrica controlada pela central de injeção eletrônica.

Ventoinha: Sistema de passagem de ar forçado. Utilizado para forçar a passagem de ar pelo radiador quando o automóvel estiver em baixa velocidade. O mais antigo é uma hélice acoplada à bomba que gira em uma rotação proporcional a do motor, nos mais modernos é utilizado um eletroventilador (motor elétrico com uma hélice), e em caminhões é utilizado o mesmo sistema antigo com uma embreagem (denominada Visgo) entre a hélice e a bomba, que diminui a velocidade da hélice com temperaturas menores.

Mangueiras: fazem a conexão entre os componentes do sistema.
Líquido de arrefecimento: uma mistura de água desmineralizada e protetor para o sistema de arrefecimento. Sua função é efetuar a troca de calor; ele ganha calor quando passa pelo motor à explosão e perde calor ao passar no radiador. O protetor do sistema de arrefecimento é um composto químico concentrado, desenvolvido para inibir a corrosão na proporção adequada e para proteger todos os metais do sistema de arrefecimento, prolongando a vida útil das peças e oferecendo excelente proteção contra corrosão e cavitação, além de lubrificar as mangueiras e todos os componentes do sistema.  Instruções de uso: antes de colocar o protetor no radiador, execute a limpeza completa no sistema de arrefecimento com água pura. Caso tenha excesso de sujeira recomenda-se a aplicação de um limpa radiador, conforme recomendação do produto. Diluir o produto na proporção de 40% da capacidade do sistema, colocar no reservatório de água, até completar o nível indicado no reservatório.

Até o mês que vem.

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