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Neste número, trataremos de algumas informações destinadas a atualizar os técnicos reparadores de transmissões automáticas, aplicadas em veículos modernos disponíveis no mercado brasileiro.
A transmissão automática FNR5 utilizada no Ford Fusion é inovadora. Trata-se de uma transmissão de cinco velocidades totalmente automática e de controle eletrônico concebida para veículos de tração dianteira (FWD).
Sua designação abreviada FNR5 significa:
• FN — Tração dianteira
• R — Designação do modelo
• 5 — Transmissão de cinco velocidades
As relações de transmissão individuais são obtidas por meio de dois conjuntos planetários conectados um atrás do outro.
Os componentes individuais dos conjuntos planetários são acionados ou bloqueados por meio de três embreagens multidisco, um freio multidisco, uma cinta de freio e uma embreagem unidirecional (roda livre).
O torque é transmitido à transmissão final através de uma engrenagem intermediária.
O fluido para transmissão automática FNR5 é o MERCON V. A troca do fluido é feita diretamente de acordo com o guia de manutenção programada fornecido junto com o veículo, ou seja, a cada 50.000 km.
A alavanca seletora dá ao motorista as opções de marcha P, R, N, D e L.
A marcha padrão desta transmissão quando em regime de emergência é a 3a marcha.
Para minimizar o consumo de combustível, a embreagem de bloqueio do conversor de torque é aplicada pelo módulo de controle da transmissão (TCM) em 3a, 4a e 5a marchas, dependendo da posição da válvula de aceleração e da velocidade do veículo.
A transmissão tem controle eletrônico de sincronização das mudanças que garante mudanças extremamente suaves durante toda a vida útil da caixa de transmissão.
No caso de falha de componentes elétricos importantes, um programa hidráulico de funcionamento de emergência garante o funcionamento limitado.
A transmissão pode ser testada com a ferramenta de diagnóstico por meio do conector de dados (DLC) situado no compartimento de passageiros.
Seleção de Velocidades
O seletor das mudanças da caixa de transmissão tem cinco posições: P, R, N, D e L.
Alavanca Seletora na Posição P
Com a alavanca seletora na posição P, nenhuma marcha está selecionada. A garra de estacionamento é engatada manualmente pelo cabo da alavanca seletora e a alavanca de controle manual.
Por razões de segurança, APLIQUE o freio de estacionamento sempre que o veículo estiver estacionado.
Alavanca Seletora na Posição R
Com a alavanca seletora na posição R, a marcha à ré está selecionada. RÉ permite ao veículo se mover para trás a uma relação de marcha reduzida.
Alavanca Seletora
na Posição N
Com a alavanca seletora na posição N, nenhuma marcha está selecionada. A linha de transmissão não está bloqueada, de forma que as rodas podem girar livremente.O veículo pode ser ligado na posição NEUTRO.
Alavanca Seletora na Posição D
Com a alavanca seletora na posição D, o controle da transmissão permite selecionar todas as marchas.
Alavanca Seletora na Posição L
Com a alavanca seletora na posição L, a transmissão fornece mais freio motor ao liberar o pedal do acelerador do que em D.
Se a alavanca seletora manual for colocada na posição L a uma velocidade excessiva para a 1ª velocidade, o controle da transmissão apenas permite a redução quando for alcançada a velocidade correspondente do veículo.