Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Atalhos

NotíciasComunidade

Oficina Brasil Educa

Cursos e Palestras

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum

Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Técnicas
  4. /
  5. O sistema de ar-condicionado do Voyage 2010 compartilha várias peças com Gol G5 e FOX

O sistema de ar-condicionado do Voyage 2010 compartilha várias peças com Gol G5 e FOX

O sistema de ar-condicionado do sedã é equipado com um compressor CVC da DELPHI, com 6 cilindros e 135 cm³, de cilindrada variável, com 150ml de óleo PAG 46 e cerca de 450g de fluido refrigerante R134a. A correia da polia do compressor é elástica PK3

Mario Meier Ishiguro
13 de março de 2015

Este modelo de compressor dispensa a utilização de termostato ou sensor anti congelamento do evaporador, pois quando o fluido refrigerante retorna para o compressor com baixa temperatura, próximo de zero grau, o compressor diminui sua cilindrada, seu fluxo é reduzido por uma válvula compensadora de fluxo termostática (torre). Reduzindo a vazão de fluido refrigerante a eficiência no evaporador diminui momentaneamente, evitando o congelamento do evaporador. Este sistema reduz o consumo de combustível do motor e evita o desconfortável “liga e desliga” do compressor, durante o seu uso.

Um problema que já ganha expressão em oficinas de ar condicionado é o desgaste prematuro do alojamento do rolamento da polia do compressor CVC DELPHI, que na maioria dos casos pode implicar na troca do compressor com a carcaça danificada, por um novo.

Um dos sintomas deste desgaste é o ruído na polia do compressor ou queima da bobina do compressor. O que para o cliente pode ser apenas um pequeno ruído, pode se transformar em gasto inesperado com a troca do compressor.

Os engates de serviço são de fácil acesso, porém o engate de serviço da linha de baixa fica muito próximo à correia e não há proteção, requer muito cuidado com o manuseio se o motor estiver ligado. Em muitos equipamentos, se retira o conector de baixa com o sistema ligado para ficar menos fluido refrigerante na mangueira de serviço.

O engate de serviço fica no cano da mangueira de alta, antes do condensador. Caso a abraçadeira de fixação desta mangueira de alta não seja fixado, o condensador pode trincar.

A mangueira de alta também fica muito próxima do eletroventilador, podendo cortá-la se aproximar demais.

O eletroventilador fica atrás do radiador, muito próximo ao escapamento, e conta com um resistor para fazer as duas velocidades. 

O condensador possui filtro secador tipo cartucho na lateral do condensador (interno). Na troca do compressor, devido às limalhas e óleo contaminado, a recomendação é trocar todo o condensador com filtro secador. Mas pode ser encontrado para venda apenas o cartucho com o elemento dissecante e filtrante. 

Cabe ao reparador avaliar a condição de saturação interna do condensador e trocá-lo ou tentar lavar o condensador e tentar trocar apenas o refil do filtro secador. Devido à dificuldade de limpeza deste modelo de condensador (MULTI FLOW), A RECOMENDAÇÃO SEMPRE É A TROCA DO CONDENSADOR. Isto deve ser considerado no orçamento.

A travessa do para-choques, se amassada em pequenas colisões, pode atritar com o condensador e causar vazamentos. Para retirar o condensador é necessário retirar o para-choques.

Na saída do condensador há uma mangueira de alta, que em caso de vazamento e reparo, para ser retirada, há um engate giratório que se for “forçado” pode quebrar, pois requer uma ferramenta especial para a desmontagem. O reparo deste engate já se encontra no mercado de reposição para a troca.

A tubulação de alta que sai do compressor também pode eventualmente ser amassada durante uma troca do filtro de óleo do motor, caso o mecânico use o cano de saída do compressor como apoio, ou forçar o cano com a chave.

O transdutor de pressão é responsável por “comunicar” ao módulo de injeção a pressão na linha de alta (líquido) entre o condensador e a válvula de expansão. Esta comunicação se dá na forma de tensão de 0 a 5 volts, desta forma, o módulo de injeção permite ligar ou não o compressor e liga o eletroventilador na 1ª ou 2ª velocidades, somente quando for necessário.

Este transdutor pode apresentar vazamentos internos ou deixar de funcionar, aliás é um dos motivos de visitas a oficinas de ar condicionado deste modelo. Sugerimos não utilizar transdutores do mercado paralelo, que são famosos por não apresentarem grande durabilidade. 

O resistor da ventilação interna tem o acesso bem “escondido”, em cima da caixa de ventilação, antes do alojamento do filtro antipólen.

O filtro antipólen ou filtro de cabine é uma das peças de grande procura em oficinas especializadas, dependendo do uso, pode ser trocado de 6 em 6 meses ou anualmente.

Para a regulagem interna de temperatura, como na maioria dos carros com sistema analógico, se utiliza a dosagem de ar quente com o ar-condicionado ligado.

O sistema de reciclo a as outras portinholas são acionadas pelo comando por cabos de aço. 

O evaporador é um ponto que tem procura no mercado, pois pode apresentar vazamentos, mas cuidado existem dois modelos: um é fabricado pela DENSO e outro pela BEHR, geralmente o da BEHR tem mais procura nos distribuidores.

Se o radiador de ar quente vazar, para ser substituído, assim como o evaporador, o painel também deverá ser removido.

Outros vazamentos de fluido refrigerantes mais comuns são nas vedações do compressor e nas válvulas de serviço.

As peças de reposição são de fácil acesso nos distribuidores especializados.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Técnicas
Técnicas
Diagnóstico técnico do sensor de rotação nos motores EA211 da Volkswagen
Técnicas
Técnicas
Sensor de rotação VW EA111 em diagnóstico avançado com falhas comuns e técnicas de teste
Técnicas
Técnicas
A Evolução das Normas de Lubrificantes: Entendendo as Diferenças e a Importância das Homologações de Fabricante