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Parte 1 - Apresentação do câmbio automático AL4/DP0 (Renault, Peugeot e Citroën)


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Carlos Napoletano Neto
23 de setembro de 2009

Nesta edição, trataremos de descrever o funcionamento e principais características da Transmissão Automática AL4/DP0 utilizada nos veículos Renault, Peugeot e Citroën desde os modelos 2000.
Nos veículos Renault a caixa e conhecida como DP0 e nos veículos Peugeot/Citroën ela e conhecida como AL4.
Esta transmissão e fabricada pelo Consorcio PSA e tem estado no mercado há dez anos, aparecendo em grande quantidade nas oficinas de reparação de transmissões, gerando duvidas quanto ao seu diagnostico. Portanto, neste artigo e no próximo, apresentaremos algumas informações destinadas a ajudar os técnicos reparadores neste trabalho de reparo e atendimento aos usuários desta transmissão.

Apresentação geral
Na figura 1 vemos a disposição interna dos componentes da transmissão AL4/DP0, mostrando:

1. Conversor de torque;
2. Bomba de óleo;
3. Trem de engrenagens epicicloidais duplo;
4. Eixo de entrada;
5. Eixo de saída;
6. Diferencial;
7. Conjunto da embreagem E1;
8. Conjunto da embreagem E2;
9. Freio multidisco F1;
10. Cinta de freio F2;
11. Cinta de freio F3;
12. Cubo de alimentação .

A caixa automática AL4 pesa aproximadamente 70 Kg abastecida e com conversor de torque e 57 Kg vazia e sem conversor de torque.


Figura 1

Identificação
A figura 2 mostra a localização dos números de identificação da caixa AL4/DP0, posicionados na carcaça traseira.

a. Número do componente;
b. Número de serie.


Figura 2

Unidade de controle
O módulo de controle da transmissão (TCM) está localizado em geral dentro do compartimento do motor, próximo ao módulo de controle da injeção (ECM) e pode ser identificado pelas seguintes sequências de algarismos:



c. Referência Siemens;
d. Número de série Siemens;
e. Número do código de barras Siemens;
f. Número de série;
g. Referência da versão de hardware;
h. Número do código de barras do cliente.

 

Sumário
A transmissão automática AL4/DP0 realiza as mudanças de marchas utilizando os seguintes componentes:



2 Embreagens (E1 e E2);
3 Freios (F1 –multidisco- e F2 e F3 –cintas);
Trem de engrenagens epicicloidais duplo.

Corpo de válvulas
O número de identificação do corpo de válvulas da transmissão AL4 está gravado no lado direito da carcaça do corpo de válvulas.



j. Número da mesa de montagem;
k. Ano de fabricação;
l. Dia do ano de fabricação;
m. Número do técnico;
n. Número do reparo ;
p. Número da peça.


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