Encontrada no Chevrolet Omega 3.0 e 4.1 litros, BMW 325 e 328, Honda Passport e Isuzu Trooper, o fabricante desta transmissão é a General Motors, através de sua divisão Powertrain em Strassbourg, na França, e foi introduzida nos modelos 1993 sendo mais utilizada nos Omega produzidos aqui e nas BMW 325 importadas dos Estados Unidos até 1998.
A sigla 4L30-E significa: 4 - 4 marchas a frente; L - montagem longitudinal; 30 - capacidade relativa de torque, suportado pela eixo de entrada; E - controle eletrônico. Nesta série de matérias, publicaremos passo a passo o procedimento de reparo indicado pelo fabricante para a execução de um serviço perfeito e livre de retorno. Bom estudo!
Importante Antes de iniciar a desmontagem da transmissão, limpe uma área da bancada que permita organizar as peças à medida que forem sendo retiradas.
Posicione uma bandeja grande sob a transmissão, bem como providencie alguns panos limpos que não soltem fiapos de maneira a estarem disponíveis para uso durante a desmontagem e remontagem da transmissão.
Desmontagem 1. Posicione a transmissão em um suporte apropriado na bancada, com o cárter voltado para cima conforme indica a figura 1.
Nota: Para girar a transmissão no dispositivo, remova o pino trava e gire-a ao mesmo tempo em que a segura firmemente com as mãos. Sempre introduza completamente o pino na base antes de soltar a transmissão (Figura 2)
2. Remova o interruptor de modo (1) conforme indicado na figura 3. Utilizando o cabo manivela e o soquete 10 mm para remover seus dois parafusos de fixação. (Figura 3)
O interruptor de modo é utilizado para indicar a marcha selecionada ao Módulo de Controle da Transmissão (TCM) pela posição angular do eixo de acionamento manual (P-R-N-D-3-2-1)
3. Utilizando o cabo manivela e a chave soquete 10 mm, remova os 12 parafusos de fixação do cárter secundário (3) conforme mostrado na figura 4.
4. Remova o cárter secundário (4) e descarte sua junta (5) conforme indica a figura 5.
5. Desconecte o chicote elétrico dos solenóides(6) do conector elétrico (7) da carcaça da transmissão, utilizando uma chave de fenda para retrair a orelha plástica do conector, e um alicate para puxá-lo para fora da carcaça (7) conforme mostra a figura 6.
6. Desconecte o chicote elétrico (6) do solenóide regulador de pressão (8) empurrando o conector para baixo, conforme mostrado na mesma figura 6.
O solenóide regulador de pressão é um solenóide que trabalha por pulsos enviados pelo TCM, e que regula a pressão de linha da transmissão.
7. Utilizando o cabo manivela e uma chave soquete 13 mm, solte os sete parafusos de fixação do corpo de válvulas secundário (9) conforme mostrado na figura 7.
Nota: Procure manter os parafusos em seus lugares no corpo de válvulas secundário para facilitar a remontagem.
8. Segure firmemente o corpo de válvulas secundário (10) e remova-o da carcaça da transmissão.
Nota: O chicote elétrico (11) deverá ser removido junto com o corpo de válvulas secundário (10), conforme mostra a figura 8.
9. Remova as juntas da placa de transferência (12) do corpo de válvulas secundário e descarte-as, e remova a placa de transferência (13), conforme indicado na figura 9.
Nota: Alguns modelos possuem uma esfera de controle (14) tanto no lado da placa de transferência do corpo de válvulas secundário (12) quando no lado da carcaça da transmissão. Remova as esferas com cuidado, com o auxilio de uma chave de fenda, conforme indicado na figura 10.
Evite utilizar um imã para remover as esferas, porque, conforme orientação do próprio fabricante, isto poderá magnetizá-las e resultar em funcionamento incorreto do corpo de válvulas.
As esferas são utilizadas para evitar fluxo de fluido até que o mesmo tenha alcançado uma pressão específica, e são também empregadas para fechar diferentes passagens quando existe reversão de fluxo de fluido.
10. Remova os 18 parafusos que fixam o cárter principal (15) utilizando o cabo manivela e uma chave de soquete de 10 mm.
Remova o cárter principal (16) e sua junta (17) conforme mostra a figura 11.
Nota: O imã recolhedor de partículas metálicas (18) deverá permanecer em seu alojamento no cárter.
11. Utilizando o cabo manivela e uma chave soquete 13 mm, remova os três parafusos de fixação do corpo de válvulas (19) que fixam o filtro de óleo (20) ao corpo de válvulas principal conforme mostrado na figura 12.
12. Remova o filtro de óleo (20).
Os filtros são utilizados para proteção do sistema hidráulico quanto a contaminação por partículas abrasivas.
No próximo artigo daremos seqüência ao procedimento de desmontagem da transmissão 4L30-E. Até lá.
Colaborou por este artigo, Carlos Napoletano Neto consultor técnico e ministra cursos sobre transmissão automática. Tel.: (11) 4229-1268/ 4227-6742 www.brasilautomatico.com.br
|
|